Centro de Suporte

Desbloquear o poder da funcionalidade de Automações de correio eletrónico

As automações permitem-lhe automatizar fluxos de trabalho de correio eletrónico com base em gatilhos, melhorando o envolvimento do cliente. Personalize as suas mensagens, aumente as vendas e retenha os clientes.

Validação do correio eletrónico

Para aumentar a fiabilidade dos seus e-mails e garantir que chegam de forma consistente às caixas de entrada dos seus clientes, recomendamos vivamente a utilização do seu domínio personalizado em vez de endereços genéricos como no-reply@jumpseller.com.

Caso não tenha um domínio personalizado, pode criá-lo através do seu painel de administração, em Geral > E-mail Empresarial.

Para as automações, todas as mensagens de correio eletrónico são atualmente enviadas a partir de automations@jumpseller.com. No entanto, se pretender alterar o envio destas mensagens a partir do seu próprio endereço de correio eletrónico, contacte a nossa equipa de suporte para obter assistência.

Ao contactar-nos, ser-lhe-ão indicados os passos necessários a seguir e, dentro de algumas horas, poderá enviar as suas mensagens de correio eletrónico a partir do seu endereço de correio eletrónico distinto.

O uso de um domínio personalizado não só reforça a credibilidade das suas comunicações, como também contribui para uma interação mais personalizada e de confiança com os seus clientes.

Criar uma Automação

Lista de Automações

  1. Aceda ao Painel de Administração e clique em “Automações.”
  2. Clique “Criar Automação.”
  3. Escolha um template ou crie um de raiz.

Templates View Top

Gatilhos

Workflow

Os Gatilhos servem de base, quer estejam enraizados em encomendas específicas, datas, produtos ou eventos de clientes. Todas as escolhas subsequentes de e-mails ou critérios de perguntas precisam de estar alinhadas com o gatilho escolhido.

Gatilhos baseados em ordens

Estes eventos acionam uma etapa no workflow após a sua ocorrência.

  • Nova Encomenda - Quando uma nova encomenda é criada através de um pagamento manual.
  • Carrinho Abandonado - Quando um cliente abandona um carrinho, isto significa que o estado Pendente passa a Abandonado.
  • Encomenda Paga - Quando o estado de uma encomenda é alterado para Pago.
  • Encomenda Expedida - quando é criada uma expedição.
  • Encomenda Pronta a ser Levantada - Quando uma encomenda criada para levantamento na loja está pronta a ser levantada.
  • Encomenda Cancelada - Quando uma encomenda é cancelada.
  • Expedição Entregue - Quando um estado de expedição é atualizado para “Entregue”, indicando que a encomenda foi entregue com êxito ao cliente.
  • Encomenda em Preparação - Quando uma encomenda é marcada como “Em Preparação”, o que normalmente indica que o processamento ou o acondicionamento foram iniciados.
  • Fatura Carregada - Quando um documento de faturação é carregado e anexado a uma encomenda.

Gatilhos baseados em datas

Todos os clientes, que tenham aceite comunicações de marketing, serão alvo de um evento de calendário, o que é especialmente útil para enviar campanhas sazonais, como no Natal ou na Cyber Monday.

  • Evento de calendário - É acionado quando uma data e hora específicas são cumpridas.

Gatilhos baseados em produtos

  • Novo Produto - Quando um novo produto é adicionado ao catálogo.
  • Produto de volta em stock - Quando um produto anteriormente esgotado é reabastecido e fica novamente disponível para venda.
  • Produto da lista de favoritos em promoção - Quando um produto da lista de desejos é incluído numa oferta promocional ou desconto.

Gatilhos baseados no cliente

  • Conta de Cliente Pendente - Quando um cliente cria uma conta e esta está pendente numa loja que tenha exigido o registo e a aprovação para a compra.
  • Conta de Cliente Ativada - Quando uma conta de cliente é ativada.
  • Avaliação Positiva - Quando um cliente submete uma avaliação de 4 ou 5 estrelas para uma encomenda, indicando uma transação ou experiência positiva.
  • Aniversário da Primeira Compra do Cliente - Quando ocorre o aniversário da primeira compra de um cliente (por exemplo, 1, 2 ou 3 anos desde a encomenda inicial), ideal para celebrar relações de longo prazo com os clientes.
  • Última Encomenda do Cliente - Quando um determinado número de dias se passou desde a encomenda mais recente de um cliente, normalmente utilizado para campanhas de reativação ou de recuperação.

Passos

Adicionar passo

Para adicionar um novo passo, pode clicar no botão “+”, como mostra a imagem acima. Pode adicionar vários passos na mesma automação.

Tipos de Passos

Tipos de passos

  • Usar o Passo “Ações > Enviar Email” para enviar emails.
  • Usar o Passo “Ações > Espera” para adicionar períodos de espera.
  • Passo de Condição: Divide o fluxo de automação com base em condições epecíficas.
  • Filtro por Cliente: Passo para filtrar segmentos pré-definidos de clientes por categorias e visualização.
  • Filtro por Produtos: Etapa para direcionar produtos específicos com base em categorias predefinidas.

Relativamente aos Passos “Condição”, existem seis tipos de perguntas possíveis.

Quando o gatilho está associado a uma encomenda, podemos segmentar o fluxo de automatização com base no montante da encomenda e se esta é inteiramente composta por produtos digitais.

Para os gatilhos de clientes e datas, existe a possibilidade de segmentar o fluxo com base na data de criação do cliente, no número total de encomendas pagas e no montante global gasto pelo cliente.

Para gatilhos baseados em produtos, está disponível um critério de segmentação adicional: Produto da lista de desejos. Isto permite-lhe definir fluxos de automatização distintos, consoante o produto faça ou não parte da lista de desejos do cliente.

Nova Condição de Produto


Filtro de Cliente

O passo Filtro de clientes permite-lhe refinar o seu público por categoria ou por uma vista específica pré-criada. Ao selecionar qualquer uma destas opções, a automação visará os clientes que satisfaçam os critérios especificados. Pode integrar perfeitamente este passo em qualquer parte da sua sequência de automação.

Filter Step Filter Step

É crucial notar que, se remover a categoria ou a Vista selecionada, a automatização torna-se inválida e é automaticamente desativada até o problema ser resolvido.

Invalid Automation


Filtros de Produto

O Passo de Filtro de Produto permite-lhe refinar a sua automação, direcionando os produtos para categorias específicas. Uma vez definido, a automação prosseguirá apenas para produtos que correspondam às categorias selecionadas. Este passo pode ser adicionado em qualquer ponto do seu fluxo de trabalho para garantir ações mais focadas e relevantes.

Passo do filtro

É crucial notar que se remover a categoria selecionada, a automação torna-se inválida e é automaticamente desativada até que o problema seja resolvido.

Automação inválida Etapa de automatização inválida

E-mail

Quando chegar ao passo E-mail, tem de clicar em “Selecione E-mail” e será aberta uma “Galeria de modelos de Email” :

Promoção

  • Pode selecionar um modelo de e-mail da Jumpseller que utiliza os elementos da sua loja para construir o modelo que pode ser editado a seu gosto
  • Se desejar criar um novo modelo ou utilizar um modelo anterior que tenha criado, pode clicar em “Os seus modelos”
  • Os e-mails que criar podem ser utilizados em várias campanhas de automatização.
  • Tenha cuidado ao remover e-mails utilizados noutras automações, pois serão marcados como inválidos e serão desativados.

Para obter mais informações, visite a nossa secção dedicada ao Editor de correio eletrónico.


Restrições ao criar uma automação

  • Assegure-se de que os passos estão alinhados com o gatilho escolhido (por exemplo, gatilhos baseados em ordens, datas, produtos ou clientes).

Quem irá receber os meus e-mails?

Todos os automatismos são acionados por eventos específicos e, à exceção do gatilho de calendário, cada gatilho só pode ser ativado por um cliente. Consequentemente, uma automação num determinado caso é dirigida a um único cliente.

No caso dos accionadores de calendário, todos os clientes da loja são visados.

Lembre-se de que apenas os clientes que consentiram em receber comunicações de marketing são elegíveis para receber estas mensagens eletrónicas.


Monitorização de automações

  • Ativar/desativar, editar, duplicar ou remover automações.
  • Acompanhe o alcance e interações resultantes da automação para tomar decisões baseadas em dados.

Execução de uma automação

  • Certifique-se de que as automações estão ativadas para poderem ser executadas.
  • Certifique-se de que todos os seus e-mails são válidos. Aparecerá um aviso caso contrário, a automação será desativada e não será possível ativá-la novamente até que corrija o e-mail associado.
  • A métrica Alcance conta todos os e-mails enviados durante a execução da automação. (Por exemplo, se tiver 2 e-mails numa única automação e os enviar para 200 clientes, o alcance será de 400).
  • As automações enviam e-mails até à quota diária disponível. Por exemplo: Se uma automação for ativada para 1.000 clientes e a sua conta tiver 500 envios de correio eletrónico disponíveis, o sistema enviará correio eletrónico a 500 desses clientes, utilizando a quota restante. Isto substitui o comportamento anterior em que não eram enviados e-mails se a quota disponível não fosse suficiente para todos os destinatários visados.

Limites de e-mail

Atualmente, existem dois tipos de limites associados aos e-mails enviados através do nosso sistema de automatização (tenha em atenção que estes limites podem mudar ao longo do tempo).

1) Para as lojas que enviam e-mails através de endereços personalizados, existe um limite diário de 500 e-mails.

2) Para todas as outras lojas, o limite diário é de 50 e-mails.

Além disso, notificá-lo-emos por correio eletrónico quando se aproximar do seu limite. Se pretender enviar e-mails para um número de clientes que exceda o seu limite restante, por favor contacte-nos, e nós iremos ajudar.

E-mail de limite de automações

Agradecemos a sua compreensão e cooperação na gestão destes limites de envio de e-mails. Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais esclarecimentos, não hesite em contactar a nossa equipa de suporte.


Preços

A partir de agora, a nossa funcionalidade de automação saiu da versão beta e implementámos uma estrutura de preços para os e-mails enviados através deste serviço. Isto permite-nos gerir de forma sustentável a utilização dos nossos recursos, continuando a proporcionar uma experiência perfeita aos nossos utilizadores.

Cada bloco de 1000 e-mails tem um preço de €1 + IVA. Estes custos são automaticamente processados através do método de pagamento associado à sua subscrição. Nos casos em que o pagamento não possa ser processado ou se não existir um método de pagamento, os encargos serão debitados ao crédito da sua loja.

Agradecemos o seu apoio e compreensão contínuos, uma vez que nos esforçamos por prestar um serviço fiável e eficiente.

Se tiver alguma dúvida ou comentário sobre a nossa estrutura de preços ou qualquer outro aspeto do nosso serviço, não hesite em nos contactar.

Comece a vender connosco!

Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.