ChatGPT: Como utilizá-lo em comércio eletrónico

Descubra como o ChatGPT pode beneficiar o seu site de comércio eletrónico! Estas dicas simples ajudá-lo-ão a criar conteúdo envolvente e otmizado para os motores de busca, de forma a fazer crescer o seu negócio.

ChatGPT: Como utilizá-lo em comércio eletrónico

As notícias e actualizações sobre a IA estão por todo o lado e, muito provavelmente, já ouviu falar do ChatGPT, uma IA aberta para o serviço de apoio ao cliente online. O ChatGPT foi criado pela OpenAI e oferece muitos benefícios que facilitam vários processos na indústria do comércio eletrónico.

Embora o termo IA possa ainda parecer futurista para alguns, a tecnologia veio para ficar. Vamos mostrar-lhe como tirar partido deste recurso aberto para o seu site de comércio eletrónico.


O que é o ChatGPT?

Para compreender melhor os seus benefícios, vamos começar por explicar o que é o ChatGPT e como se diferencia de outros sistemas de Inteligência Artificial (IA) e ferramentas online.

Quando se utilizam motores de busca como o Google, Yahoo e Bing, as respostas têm origem nos sites mais bem classificados.

Em comparação, o ChatGPT é um site auto-gerador de conversa que aprende a partir de dados de texto provenientes de diversas fontes online, como livros, artigos, sites e até fóruns.

Além disso, o ChatGPT foi treinado por humanos que forneceram conversas em que eram simultaneamente o utilizador e um assistente de IA. Pode visitar a OpenAI para saber mais sobre o algoritmo de Otimização da Política Proximal (PPO).

Foi utilizado para comparar e selecionar dados que permitem ao ChatGPT responder num formato de diálogo.

De acordo com a OpenAI, “O formato de diálogo permite ao ChatGPT responder a perguntas consecutivas, admitir os seus erros, contestar premissas incorrectas e rejeitar pedidos inadequados.”

Por outras palavras, o ChatGPT é treinado para que a sua conversa seja tão humana quanto possível. Pode começar por fazer uma pergunta aberta. Depois, pode fazer perguntas mais específicas com base nas respostas do sistema.

Também pode fornecer feedback para ajudar o sistema a aprender com a sua interação.

Vamos ver alguns exemplos de como começar a utilizar este sistema de conversação com IA para beneficiar o seu negócio online.


Como utilizar o ChatGPT

ChatGPT introdução

Em primeiro lugar, vamos criar uma conta gratuita na Open AI. Irá aparecer uma mensagem com exemplos de perguntas a fazer, a informar sobre as suas capacidades e os seus riscos.

Pode fazer qualquer tipo de pergunta, seja ela relacionada com filosofia, matemática, arte ou negócios. Pode até criar histórias, artigos ou corrigir códigos! Está orientado para fornecer uma resposta educada, semelhante a discutir o tópico com uma pessoa que é experiente no assunto.

Mais importante ainda, o ChatGPT está constantemente a aprender com as suas interações humanas. Não se esqueça que o ChatGPT é um recurso gratuito, uma vez que está atualmente em fase de investigação.

Por isso, pode cometer erros ou fornecer respostas tendenciosas. Por isso, é importante avaliar as suas respostas e aplicar boas práticas comerciais que se apliquem a si.

Quanto mais experimentar o ChatGPT, mais familiarizado ficará com o seu diálogo e de como beneficiar das suas respostas.


Benefícios para o comércio eletrónico

O ChatGPT pode trazer muitos benefícios para a indústria do comércio eletrónico. Este chatbot OpenAI pode ser integrado num site ou na aplicação de uma loja online. Além disso, uma vez que o ChatGPT é altamente personalizável, pode ser adaptado a qualquer tipo de necessidade comercial.

Pode fornecer conteúdo escrito para um site, descrições de produtos, recomendações de produtos ou responder às perguntas dos clientes. Também pode ajudar nas estratégias de marketing, fornecendo ideias de conteúdo e títulos para vídeos ou publicações.

Crie o seu site com o ChatGPT

Prepare o esboço do conteúdo escrito do seu site com o ChatGPT! Comece por descrever o seu negócio e os seus produtos. De seguida, peça os seguintes textos:

  • Hero title - O “hero title” é a declaração principal e está normalmente no topo do site. Comunica o que é o seu site.

  • Slogan - Um slogan é uma frase que, juntamente com o título, descreve o site.

  • Apelo à ação (CTA) - O CTA direciona o cliente para prosseguir com uma ação, que pode ser “Comprar agora”, “Saber mais” ou “Subscrever”.

Saiba mais sobre como criar conteúdo de qualidade para o seu site de comércio eletrónico com este artigo.

Facilite as descrições de produtos

Existem inúmeras possibilidades de utilizar o ChatGPT para facilitar os processo de um empresário. Pedir descrições de produtos é uma ferramenta muito popular e eficiente. O ChatGPT é capaz de fornecer uma vasta gama de descrições de produtos com base no tipo de produto, nas suas características e utilizações comuns.

Pode até solicitar que as descrições incluam práticas de SEO (Search Engine Optimization) para que o seu site possa ter uma classificação mais elevada nos motores de busca. Pode saber mais sobre como obter SEO para o seu site com este artigo.

Por outras palavras, crie descrições de produtos personalizadas em segundos! Uma das maiores vantagens do ChatGPT é a possibilidade de repetir este processo para todos os artigos do seu site. Além disso, pode pedir diferentes descrições até encontrar a melhor para o seu site e produto.

Como pedir uma descrição de produto:

1. Proponha X títulos possíveis para o (nome do produto).

Comece por descrever o seu produto e, em seguida, peça um certo número de títulos para esse produto. Neste caso, utilizei uma “fritadeira de ar quente” como exemplo para o produto.

Pedir título de produto

2. Forneça a descrição do (nome do produto) para um cliente.

Acrescentei a palavra “breve” ao comando, uma vez que inicialmente me deu uma longa lista de benefícios e exemplos de itens para cozinhar com uma fritadeira de ar. A primeira resposta poderia ser útil para fins de conteúdo, como um vídeo de promoção do produto.

Neste caso, estamos à procura de uma descrição do produto que transforme os visitantes em clientes. Os visitantes podem já estar à procura do produto, pelo que uma breve descrição que enumere a sua utilização ideal é mais útil.

Pedir descrição de produto

3. Repita este processo para todos os seus produtos.

Em seguida, poupe tempo solicitando uma descrição do produto para cada produto no seu site. É mais fácil afinar as respostas do ChatGPT do que sentar-se a pesquisar quais as palavras-chave que estão a ser usadas para cada um dos seus produtos nos sites dos seus concorrentes.

O ChatGPT irá fornecer conteúdo escrito que é optimizado para motores de busca. Isto ajudará o seu site a ter uma melhor classificação nos motores de busca. Para descobrir dicas sobre como fazer crescer o seu site organicamente, pode ler mais aqui.

Brainstorming de ideias de conteúdo

Como mencionado acima, o ChatGPT pode fornecer algumas respostas longas e muito detalhadas, como aconteceu na minha primeira tentativa de criar uma descrição do produto.

Com isso em mente, sabemos que ele pode pensar de forma criativa e fornecer ideias de conteúdo úteis para promover seu produto. Por exemplo, “Quais são alguns títulos possíveis do Reels para um vídeo com o (nome do produto)?”.

Brainstorming de ideas de conteúdo

Neste exemplo, não indiquei uma quantidade específica de títulos. As respostas do ChatGPT incluíram diferentes títulos que continuaram a aparecer até eu carregar no botão “Parar de gerar”. Esta é outra forma de comunicar com o ChatGPT, em vez de atribuir uma quantidade específica de títulos para fornecer.

Agora que já temos o título, podemos pedir ajuda para ter ideias de conteúdo para um vídeo que promova o produto nas redes sociais. Inicialmente, perguntei “Descreva uma ideia de vídeo do TikTok para vender uma fritadeira de ar” e o resultado não foi o que eu procurava.

Consequentemente, decidi testar as capacidades de aprendizagem e de diálogo do ChatGPT, dando seguimento à pergunta sem grande orientação. Digitei um comando simples: “tenta outra vez, mais divertido”.

novo pedido

Correndo o risco de ser repetitivo, uma das melhores características deste sistema de IA é o facto de poder pedir o maior número possível de tentativas até encontrar um resultado satisfatório.

O seu pedido pode ser formulado de uma forma natural para si: pode ser uma pergunta ou uma ordem. Pode ser uma pergunta ou um comando. Também pode ser muito específico, ou pode começar por ser vago e depois restringi-lo com base nas respostas que o ChatGPT dá.

Aproveite o ChatGPT para anúncios

No âmbito do comércio eletrónico, o ChatGPT tem o potencial de gerar textos publicitários cativantes e otimizar o desempenho dos anúncios.

  • Criação de anúncios: O ChatGPT pode gerar um texto publicitário convincente com base em sugestões dadas. Neste caso, como primeira fase da criação do texto do anúncio, foi pedido ao ChatGPT que fornecesse ideias que pudessem captar a atenção dos compradores de fritadeiras de ar quente:

    Opções de texto publicitário

    Depois de gerada a resposta, o utilizador pode selecionar o texto do anúncio que mais se adequa ao seu alvo ou, mais uma vez, utilizar o ChatGPT para comparar e avaliar a eficácia dos anúncios e determinar a melhor opção.

  • Otimização e teste de anúncios: O ChatGPT pode ajudar a testar diferentes variações de anúncios. Para o fazer, crie várias opções de anúncios e obtenha feedback do ChatGPT para avaliar o seu potencial. Isto ajudará a melhorar o desempenho do anúncio e a identificar as mensagens de maior impacto. Além disso, o ChatGPT pode identificar padrões e tendências, permitindo decisões informadas com base em dados para uma melhor segmentação de anúncios e desempenho geral da campanha.

    No contexto deste exemplo, foi perguntado ao ChatGPT qual das 3 opções era a mais eficaz e porquê. Segue-se a explicação que pode ajudá-lo a definir a opção a selecionar:

    escolher opção de anúncio

Parte da definição da estratégia de marketing digital de uma empresa implica decidir quais os tipos de anúncios a apresentar. Para este exemplo, o tipo de anúncio foi deixado em aberto, mas caso o utilizador esteja a apostar num tipo específico (por exemplo) de Google Ads, fornecer essa informação explícita conduzirá a resultados mais direcionados, uma vez que cada tipo de anúncio tem o seu próprio conjunto de especificidades e limitações.

Em geral, o ChatGPT pode ser uma ferramenta valiosa para a criação, teste e otimização de anúncios, fornecendo avaliações baseadas em dados em cada etapa do processo.

Personalize a secção de perguntas frequentes

Uma vez que a interação com este chatbot de IA é semelhante a um diálogo humano, pode proporcionar aos clientes uma experiência de compra personalizada. O ChatGPT pode ser utilizado para gerar perguntas frequentes (FAQ) sobre produtos específicos, o que reduz a carga de trabalho dos trabalhadores do apoio ao cliente.

Para tirar o máximo partido desta funcionalidade, terá de integrar a API do ChatGPT no seu site de comércio eletrónico.


Implemente um chat com IA no seu negócio de comércio eletrónico

Se quiser experimentar o mundo dos chatbots e escritores de IA, existem muitas outras opções a considerar, incluindo o YouChat, Jasper, e o Chatsonic. Estes sistemas fornecem às empresas ferramentas que ajudam ao seu crescimento.

As suas características e capacidades são diferentes, pelo que é importante compreender as necessidades da sua empresa e do seu mercado. Compreender estes aspectos ajudá-lo-á a decidir qual o sistema de IA que melhor pode ajudar o seu site de comércio eletrónico.

Resumindo, o ChatGPT pode ser uma ferramenta poderosa para as empresas de comércio eletrónico, uma vez que facilita muitos dos processos em que os proprietários de empresas gastam tempo e dinheiro.

Atualmente, as ferramentas de diálogo com IA não são capazes de vender o produto por si, gravar vídeos para as redes sociais ou criar o seu site. Apesar disso, poupa tempo e dinheiro aos empresários para que se possam concentrar na implementação de estratégias.

Por exemplo, ter descrições de produtos optimizadas para os motores de busca, obter ideias de design de sites diferentes, obter ajuda com a integração do código API ou até ter uma sessão de brainstorming de conteúdos com uma ferramente de IA.

Além disso, lembre-se de que é importante avaliar as informações fornecidas pelos chats de IA e adaptá-las às suas necessidades específicas, pois o ChatGPT pode fornecer informações tendenciosas ou equivocadas.

Diga-nos nas redes sociais se encontrou outras práticas úteis do ChatGPT para o seu negócio online. Se estiver a pensar começar um site de comércio eletrónico, pode lançá-lo hoje mesmo com o teste grátis de 14 dias da Jumpseller!

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