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Aprenda a Promover o Seu Evento Virtual

Está à procura de uma nova forma de interagir com os seus clientes? Um evento virtual pode ser a solução perfeita. A longo prazo, e combinado com outras estratégias de marketing digital, os eventos virtuais podem aumentar o senso de fidelidade à marca do cliente e podem levar a compras repetidas!

Com um público ávido, pode esperar mais compromisso e o início da construção de uma comunidade em torno dos seus produtos ou serviços. No entanto, só porque é virtual, não significa que seja fácil. Neste artigo, vamos concentrar-nos em como promover o seu evento virtual com um ótimo plano de marketing.

evento virtual


Identifique o Seu Público

Como em qualquer plano de alcance de marketing, precisa entender o seu público. Verifique os seus clientes ou compradores de serviços para entendê-los verdadeiramente. Por exemplo, pode enviar questionários por e-mail para ver quais os clientes estariam mais interessados ​​em eventos virtuais e depois segmentar a partir daí. Ao determinar as suas personas ideais, procure informações importantes como:

  • Demografia
  • Comportamento Online
  • Motivações / Objetivos

Essas informações são cruciais para qualquer evento e para quase todas as partes de marketing no geral! Esses dados ajudarão a moldar a sua plataforma de eventos e os esforços de mensagens construídos em torno do evento.


Crie uma Ótima Página Inicial

Com o público-alvo certo em mente, é hora de criar uma página inicial impressionante! Este site servirá como o foco da sua campanha de eventos. Ao criar a página inicial do seu evento, dedique um tempo extra a pesquisar os melhores métodos para os pontos abaixo.

  • Comunicar o valor de comparecer ao evento para o seu público-alvo
  • Configurar um sistema (MailChimp, HubSpot, Facebook) para capturar os dados de registo

Porquê? Porque permite que alcance alguns objetivos rapidamente. Ao criar uma página inicial, pode comunicar acerca do evento e, porque os seus clientes devem comparecer. Além disso, ao integrar uma pesquisa de captura de e-mail ou formulário de inscrição, pode ter uma ideia dos clientes mais adequados para usar os seus recursos de marketing para converter o seu público-alvo de “Interessado” no evento para “Foram” ao evento.

A sua página inicial deve incluir o seguinte:

  1. Um título descritivo e cativante
  2. A data e hora definidas para o evento
  3. Uma breve descrição do evento
  4. Uma agenda com a apresentação das exposições/palestras
  5. Uma área de destaque ao patrocinador (se aceitar patrocinadores)
  6. FAQs
  7. Redação envolvente, imagens e, se tiver orçamento, um vídeo

Ao fazer tudo o que indicamos acima, irá garantir que os seus clientes e convidados ​​estarão preparados e compreendem totalmente o valor de participar do seu incrível evento virtual.


Obtenha o Seu Tempo Certo

Não faria uma grande campanha de marketing do seu evento apenas na data programada, pois não? Não! Um evento virtual de sucesso considera um grande cronograma de marketing.

Infelizmente, não existe uma regra prática para um cronograma perfeito. Algumas organizações começam a fazer marketing seis meses antes do evento, enquanto outras fazem marketing apenas duas a três semanas antes de tudo estar em andamento.

Mais uma vez, considere o seu público. Se estiver a acolher uma reunião informal da comunidade, talvez não precise de tanto tempo para planear e focar uma estratégia. Se estiver a acolher um acampamento ou convenção virtual, contudo vai querer aproveitar ao máximo o cronograma de marketing.

As boas notícias? Não precisa de ter tudo configurado para o seu evento virtual. Desde que os seus inscritos estejam a usar a sua página inicial otimizada, já tem os dados de que precisa.


Publique no Seu Site

Vamos dar um passo atrás: já conhece a melhor janela de oportunidade para o seu evento e já tem a sua incrível página inicial ligada? Está pronto para espalhar tudo pela web? Nós incentivamos! Também pode aproveitar o poder do seu próprio site para direcionar ainda mais tráfego para a sua página inicial.

Por exemplo, inclua uma imagem de herói, um cabeçalho ou mesmo uma barra de anúncio que forneça aos visitantes do site mais, informações sobre os próximos eventos da sua empresa. Lembre-se de um ótimo argumento de venda para o seu evento e desperte o interesse das pessoas com textos que estimulem a ação.

Se usar o Chat em Direto, certifique-se de integrar o evento ao seu chatbot. Além disso, considere o uso de vídeo, conforme mencionado acima, para angariar ainda mais inscrições para o seu evento.


Aproveite o E-mail Marketing

Assim que tiver pessoas inscritas no evento, deve manter o contato para garantir que elas não se esquecem do evento. Pode informar os subscritores atuais acerca do seu evento virtual (caso ainda não saibam), e pode enviar uma mensagem para os novos assinantes/inscritos imediatamente após a inscrição com uma mensagem de “Obrigado”.

Ao explorar o e-mail marketing para o seu evento, vai precisar de pensar no seguinte:

  • Destinatários da lista de e-mail
  • Total de e-mails a enviar
  • Linha de assunto
  • Visualização
  • Corpo do texto
  • CTA (chamada para ação)

Um conselho: não deve enviar e-mails em excesso. Pode ver muitos cancelamentos de assinaturas, o que pode prejudicar a reputação da sua marca para eventos virtuais. Pergunte a si mesmo se realmente precisa enviar o sexto e-mail ou se ele pode ser combinado com outro e-mail.


Faça com que Outros Partilhem

Em praticamente todas as disciplinas, o marketing boca a boca é um caminho massivo para a conversão. Reflita sobre si: é provável que vá a um evento em que o seu amigo mais divertido vai ou é provável que vá sozinho? Em ambos os casos, as pessoas gostam de participar de eventos e experimentar recomendações dos seus amigos, então incentive os seus participantes a divulgarem o seu evento virtual.

Integrar isso na sua campanha de marketing é tão fácil quanto dar aos seus subscritores um botão de partilha social depois de se inscreverem no evento. Ou pode enviar um e-mail de acompanhamento após o registo, convidando-os a partilhar o evento com os seus amigos.

Se tem um pouco de orçamento, pode até fazer um jogo. Por exemplo, uma tabela de classificação com os nomes dos inscritos que indicaram outras pessoas. Pode recompensar os três primeiros vencedores com diferentes níveis de prémios e anunciar os vencedores no evento.

Além disso, incentive todos os oradores convidados, patrocinadores e gerentes de eventos a partilhar também nas redes sociais deles.


Transforme o Evento na Sua Estratégia de Conteúdo

Se tem um blog dedicado, o seu evento virtual será um excelente tópico de discussão para as suas publicações. Não entraremos em detalhes sobre a estratégia de conteúdo ou o blog nesta publicação, mas pode aprender mais sobre como estabelecer um blog para o seu site aqui.

Se tiver os recursos, tente fazer conteúdo sobre os oradores, sobre os tópicos e sobre o próprio evento. Por exemplo, se o seu evento for sobre dropshipping de relógios, pode escrever uma biografia sobre a empresa que está a apresentar no seu evento, bem como diferentes conteúdos sobre dropshipping e relógios também. Também pode querer reservar um tempo para escrever uma publicação promocional no blog antes e depois do evento, e um link para a gravação em vídeo da sessão específica.

Além disso, também pode explorar a escrita de um Comunicado de Imprensa. Não é uma garantia para o tráfego ou participantes, mas pode ajudar a gerar ruído sobre o seu evento.


Envolva-se nas Redes Sociais

LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram: são excelentes escolhas na hora de divulgar o seu evento. Todos os seus seguidores serão notificados sempre que publicar algo, não tendo necessidade de avisar todos individualmente. Ao publicar continuamente atualizações, os seus seguidores saberão as informações mais atualizadas sobre o seu evento virtual.

Investigue outras opções sociais, como Pesquisa Paga ou Promoções Pagas, para obter a máxima atenção no seu conteúdo. Mantenha as suas personas-alvo em mente em cada etapa da promoção!

A sua próxima grande oportunidade está à sua espera! Comece hoje a promover o seu evento virtual!

Author

Matthew Ellis Pritchard

Marketing Digital
Matthew Ellis Pritchard é um profissional de marketing digital, criador de conteúdo e nômade do trabalho remoto. Ele é sensível às tendências de marketing, práticas recomendadas de publicidade e está sempre procurando novas maneiras de otimizar o conteúdo da web.