Suporte

Como configurar o CTT na sua loja online

Automatize o envio das suas encomendas com os CTT

Reconhecido como um serviço rápido para a recolha, tratamento, transporte e distribuição de mercadorias, o CTT Expresso funciona excepcionalmente bem no território nacional e internacional. E o melhor é que já pode integrar a sua loja com os CTT! Além disso, os clientes do Jumpseller têm um desconto de aproximadamente 10% em relação aos serviços CTT.

Com a nossa integração pode:

  • Gerar etiquetas de envio;
  • Gerar guias de transporte;
  • Marcar recolhas;
  • Seguir a encomenda em tempo real.

Comece agora a usar os serviços dos CTT com sua loja Jumpseller!

ctt


Conteúdos

  1. Requisitos
  2. Como configurar
  3. Como criar uma etiqueta
  4. O que é um manifesto
  5. Como criar um manifesto
  6. Como marcar uma recolha
  7. Preços com a conta CTT-Jumpseller
  8. Pedido de Material
  9. Perguntas Frequentes

Importante: Recomendamos a leitura do artigo sobre como funcionam as remessas e entregas em geral na sua loja Jumpseller e, assim, aprenda sobre a diferença entre eles.

Requisitos

Os serviços CTT podem ser usados por clientes do Jumpseller apenas se atenderem aos seguintes critérios:

  • Nas Configurações gerais da sua loja, o País definido ser Portugal.

  • As configurações de envio incluirem Portugal.

  • O endereço de envio da encomenda ser para Portugal.


Como configurar

  1. Para começar, vá a Definições > Expedição no menu do Painel de Admin.

  2. Adicione o CTT.

  3. Preencha a morada e contacto da sua loja, e selecione os serviços dos CTT que deseja usar.

    Configuração CTT no Jumpseller

  4. Está pronto para começar a fazer os seus envios com os CTT.

Tipos de Serviço

Pode ser utilizado o serviço CTT nas seguintes opções:

  • Através do contrato Jumpseller - CTT
  • Através do contrato Jumpseller - CTT como expedidor
    • O expedidor permite ter a morada própria da loja com os CTT permitindo serviços adicionais ( e.g Envio à Cobrança )
    • Utiliza os preços dos serviços com a conta CTT-Jumpseller
  • Utilizar o contrato próprio com o serviço CTT

Próprio contrato com os CTT

Para usar o seu próprio contrato, terá de criar uma conta de cliente com os CTT e pedir ao seu gestor de conta ou comercial para activar o acesso aos "webservices". Depois de 2-4 semanas, receber as credenciais de acesso aos "webservices" e configura-os na sua loja Jumpseller.


Como criar uma etiqueta

Antes de criar uma etiqueta garanta que tem crédito na sua conta. Cada etiqueta tem associada uma taxa que é variável dependendo do seu plano. Pode encontrar aqui mais informação sobre a expedição de encomendas.

  • Clicar em "Expedir encomenda"

    label

  • Escolher “CTT” como serviço de envio

  • Preencher as informações necessárias e confirmar

    information

  • Detalhes de Envio

    fulfillment

  • Etiqueta de exemplo

    example


O que é um manifesto

Um manifesto é uma lista de carga (descrição de mercadorias) entregue ou enviada de sua loja ou armazém, que inclui a sua quantidade, origem e destino. Pode também incluir custos declarados (preços) para fins aduaneiros e os seguintes itens:

  • Número de Documentos de Transporte

  • Consignatários

  • Marcas e Referências

  • Número e Tipo de Pacotes

  • Descrições e Quantidades de Mercadorias


Como criar um manifesto

  1. Aceda a Manifestos, que se encontra na barra lateral, no sub-menu das "Encomendas".

  2. Carregue no botão “Criar Manifesto” e escolha a opção CTT.

    create manifest

  3. Selecione as encomendas para as quais quer criar manifestos e clique em "Criar".

    Select orders

  4. Será redirecionado para a lista da manifestos onde poderá ver o manifesto que foi gerado. Exemplo de manifesto:

    example manifest


Como marcar uma recolha

  1. Aceda a Manifestos.

  2. Clique no botão "Criar Manifesto" e escolha a opção CTT.

  3. Carregue no botão "Marcar Recolha" no canto superior direito.

  4. Escolha o serviço, data e hora e confirme a morada. Clique em "Confirmar".

    ctt pickup

  5. Será apresentado um código que identifica a sua recolha.

As janelas horárias disponíveis para recolha são:

  • 08h00 - 10h00

  • 10h00 - 13h00

  • 13h00 - 16h00

  • 16h00 - 19h00

  • 19h00 - 22h00

Apenas pode agendar uma recolha por dia. Se pretender agendar uma recolha para o próprio dia precisa de fazê-lo até às 13h00. As recolhas depois dessa hora só poderão ser agendadas para o dia útil seguinte.

No entanto, a recolha não é obrigatória, também pode entregar as suas encomendas em qualquer ponto CTT.


Preços com a conta CTT-Jumpseller

Os clientes do Jumpseller podem usar a nossa conta com os CTT para expedir as suas encomendas, podendo usufruir de um desconto de aproximadamente 10% nos serviços CTT. Apresenta-se nas seguintas tabelas de valores (sem IVA) - por intervalo de peso - para cada serviço.

Nota: Os valores das taxas são de referência e estão sujeitos a mudanças pelos CTT.

Serviços de Envio

Serviço 'Para Amanhã'

Portugal

Peso Continente Açores / Madeira
Até 2 Kg 3,74 € 11,21 €
Até 5 Kg 4,03 € 18,18 €
Até 10 Kg 4,34 € 28,34 €
Até 15 Kg 4,72 € 37,29 €
Até 20 Kg 4,86 € 46,49 €
Até 25 Kg 5,40 €
Até 30 Kg 5,89 €
Kg Adicional 0,14 €

Informações sobre Prazos de Entrega: https://www.ctt.pt

No serviço "Para Amanhã" o limite de peso real dos envios com origem:

- Açores é 5Kg;

- Madeira é 20Kg;

Envios dentro da mesma ilha o limite de peso é 30Kg.

Envios com origem Madeira e destino Açores o limite de peso é 5Kg.

Serviço 'Em 2 dias'

Portugal

Peso Continente
Até 2 Kg 3,11 €
Até 5 Kg 3,50 €
Até 10 Kg 3,84 €
Até 15 Kg 4,21 €
Até 20 Kg 4,31 €
Até 25 Kg 4,68 €
Até 30 Kg 5,35 €
Kg Adicional 0,15 €

Informações sobre Prazos de Entrega: https://www.ctt.pt

As entregas Em 2 Dias nas ilhas portuguesas (Madeira e Açores) e nas Ilhas espanholas (Baleares e Canárias) têm algumas restrições:

- Os envios B2C e B2B Em 2 Dias para as ilhas são encaminhados via marítima, sofrendo um acréscimo do prazo de entrega.

- Os prazos de entrega variam conforme a origem e o destino, sendo superior a 2 dias úteis.

- Irregularidades nas ligações de, para e entre Ilhas, alheias aos CTT, podem comprometer o cumprimento dos prazos de entrega.

Serviço '19'

Portugal

Peso Continente
Até 2 Kg 3,75 €
Até 5 Kg 4,05 €
Até 10 Kg 4,38 €
Até 20 Kg 4,82 €
Até 30 Kg 5,28 €
Kg Adicional 0,16 €

Serviço '48'

Portugal

Peso Continente Açores / Madeira
Até 2 Kg 3,67 € 6,79 €
Até 5 Kg 3,94 € 8,14 €
Até 10 Kg 4,27 € 10,43 €
Até 20 Kg 4,69 € 16,82 €
Até 30 Kg 5,15 € 23,01 €
Kg Adicional 0,17 € 0,77 €

Serviços especiais

Serviço Preço
Notificações SMS Grátis
Cobrança e Cheque Nominativo (contra-reembolso) 1,52 €
Contacto Telefónico 0,24 €
Contacto Agendamento 0.24 €
Encomenda Frágil 1,92 €
Back *
Easy Return 24h ou 48h *

*Serviço Back
Pensado especialmente para empresas com envios regulares entre fornecedores, clientes ou parceiros. Permite a entrega de um envio com a recolha de outro, em simultâneo. Este serviço adicional só pode ser usado com a opção Para Amanhã. Disponível para envios para Portugal e para Espanha.

*Serviço Easy Return 24H ou 48h
O Easy Return permite que os seus clientes devolvam as encomendas da forma mais prática, simples. O custo da devolução é por conta do comprador.
Para mais informações, contacte o suporte dos CTT.

Espanha

Escalão de Peso / Destino Península Ilhas
Até 2 Kg 4,59 € 18.75 €
Até 5 Kg 5.09 € 35.81 €
Até 10 Kg 5.49 € 62.45 €
Até 15 Kg 5.79 € 89.17 €
Até 20 Kg 5.96 € 115,8 €
Até 25 Kg 6.27 € 142,45 €
Até 30 Kg 6,46 € 169,12 €
Kg Adicional 0.49 € 4.76 €
Resto do Mundo

Opção Economy (EMS Economy) A partir de 3 dias úteis, em 25 destinos da Europa.

Escalão de Peso Zona 2 Zona 3
Até 2 Kg 24,77 € 27.95 €
Desde 2Kg até 5 Kg 30.49 € 35.53 €
Desde 5Kg até 10 Kg 39.34 € 52.03 €
Desde 10 Kg até 15 Kg 53.34 € 74.95 €
Desde 15 Kg até 20 Kg 68.59 € 101,60 €
Desde 20 Kg até 25 Kg 83.77 € 127,00 €
Desde 25 Kg até 30 Kg 107,93 € 165,10 €
Kg Adicional 5.94 € 5.94 €

Zona 2: Alemanha, Áustria; Bélgica, Eslováquia, Eslovénia, França; Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Reino Unido, República Checa e Suiça
Zona 3: Dinamarca, Estónia, Finlândia, Islândia, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia e Suécia
Nota: Envios para a Noruega ainda não estão operacionais.

Informações sobre Prazo de Entrega: EMS Economy (Prazo de Entrega)

Opção Internacional (EMS Internacional) A partir de 1 dia útil, em mais de 200 destinos.

Informações sobre Cobertura Geográfica: EMS Internacional (Cobertura Geográfica)
Informações sobre Tarifários: EMS Internacional (Tarifários)
Informações sobre Prazo de Entrega: EMS Internacional (Prazo de Entrega)

Pedido de Material

O pedido de material (por exemplo: Sacos, Envelopes, Caixas, etc) deverá ser solicitado pelo cliente, apresentando o Nr. de cliente e Nr. de contrato. Para tal deverá utilizar os canais digitais, tais como Portal Expresso e Site Ctt.pt
Caso não consiga através dos meios supra indicados, deverá preencher o formulário e enviar e-mail para: formulários.ems@cttexpresso.pt O fornecimento de consumíveis Expresso de apoio à expedição, está intrínseco ao valor dos envios, quando consumidos na mesma proporção de tráfego.


Perguntas Frequentes

Em caso do cliente não estar na morada para a entrega da encomenda, o que acontece?

Caso o destinatário não se encontre na morada fica um aviso para que possa levantar o volume na Loja Ctt da área de residência durante 5 dias úteis.

As recolhas só podem ser feitas pelos CTT na nossa morada? Ou em alternativa, posso entregar numa loja CTT?

Pode agendar a recolha numa morada à sua escolha ou pode entregar a sua encomenda em qualquer ponto CTT.

O que acontece se não estiver na morada para a recolha da encomenda?

Os CTT fazem repetidas tentativas de recolha. Cada tentativa tem um custo associado.

Pode haver a opção do cliente levantar a encomenda numa loja CTT em vez de receber na morada?

Sim, no entanto ainda não está disponivel. Por favor contacte o nosso suporte para mais informação.

Quero usar o envio à cobrança mas não tenho a opção. Porquê?

Para usar o envio à cobrança é necessário uma conta de Expedidor. Para isso basta contactar o nosso suporte com a resposta às seguintes perguntas:

  • Qual é o seu nome?
  • Qual é o nome da sua empresa?
  • Qual é a morada da sua empresa e código postal?
  • Qual é o seu numero de telefone?
  • Qual é o seu email?
  • Qual é o seu NIF?
  • Qual é o URL da sua loja Jumpseller?

A criação de uma conta de Expedidor demora 7 dias úteis. Em caso de falta de resposta por favor contacte ao nosso Gestor Comercial (adelina.m.fontes@ctt.pt), referindo o seu NIF.

Como funciona o envio à cobrança?

Os destinatários podem liquidar as cobranças através de cheque ou dinheiro. Posteriormente os CTT entregam na sua morada esses valores através de cheque ou vale postal.

Como é feito o pagamento?

Ao usar a nossa integração é necessário carregar a sua loja com crédito para realizar envios. Sempre que realizar um envio é descontado um valor estimado do valor de expedição.

O crédito que é carregado tem iva incluído?

Sim, tem 23% de IVA.

Como é processada a faturação dos envios?

Da mesma forma que é faturada a subscrição. Com uma fatura automática, depois de reconciliado os valores vindos directamente dos CTT.

Cancelei um envio, mas o crédito não foi restaurado para minha conta As estimativas criadas não podem ser excluídas manualmente, nem mesmo se o manifesto for excluído. A estimativa, se não for conciliada com uma fatura do CTT, será excluída em 60 dias e o saldo da transação criada será restaurado.


Para mais informação consulte a nossa página sobre expedição de encomendas.

Se tiver alguma questão sobre o serviço dos CTT, Atraso de Encomendas, por exemplo, por favor contacte: apoio.empresa@ctt.pt

Se tiver dúvidas, sinta-se à vontade para nos contactar a qualquer altura.