User Generated Content (UGC) ou, em Português, Conteúdo Gerado pelo Usuário, é todo conteúdo produzido pelo próprio consumidor, ou seja, aquele que já utilizou o produto ou serviço que você fornece.
Pode-se dizer que é uma forma digital do antigo marketing boca a boca, no qual o cliente experimentava o produto, falava bem dele para outras pessoas, o que fazia com que estas também ficassem interessadas em adquiri-lo. Só que hoje em dia, o boca a boca acontece de maneira online, na internet.
E por que o UGC é tão importante? Porque dessa maneira, o seu produto e serviço ganhará mais credibilidade frente a novos clientes, já que quem está fazendo a propaganda é um outro usuário e não a própria loja.
A internet transformou todo consumidor em um potencial criador e distribuidor de informação. Sejam nas redes sociais, aplicativos de mensagens, sites e fóruns, as pessoas consomem, pesquisam, compartilham, opinam e produzem conteúdo. E esse alcance pode variar de amigos a familiares ou até a desconhecidos, que usam a sua informação como base na decisão de compra.
Veja por exemplo como a importância do UGC reflete na escolha de decisão do consumidor: segundo o levantamento da Math Ads, só no Brasil, 9 a cada 10 pessoas pesquisam na internet antes de decidir comprar um produto ou serviço..
Isso mostra que as pessoas buscam informações e opiniões de outros clientes que utilizaram o produto ou serviço, de forma a ficarem mais seguras na hora de decidirem adquirir ou não tal produto ou serviço.
Vantagens do UGC
-
Social Commerce e Alcance nas Mídias Sociais
-
Brand Awareness e Conteúdo Gratuito para SEO
-
Maior Credibilidade
-
Baixo Custo e Aumento do Engajamento
Social Commerce e Alcance nas Mídias Sociais
O social commerce é uma modalidade de comércio eletrônico através das redes sociais. Esse tipo de e-commerce vem se fortalecendo em conjunto com o crescimento e o poder de influência mostrados pelas redes sociais nos últimos anos.
Com certeza, você já se deparou, ao mexer nas suas redes sociais, com anúncios em seu feed, para que chamem a sua atenção, levando-o a realizar uma compra dentro do próprio aplicativo.
É claro também que já percebeu como muitos dos seus amigos nas redes sociais compartilham tudo, ou quase tudo, que acontece no seu dia a dia, incluindo compras, restaurantes, marcas, livros, campanhas etc.
Os consumidores tornaram-se hoje em dia grandes promotores das marcas, e com alcance universal, já que no mundo online as possibilidades são gigantescas. Use as redes sociais a seu favor, já que grande parte do UGC acontece por lá.
Para te ajudar, selecionamos os melhores artigos ensinando tudo o que você precisa saber sobre as mídias sociais e como turbinar a sua loja online utilizando essas informações.
Brand Awareness e Conteúdo Gratuito para SEO
O brand awareness, ou consciência de marca, mede o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores. Aumentar a consciência de marca implica em ganho de reconhecimento, notoriedade e credibilidade dos clientes.
O brand awareness e o aumento de SEO andam juntos, já que ao tornar a sua marca mais conhecida, cada vez mais as pessoas irão pesquisá-la.
No caso do conteúdo gerado pelo usuário a vantagem é maior ainda, já que ele não exige muitos gastos pela equipe de marketing, tendo em vista que é o público que faz a divulgação em massa.
Com o tempo, o volume de conteúdo ligado a sua loja e a frequência com que isso é feito vai melhorar seu SEO. É fazendo com que as pessoas falem sobre a sua loja online, que o seu site alcançará um bom posicionamento no Google.
Leia o nosso artigo sobre Otimização dos Motores de Busca (SEO).
Maior Credibilidade
Diferente dos anúncios e propagandas realizadas pela própria loja ou marca que, obviamente, vão enaltecer os seus produtos e serviços, o UGC é realizado pelos clientes, ou seja, pessoas que não têm o compromisso de atribuir elogios ou enaltecer produtos dos quais não gostaram.
De acordo com o infográfico feito pela Invesp, 90% dos consumidores pesquisam avaliações online antes de procurarem a loja e 88% desses consumidores confiam nas avaliações dadas por outros consumidores. É por isso que quando a loja é bem avaliada por um cliente, traz credibilidade à qualidade dos seus produtos e serviços.
Baixo Custo e Aumento do Engajamento
Os custos para investir em UGC são baixos, já que, conforme mencionado anteriormente, envolve mais a sua capacidade de engajar o seu público de modo que a propaganda seja feita em larga escala por ele.
Por isso, para aumentar o engajamento, mantenha uma audiência leal e que sempre interaja com a sua empresa. Essa interação transforma o usuário em um produtor de conteúdos que exerce influência sobre outros clientes, que influenciarão outros clientes e daí por diante.
Como usar o UGC no seu e-commerce
Redes sociais
As redes sociais são com certeza o ambiente mais propício para o UGC, tendo em vista a imensa quantidade de promotores espontâneos, que conectam a sua marca com outros usuários através das próprias publicações.
Conteúdo compartilhável
A utilização de conteúdos compartilháveis são excelentes para estimular a participação das pessoas. O compartilhamento de quizzes, tutoriais rápidos, vídeos e fotos com o produto são ferramentas para promover conteúdo gerado pelo usuário.
Você pode até se basear em outros fornecedores para aflorar as suas ideias, mas quanto mais criativo, simples e divertido for o seu conteúdo compartilhável, mais as pessoas vão se sentir motivadas a compartilhá-lo.
Lembre-se também de republicar as postagens feitas pelos clientes, reconhecendo o seu engajamento e dando crédito a esse influenciador orgânico.
Concursos e Hashtags
Provavelmente você já foi marcado em uma publicação ou até mesmo já participou de um concurso nas redes sociais de alguma marca.
Geralmente a marca oferece um brinde a seus seguidores e estipula algumas regras simples que devem ser cumpridas por eles, a fim de que participem do sorteio.
Uma dessas regras é a de marcar amigos naquela postagem, o que faz com que esses amigos acabem vendo a publicação também, conhecendo a marca.
Outra forma de compartilhamento muito comum são as hashtags. O uso de palavras de efeito, precedidas pela #, tem grande poder na internet e é uma forma de unir um grupo de pessoas em torno de determinado assunto.
É importante utilizar hashtags simples, que não sejam longas demais ou confusas demais. Na internet, o descomplicado é a maior garantia de sucesso.
Conteúdo em vídeo
Os anúncios feitos no YouTube são ótimos para mostrar sua marca, mas como não estão ali como objetivo final do usuário, ele pode simplesmente ignorar e pular a add. Além disso, o conteúdo em vídeo no YouTube é mais longo e não agrada boa parte dos internautas.
Já o Instagram e o Facebook, por exemplo, em que os usuários têm um perfil que está procurando por informação rápida e direta, é excelente para a publicação de vídeos curtos, utilizando a ferramenta stories.
No entanto, a rede social focada em vídeos e que vem crescendo exponencialmente é o TikTok. Anônimos, digital influencers, celebridades, lojas e grandes marcas já estão nessa rede social e já descobriram o poder de alcance dessa mídia.
O TikTok também é conhecido por realizar trends, que são conteúdos que viralizam, sendo compartilhados e replicados pelos usuários. Confira o nosso artigo sobre o TikTok e descubra como essa rede social pode ajudar o seu negócio.
Parcerias com influencers
Antes restritas aos cinemas e TVs, as celebridades ganharam uma nova faceta com a internet e as redes sociais. Pessoas anônimas e comuns podem ficar famosas no ambiente digital e influenciar uma legião de fãs que levam em alta conta as suas opiniões, hábitos, aparência e tudo mais que envolva aquele produtor de conteúdo.
O UGC com influencers geralmente é feito através do envio voluntário de amostras dos seus produtos para que eles utilizem e atestem a qualidade da sua marca.
Mas, lembre-se: para ser um conteúdo gerado pelo usuário, os influencers não estão vinculados a avaliações somente positivas, estando livres para opinarem honestamente e compartilharem a experiência deles com os seus seguidores.
Avaliações
As avaliações também são uma forma de conteúdo gerado pelo usuário. A opinião direta do consumidor é muito importante, seja em forma de rating/estrelas ou através de mensagens escritas, para gerar confiança nos clientes em potencial.
É fundamental que a sua loja tenha mecanismos acessíveis e que convençam o cliente a avaliar. Da mesma maneira, possibilita que as avaliações já feitas sejam facilmente encontradas na sua página.
Importante também prestar atenção nas postagens e conteúdos UGC negativos, e se isso acontecer, não ignore. Procure entender o motivo da insatisfação daquele cliente.
Isso mostrará que você se preocupa com ele, podendo reverter a impressão ruim daquela transação, bem como te ajudará a melhorar seus produtos ou atendimento.
4 cases de sucesso de marcas que utilizam UGC
Separamos abaixo 4 exemplos de conteúdo gerado pelo usuário promovidas por grandes marcas, que conseguem resultados incríveis ao utilizarem essa tática:
1. Coca-Cola
Lembra da campanha da Coca-Cola em que suas garrafas e latas eram personalizadas com nomes de pessoas?
A equipe de marketing da empresa levantou os nomes mais comuns entre os jovens adultos brasileiros, baseados em estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), chegando ao número de 150 nomes.
A ideia era que os consumidores do refrigerante compartilhassem fotos e vídeos com suas latinhas personalizadas. A campanha deu muito certo, viralizando rapidamente.
2. Starbucks
Outro caso de sucesso em UGC é a campanha da Starbucks no ano de 2014. A marca criou um concurso para que os clientes fizessem suas próprias artes no copo branco, que caracteriza a marca.
Só nas primeiras semanas do concurso, foram contabilizadas mais de quatro mil fotos com artes próprias compartilhadas nas redes sociais.
3. Ruffles
Por mais de uma vez a marca de batatas chips criou concursos em que o público poderia sugerir novos sabores, e aqueles que fossem mais votados se tornariam sabores da marca. A Ruffles garantiu ainda que uma porcentagem das vendas seria destinada aos vencedores.
O concurso conta com milhares de participantes que voluntariamente causam grande repercussão nas redes sociais.
4. Playstation
Por fim, podemos citar a Playstation.Blog, que é o blog oficial dos produtores de jogos e acessórios para a marca Playstation e Playstation Portátil, no qual são postadas várias notícias que variam a avisos de atualizações de software e a divulgação de novos jogos que serão lançados.
Uma das iniciativas UGC do blog é incentivar jogadores a postarem fotos de seus jogos favoritos nas redes sociais usando a hashtag #MomentosPlaystation. Toda semana, as melhores imagens são publicadas no blog.
Agora que você sabe o quão importante é o conteúdo gerado pelo usuário para alavancar o sucesso do seu negócio, não deixe de ficar atento às mídias sociais, ao seu público e às novas tendências do marketing de UGC.
Invista parte do seu tempo na elaboração de ideias criativas e virais e assegure que o cliente seja o seu maior aliado na divulgação da sua marca.