Como configurar o CTT na sua loja online
Automatize o envio das suas encomendas com os CTT
Reconhecido como um serviço rápido para a recolha, tratamento, transporte e distribuição de mercadorias, o CTT Expresso funciona excepcionalmente bem no território nacional e internacional. E o melhor é que já pode integrar a sua loja com os CTT! Além disso, os clientes do Jumpseller têm um desconto de aproximadamente 10% em relação aos serviços CTT.
Com a nossa integração pode:
- Gerar etiquetas de envio;
- Gerar guias de transporte;
- Marcar recolhas;
- Seguir a encomenda em tempo real.
Comece agora a usar os serviços dos CTT com sua loja Jumpseller!
Conteúdos
- Requisitos
- Como configurar
- Como criar uma etiqueta
- O que é um manifesto
- Como criar um manifesto
- Como marcar uma recolha
- Preços com a conta CTT-Jumpseller
- Pedido de Material
- Perguntas Frequentes
Importante: Recomendamos a leitura do artigo sobre como funcionam as remessas e entregas em geral na sua loja Jumpseller e, assim, aprenda sobre a diferença entre eles.
Requisitos
Os serviços CTT podem ser usados por clientes do Jumpseller apenas se atenderem aos seguintes critérios:
Nas Configurações gerais da sua loja, o País definido ser Portugal.
As configurações de envio incluirem Portugal.
O endereço de envio da encomenda ser para Portugal.
Como configurar
Para começar, vá a Definições > Expedição no menu do Painel de Admin.
Adicione o CTT.
Preencha a morada e contacto da sua loja, e selecione os serviços dos CTT que deseja usar.
Está pronto para começar a fazer os seus envios com os CTT.
Tipos de Serviço
Pode ser utilizado o serviço CTT nas seguintes opções:
- Através do contrato Jumpseller - CTT
- Através do contrato Jumpseller - CTT como expedidor
- O expedidor permite ter a morada própria da loja com os CTT permitindo serviços adicionais ( e.g Envio à Cobrança )
- Utiliza os preços dos serviços com a conta CTT-Jumpseller
- Utilizar o contrato próprio com o serviço CTT
Próprio contrato com os CTT
Para usar o seu próprio contrato, terá de criar uma conta de cliente com os CTT e pedir ao seu gestor de conta ou comercial para activar o acesso aos "webservices". Depois de 2-4 semanas, receber as credenciais de acesso aos "webservices" e configura-os na sua loja Jumpseller.
Como criar uma etiqueta
Antes de criar uma etiqueta garanta que tem crédito na sua conta. Cada etiqueta tem associada uma taxa que é variável dependendo do seu plano. Pode encontrar aqui mais informação sobre a expedição de encomendas.
Clicar em "Expedir encomenda"
Escolher “CTT” como serviço de envio
Preencher as informações necessárias e confirmar
Detalhes de Envio
Etiqueta de exemplo
O que é um manifesto
Um manifesto é uma lista de carga (descrição de mercadorias) entregue ou enviada de sua loja ou armazém, que inclui a sua quantidade, origem e destino. Pode também incluir custos declarados (preços) para fins aduaneiros e os seguintes itens:
Número de Documentos de Transporte
Consignatários
Marcas e Referências
Número e Tipo de Pacotes
Descrições e Quantidades de Mercadorias
Como criar um manifesto
Aceda a Manifestos, que se encontra na barra lateral, no sub-menu das "Encomendas".
Carregue no botão “Criar Manifesto” e escolha a opção CTT.
Selecione as encomendas para as quais quer criar manifestos e clique em "Criar".
Será redirecionado para a lista da manifestos onde poderá ver o manifesto que foi gerado. Exemplo de manifesto:
Como marcar uma recolha
Aceda a Manifestos.
Clique no botão "Criar Manifesto" e escolha a opção CTT.
Carregue no botão "Marcar Recolha" no canto superior direito.
Escolha o serviço, data e hora e confirme a morada. Clique em "Confirmar".
Será apresentado um código que identifica a sua recolha.
As janelas horárias disponíveis para recolha são:
08h00 - 10h00
10h00 - 13h00
13h00 - 16h00
16h00 - 19h00
19h00 - 22h00
Apenas pode agendar uma recolha por dia. Se pretender agendar uma recolha para o próprio dia precisa de fazê-lo até às 13h00. As recolhas depois dessa hora só poderão ser agendadas para o dia útil seguinte.
No entanto, a recolha não é obrigatória, também pode entregar as suas encomendas em qualquer ponto CTT.
Preços com a conta CTT-Jumpseller
Os clientes do Jumpseller podem usar a nossa conta com os CTT para expedir as suas encomendas, podendo usufruir de um desconto de aproximadamente 10% nos serviços CTT. Apresenta-se nas seguintas tabelas de valores (sem IVA) - por intervalo de peso - para cada serviço.
Nota: Os valores das taxas são de referência e estão sujeitos a mudanças pelos CTT.
Serviços de Envio
Serviço 'Para Amanhã'
Portugal
Peso | Continente | Açores / Madeira |
---|---|---|
Até 2 Kg | 3,74 € | 11,21 € |
Até 5 Kg | 4,03 € | 18,18 € |
Até 10 Kg | 4,34 € | 28,34 € |
Até 15 Kg | 4,72 € | 37,29 € |
Até 20 Kg | 4,86 € | 46,49 € |
Até 25 Kg | 5,40 € | |
Até 30 Kg | 5,89 € | |
Kg Adicional | 0,14 € |
Informações sobre Prazos de Entrega: https://www.ctt.pt *Segundo informação dos CTT este é o melhor serviço a ter como oferta para o cliente.
No serviço "Para Amanhã" o limite de peso real dos envios com origem:
- Açores é 5Kg;
- Madeira é 20Kg;
Envios dentro da mesma ilha o limite de peso é 30Kg.
Envios com origem Madeira e destino Açores o limite de peso é 5Kg.
Serviço 'Em 2 dias'
Portugal
Peso | Continente |
---|---|
Até 2 Kg | 3,11 € |
Até 5 Kg | 3,50 € |
Até 10 Kg | 3,84 € |
Até 15 Kg | 4,21 € |
Até 20 Kg | 4,31 € |
Até 25 Kg | 4,68 € |
Até 30 Kg | 5,35 € |
Kg Adicional | 0,15 € |
Informações sobre Prazos de Entrega: https://www.ctt.pt
As entregas Em 2 Dias nas ilhas portuguesas (Madeira e Açores) e nas Ilhas espanholas (Baleares e Canárias) têm algumas restrições:
- Os envios B2C e B2B Em 2 Dias para as ilhas são encaminhados via marítima, sofrendo um acréscimo do prazo de entrega.
- Os prazos de entrega variam conforme a origem e o destino, sendo superior a 2 dias úteis.
- Irregularidades nas ligações de, para e entre Ilhas, alheias aos CTT, podem comprometer o cumprimento dos prazos de entrega.
Serviço '19'
Portugal
Peso | Continente |
---|---|
Até 2 Kg | 3,75 € |
Até 5 Kg | 4,05 € |
Até 10 Kg | 4,38 € |
Até 20 Kg | 4,82 € |
Até 30 Kg | 5,28 € |
Kg Adicional | 0,16 € |
Serviço '48'
Portugal
Peso | Continente | Açores / Madeira |
---|---|---|
Até 2 Kg | 3,67 € | 6,79 € |
Até 5 Kg | 3,94 € | 8,14 € |
Até 10 Kg | 4,27 € | 10,43 € |
Até 20 Kg | 4,69 € | 16,82 € |
Até 30 Kg | 5,15 € | 23,01 € |
Kg Adicional | 0,17 € | 0,77 € |
Serviços especiais
Serviço | Preço |
---|---|
Notificações SMS | Grátis |
Cobrança e Cheque Nominativo (contra-reembolso) | 1,52 € |
Contacto Telefónico | 0,24 € |
Contacto Agendamento | 0.24 € |
Encomenda Frágil | 1,92 € |
Back | * |
Easy Return 24h ou 48h | * |
*Serviço Back
Pensado especialmente para empresas com envios regulares entre fornecedores, clientes ou parceiros. Permite a entrega de um envio com a recolha de outro, em simultâneo. Este serviço adicional só pode ser usado com a opção Para Amanhã. Disponível para envios para Portugal e para Espanha.
*Serviço Easy Return 24H ou 48h
O Easy Return permite que os seus clientes devolvam as encomendas da forma mais prática, simples. O custo da devolução é por conta do comprador.
Para mais informações, contacte o suporte dos CTT.
Espanha
Escalão de Peso / Destino | Península | Ilhas |
---|---|---|
Até 2 Kg | 4,59 € | 18.75 € |
Até 5 Kg | 5.09 € | 35.81 € |
Até 10 Kg | 5.49 € | 62.45 € |
Até 15 Kg | 5.79 € | 89.17 € |
Até 20 Kg | 5.96 € | 115,8 € |
Até 25 Kg | 6.27 € | 142,45 € |
Até 30 Kg | 6,46 € | 169,12 € |
Kg Adicional | 0.49 € | 4.76 € |
Resto do Mundo
Opção Economy (EMS Economy) A partir de 3 dias úteis, em 25 destinos da Europa.
Escalão de Peso | Zona 2 | Zona 3 |
---|---|---|
Até 2 Kg | 24,77 € | 27.95 € |
Desde 2Kg até 5 Kg | 30.49 € | 35.53 € |
Desde 5Kg até 10 Kg | 39.34 € | 52.03 € |
Desde 10 Kg até 15 Kg | 53.34 € | 74.95 € |
Desde 15 Kg até 20 Kg | 68.59 € | 101,60 € |
Desde 20 Kg até 25 Kg | 83.77 € | 127,00 € |
Desde 25 Kg até 30 Kg | 107,93 € | 165,10 € |
Kg Adicional | 5.94 € | 5.94 € |
Zona 2: Alemanha, Áustria; Bélgica, Eslováquia, Eslovénia, França; Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Reino Unido, República Checa e Suiça
Zona 3: Dinamarca, Estónia, Finlândia, Islândia, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia e Suécia
Nota: Envios para a Noruega ainda não estão operacionais.
Informações sobre Prazo de Entrega: EMS Economy (Prazo de Entrega)
Opção Internacional (EMS Internacional) A partir de 1 dia útil, em mais de 200 destinos.
Informações sobre Cobertura Geográfica: EMS Internacional (Cobertura Geográfica)
Informações sobre Tarifários: EMS Internacional (Tarifários)
Informações sobre Prazo de Entrega: EMS Internacional (Prazo de Entrega)
Pedido de Material
O pedido de material (por exemplo: Sacos, Envelopes, Caixas, etc) deverá ser solicitado pelo cliente, apresentando o Nr. de cliente e Nr. de contrato. Para tal deverá utilizar os canais digitais, tais como Portal Expresso e Site Ctt.pt
Caso não consiga através dos meios supra indicados, deverá preencher o formulário e enviar e-mail para: formularios.ems@cttexpresso.pt
O fornecimento de consumíveis Expresso de apoio à expedição, está intrínseco ao valor dos envios, quando consumidos na mesma proporção de tráfego.
Perguntas Frequentes
Em caso do cliente não estar na morada para a entrega da encomenda, o que acontece?
Caso o destinatário não se encontre na morada fica um aviso para que possa levantar o volume na Loja Ctt da área de residência durante 5 dias úteis.
As recolhas só podem ser feitas pelos CTT na nossa morada? Ou em alternativa, posso entregar numa loja CTT?
Pode agendar a recolha numa morada à sua escolha ou pode entregar a sua encomenda em qualquer ponto CTT.
O que acontece se não estiver na morada para a recolha da encomenda?
Caso o cliente solicite recolha e aquando da ida do distribuidor ao local, o cliente não apresente volumes a expedir, esta recolha é cobrada. Cada tentativa tem um custo associado.
Cancelar/Adiar Recolhas
Caso necessitem de cancelar no próprio dia, os clientes deverão ligar para a linha de apoio através do 707 200 115 (sempre de manhã), de seguida enviar um e-mail para apoio.empresas@ctt.pt com Carácter de Urgência solicitar o cancelamento. Indique o número de Recolha, e peça para fazer essa alteração ou cancelamento.
O número da Recolha encontra-se na lista de Pagamento de Expedições, onde surgem o balanço e as estimativas dos envios.
Pode haver a opção do cliente levantar a encomenda numa loja CTT em vez de receber na morada?
Sim, no entanto ainda não está disponivel. Por favor contacte o nosso suporte para mais informação.
Quero usar o envio à cobrança mas não tenho a opção. Porquê?
Para usar o envio à cobrança é necessário uma conta de Expedidor. Para isso basta contactar o nosso suporte com a resposta às seguintes perguntas:
- Qual é o seu nome?
- Qual é o nome da sua empresa?
- Qual é a morada da sua empresa e código postal?
- Qual é o seu numero de telefone?
- Qual é o seu email?
- Qual é o seu NIF?
- Qual é o URL da sua loja Jumpseller?
A criação de uma conta de Expedidor demora 7 dias úteis. Em caso de falta de resposta por favor contacte ao nosso Gestor Comercial (adelina.m.fontes@ctt.pt), referindo o seu NIF.
Como funciona o envio à cobrança?
Os destinatários podem liquidar as cobranças através de cheque ou dinheiro. Posteriormente os CTT entregam na sua morada esses valores através de cheque ou vale postal.
Como é feito o pagamento?
Ao usar a nossa integração é necessário carregar a sua loja com crédito para realizar envios. Sempre que realizar um envio é descontado um valor estimado do valor de expedição.
O crédito que é carregado tem iva incluído?
Sim, tem 23% de IVA.
Como é processada a faturação dos envios?
Da mesma forma que é faturada a subscrição. Com uma fatura automática, depois de reconciliado os valores vindos directamente dos CTT.
Cancelei um envio, mas o crédito não foi restaurado para minha conta As estimativas criadas não podem ser excluídas manualmente, nem mesmo se o manifesto for excluído. A estimativa, se não for conciliada com uma fatura do CTT, será excluída em 60 dias e o saldo da transação criada será restaurado.
Para mais informação consulte a nossa página sobre expedição de encomendas.
Se tiver alguma questão sobre o serviço dos CTT, Atraso de Encomendas, por exemplo, por favor contacte: apoio.empresas@ctt.pt
Se tiver dúvidas, sinta-se à vontade para nos contactar a qualquer altura.