Não é nenhuma surpresa que os backlinks de segurança para o seu site de e-commerce podem ser uma verdadeira dor de cabeça. Aprender como obter backlinks pode ser um processo demorado e difícil.
No entanto, backlinks de qualidade podem realmente ajudar a superar gigantes como Amazon e eBay.
Na nossa opinião, uma estratégia de backlinking sólida pode ser o melhor método para construir sistematicamente o seu site de e-commerce.
Mas antes de nos aprofundarmos nos backlinks, vamos rever algumas práticas recomendadas de SEO. Se já é um especialista em SEO e quer usar as nossas estratégias de backlink, salte este passo.
Revisão de SEO
A otimização de mecanismos de busca (SEO) é o processo pelo qual os proprietários de sites otimizam os seus sites e o conteúdo correspondente para se alinhar mais de perto com os termos de pesquisa que trazem tráfego de qualidade para o site.
A classificação na primeira página do Google pode ser considerada o “Santo Graal” do marketing na internet. Para isso, o seu site deve competir com outros sites para apresentar as informações mais relevantes e oportunas para a pesquisa do Google de qualquer utilizador.
Boas estratégias de SEO requerem uma combinação de muitas variáveis: conteúdo de nicho de alta qualidade, otimização do site, palavras-chave corretas, títulos cuidadosamente selecionados e meta-descrições – apenas para citar algumas.
Se tiver curiosidade, já falamos sobre esse tópico em detalhes aqui.
Agora vamos voltar aos backlinks!
Usar backlinks & SEO para e-commerce
Antes de entrar na logística de construção de backlinks para o seu site de e-commerce, é importante entender como o SEO e o tráfego de referência se cruzam com o seu site.
Tráfego de referência é a quantidade de tráfego proveniente de um link para a sua página. Otimizar os seus backlinks de referência pode ter efeitos tremendos no seu site de e-commerce.
Em muitos casos, o poder de um backlink depende da autoridade do site de referência. Em outras palavras, um site como a Amazon ao fornecer um único backlink tem mais probabilidade de aumentar a sua classificação de SEO, em comparação com muitos backlinks de um site desconhecido. Isto torna ainda mais importante proteger backlinks confiáveis para o seu site.
Dica: Não se iluda a comprar backlinks. Os mecanismos de busca podem determinar, por meio de uma análise simples, se a sua página web está a usar táticas de SEO que carecem de substância real.
Em vez disso, comece por otimizar a sua loja online e, em seguida, busque estratégias de backlinking. A otimização do seu site é a primeira linha de defesa contra classificações baixas no Google.
Quer esteja a revisitar o seu mercado digital ou a abrir uma nova loja online, tenha atenção aos seguintes critérios:
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Cada página web não deve estar a mais de 3 cliques da sua página inicial. Ao fazer isso ajuda a classificação atual de SEO da sua página inicial a se infiltrar em outras páginas. Páginas muito distantes da alta classificação da página inicial não vão receber os mesmos benefícios.
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Se navegar na sua loja for difícil para um utilizador, o Google irá penalizá-lo. Pense na sua loja de e-commerce como um local físico. A procura de produtos, a obtenção de mais informações, o pedido de ajuda e a finalização da compra devem ser simples. Faça testes e obtenha feedback dos utilizadores para garantir que a experiência é simples.
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Integre um blog. Sim faça-o. Qualquer tráfego de referência que obtiver no seu blog beneficiará diretamente a sua loja online. Mais dicas sobre isso abaixo. ***
5 formas acionáveis de criar backlinks para o seu website
Quer colocar todas estas aprendizagens em prática? Veja a nossa lista abaixo para mais algumas estratégias para construir os melhores backlinks!
1. Dê inicio a um Blog de e-commerce, ou comece a blogar novamente
Um blog é talvez a forma mais eficiente de gerar backlinks para o seu site de e-commerce. O seu produto provavelmente resolve os problemas dos seus clientes, ou então não estaria no negócio. Para começar, pense nas perguntas que os seus potenciais clientes fazem, em seguida, escreva e publique esses artigos.
Provavelmente, se for escrito para o seu nicho, os líderes da indústria podem partilhar o artigo com a sua rede. Outras técnicas envolvidas nesta categoria incluem: criar comunicados de imprensa, postagem de convidado como um líder inovador e trazer influenciadores da sua indústria para escreverem sobre o seu produto.
2. Substituir conteúdo desatualizado & antigo
Usando esta estratégia, primeiro deseja remover qualquer conteúdo antigo ou desatualizado do seu próprio site. Depois de concluir esse processo, use ferramentas como as que descrevemos na última secção para rever os artigos e páginas com conteúdo desatualizado.
Verifique o volume de pesquisa, a densidade da palavra-chave e as informações do backlink. Depois de encontrar um site que funcione para si, basta entrar em contato com os proprietários da página e veja se eles vão atualizar o conteúdo desatualizado com o seu novo artigo.
3. Pontue backlinks quebrados
Esta opção requer alguns truques de marketing. Se conhece a sua concorrência, use o URL deles para encontrar backlinks quebrados (links que não levam a um URL funcional). Pode fazer isso com muitas ferramentas de análise de backlinks online, algumas das quais destacamos abaixo.
Depois de encontrar os backlinks quebrados deles, crie conteúdo em torno desses backlinks quebrados para preencher as lacunas. Em seguida, basta entrar em contato com os proprietários do site, informando-os de que percebeu que o conteúdo deles estava corrompido e que tem conteúdo de trabalho semelhante disponível.
Links quebrados, na verdade, degradam a classificação de pesquisa de um site no Google, então essa estratégia beneficia tanto o webmaster quanto a si.
4. Backlink do seu fornecedor
Se o seu fornecedor possui um site, envie-lhes informações sobre o seu produto e site para colocar um backlink na seção de parceiros ou vendedores. Geralmente, essas páginas web têm muitas visitas e são mais confiáveis do que , o que aumentará a qualidade dos seus backlinks.
5. Comercialize os seus produtos com outras marcas
Essa técnica é muito eficaz quando feita corretamente. É uma estratégia semelhante ao # 4. Digamos que está a vender coleiras de couro de alta qualidade para cães.
Se encontrar um retalhista digital que venda produtos para cães (como coleiras, etiquetas de cães ou comida para animais de estimação), entre em contato com eles e veja se eles podem adicionar um link para o site deles. Retribua-lhes o favor e aproveite os benefícios de classificações de pesquisa mais altas.
5 ferramentas online para melhorar a sua estratégia de backlink
Estas ferramentas on-line testadas e comprovadas certamente o ajudarão a melhorar as suas estratégias de backlinking.
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AHrefs: Visualize todos os links que o seu site possui atualmente.
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BrokenLinkBuilder: Encontre páginas quebradas, mortas ou que não funcionam relacionadas ao seu tópico.
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Moz Link Explorer: Compare backlinks entre dois ou mais domínios.
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WhiteSpark: Crie citações, ganhe avaliações e rastreie as suas classificações – global e localmente.
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Google Search Console: Avalie o desempenho do seu site e observe possíveis problemas, como links de spam, para garantir que o seu site é amigo do Google.