Vender online em 2023: as melhores datas para e-commerce em Portugal

2023 traz 365 dias de oportunidades para o seu negócio online. Se está com dúvidas sobre quais as melhores datas para vender online em 2023 e como as aproveitar, esta lista vai ajudar.

Vender online em 2023: as melhores datas para e-commerce em Portugal

Há centenas de celebrações ao longo do próximo ano, com algo para todos os gostos.

As promoções de Black Friday são especialmente tentadoras para qualquer negócio, uma vez que alcançam sempre resultados históricos. Mas, estes resultados vêm acompanhados por um investimento publicitário avultado que não está ao alcance de todos os empreendedores.

Por isso, trazemos esta lista de datas especiais para vender online em 2023 para otimizar o desempenho do seu e-commerce e alavancar resultados para uma Black Friday de sucesso.

Descubra as melhores ideias que reunimos para si.


Janeiro

O mês de Janeiro é um mês auspicioso. O ano novo acaba de começar e há um sentimento de mudança no ar.

É uma excelente oportunidade para recomeçar e reconectar.

Janeiro é o mês ideal para dar a conhecer a sua marca ou reapresentar o seu negócio, sobretudo aos novos contactos angariados durante os 3 meses anteriores.

E quando o deve fazer?

Dia de Ano Novo - 01 de Janeiro

O Dia de Ano Novo é, talvez, o evento que mais une o mundo. A mudança de ano é o evento mais transversal de todos, em que todo o mundo celebra a transição de um ano para o outro.

Como aproveitar esta data?

Retomar o contacto com a audiência, através de conteúdo único e original, de modo a criar atenção para a sua marca.

Como o fazer?

  • Envie um email de ano novo, segmentado à sua lista de contactos, sobretudo a novas leads
  • Partilhe, nas suas redes sociais, as resoluções de ano novo para o seu negócio, dando a conhecer os valores, missão e o propósito que guiam a sua marca para este novo ano
Casal-a-conduzir-mota-no-ano-novo

Blue Monday - 16 de Janeiro

Assinala-se na terceira segunda-feira de janeiro e é conhecido como o dia mais triste do ano. A Blue Monday nasceu em 2004. É meramente simbólico e tem servido para criar consciência para os problemas de saúde mental.

Como aproveitar esta data?

Trazer relevância à sua marca e criar consciência para os seus produtos e serviços.

Como o fazer?

  • Interaja com a sua audiência com um email sobre os melhores cuidados de saúde mental, com uma ligação aos seus produtos
  • Assinale a data, nas redes sociais
  • Em alternativa, use o humor nas redes sociais para se diferenciar da sua concorrência nesta data

Fevereiro

É o mês dos namorados, do carnaval e das exceções. E não levamos a mal.

O mês mais curto do ano está recheado de datas perfeitas para aproveitar para vender os seus produtos. E aqui, tem 2 datas perfeitas para o fazer.

Dia dos Namorados - 14 de Fevereiro

O Dia de São Valentim é o dia dedicado à sua cara metade. E a cara metade do seu negócio, são os seus clientes.

Como aproveitar esta data?

Aumentar a venda dos seus produtos e serviços, ao mesmo tempo que continua a criar notoriedade para a sua marca.

Como o fazer?

Antes da data

  • Faça uma contagem decrescente, tanto nas redes sociais, como na sua loja online
  • Ofereça descontos exclusivos em determinados produtos, durante esse período
  • Ofereça um desconto adicional, em um produto, por dia, e partilhe por email apenas para a sua lista de contactos

Na data

  • Envie uma “carta de amor” aos seus clientes a agradecer a escolha pela sua marca
  • Reserve um “jantar” para solteiros, com uma live temática sobre os seus produtos
Rapariga-no-dia-de-são-valentim

Dia Mundial do Gato - 17 de Fevereiro

Claro que os reis da internet teriam o seu próprio dia mundial. Estudos mostram que há mais de 2 milhões de vídeos de gatos no YouTube, com uma média de 12 mil visualizações, cada um. Há, até, quem diga que 15% dos conteúdos online são dedicados a gatos.

Estes números são impressionantes e podem ajudar a sua marca a vender online em 2023. É outra data que deve ser bem aproveitada.

Como aproveitar esta data?

Aumentar a notoriedade do seu negócio e criar listas de audiências segmentadas. Assim, estará a investir em anúncios direcionados para uma audiência que já conhece a sua marca.

Como o fazer?

Antes da data:

Organize um giveaway para a melhor fotografia do seu gato

No dia:

  • Apresente o seu gato, nas redes sociais, se tiver
  • Faça uma sondagem sobre os melhores brinquedos
  • Encerre o giveaway

Março

Depois de 2 meses a apostar na notoriedade da sua marca, está na hora de começar a colher os frutos desse trabalho.

Março é o mês da chegada da Primavera, do renascer da natureza. É também o mês do Dia do Pai, que pode aproveitar com descontos.

Para além desta, há mais 2 datas que não pode mesmo perder.

Dia da Mulher - 08 de Março

Esta é uma data largamente assinalada. De acordo com o Eurostat, as mulheres continuam a receber um salário 13% inferior ao dos homens.

Mas mais do que chamar a atenção para a desigualdade de género, é uma data para celebrar ser mulher, pelas vitórias conseguidas. E que deve ser marcada no calendário das suas campanhas.

Como aproveitar esta data?

Aumentar vendas de produtos e serviços especialmente dedicados ao público feminino.

Como o fazer?

  • Descontos especiais numa seleção de produtos
  • Crie conteúdos a celebrar o facto de ser mulher
  • Faça uma entrevista de rua sobre o que falta para conseguir igualdade de género
Dia-mundial-da-mulher

Mudança Hora de Verão - 26 de Março

O tema da mudança de hora não é consensual. Muitos preferem manter a mesma hora durante todo o ano, enquanto outros ainda consideram a medida positiva, mesmo mais de 100 anos depois deste hábito ter sido implementado.

A mudança de hora ocorreu pela primeira vez em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, com o objetivo de otimizar os recursos existentes, como o carvão, e aumentar a exposição à luz natural.

Aparentemente não se trata de uma data muito relevante. Mas é aí que reside a sua oportunidade para vender online em 2023.

Com pouca concorrência a assinalar esta data, pode criar uma campanha especial para fidelizar clientes atuais e atrair novos, com um investimento publicitário relativamente baixo.

Como aproveitar esta data?

Acelerar vendas com descontos especiais na última hora antes de acertar o relógio. Este pode ser o seu primeiro ensaio para a Black Friday de 2023.

Como o fazer?

Antes da data

  • Dê a conhecer aos seus clientes atuais esta sua campanha especial
  • Crie anúncios online para alertar às suas listas de audiências segmentadas para os descontos especiais de última hora
  • Partilhe a iniciativa nas redes sociais
  • Coloque uma contagem decrescente na sua loja online

Na data

  • Crie uma lista de inscrições para enviar um alerta de desconto de última hora
  • Envie um email aos seus contactos com a indicação que já começaram os descontos de última hora de inverno
  • No final, dê as boas vindas ao horário de Verão 2023

Abril

Depois de acelerar vendas com o desconto de última hora de Inverno, Abril é o mês das oportunidades mil.

Este mês marca, também, o início do segundo trimestre do ano. Isto significa que é uma boa altura para retomar os esforços de aumento de notoriedade do seu negócio para que possa acelerar as suas vendas mais facilmente no final do trimestre.

Abril é também o mês da Páscoa. Esta é uma data muito específica, que pode não estar alinhada com a sua audiência ou com as características da sua loja online, dado o cariz religioso desta data.

Mas há muitas outras alternativas para aproveitar.

Dia das Mentiras - 01 de Abril

Abril arranca com partidas e brincadeiras. O Dia das Mentiras é uma excelente oportunidade para fazer descontos que não parecem verdade.

Mas, para variar mais um pouco, pode aproveitar esta oportunidade para dar a conhecer a sua marca de um modo mais abrangente e não depender apenas de descontos.

Como aproveitar esta data?

Aumentar a consciencialização para a sua loja online ao oferecer um vale de desconto nas redes sociais a quem contar a melhor mentira ou inventar a melhor desculpa para alguma situação em concreto.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Partilhar a iniciativa com a sua lista de contactos
  • Anunciar o passatempo nas redes sociais e na sua loja online

No dia:

  • Selecionar o vencedor e enviar o prémio
Dia-das-mentiras

Dia da Liberdade - 25 de Abril

O 25 de Abril de 1974 foi uma data que mudou Portugal para sempre. A queda do Estado Novo trouxe novos horizontes a Portugal, acompanhado de liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdade criativa, no geral.

Não se trata de uma data particularmente comercial, mas em 2023, este feriado será a uma terça-feira. Esta é uma oportunidade de aproveitar as pontes para vender online em 2023.

E, neste caso, o 25 de Abril é antecedido por um fim de semana de 4 dias. De acordo com o relatório e-Commerce 2023, dos CTT, a maior parte das compras é feita durante o fim de semana.

O mesmo documento aponta ainda que o principal motivo pelo qual o visitante da sua loja online desiste da compra deve-se ao preço final mais caro que o previsto, incluindo as entregas. Por isso, este fim de semana prolongado é o momento ideal para recuperar alguns carrinhos abandonados.

Como aproveitar esta data?

Aumentar as vendas, com entregas grátis a partir de determinado valor.

Como o fazer?

Antes da data

  • Partilhar a iniciativa, via email, com os seus clientes que chegaram à fase de pagamento, nos últimos dias, e abandonaram o carrinho
  • Publicar anúncios online segmentados, com o objetivo de trazer tráfego à sua loja online

No dia:

  • Colocar um temporizador até ao fim da promoção
  • Partilhar a iniciativa nas suas redes sociais
  • Publicar anúncios com a promoção em vigor

Maio

O mês de Maio traz o Dia do Trabalhador, o Dia da Mãe e o Dia do Riso. A Primavera já vai a meio e as atividades ao ar livre ganham destaque neste mês.

São muitas as oportunidades para trazer luz ao seu negócio, a começar logo na primeira semana.

Dia da Mãe - 07 de Maio

O Dia da Mãe é um dos dias mais importantes no calendário de E-commerce em Portugal. Celebrado no primeiro domingo de Maio, o Dia da Mãe é sempre um dia marcado com um presente ou uma lembrança simbólica.

É um dia profundamente emocional e muitos compradores têm dificuldade em escolher o presente perfeito para a sua mãe.

Por isso, para além de uma iniciativa de descontos numa seleção de produtos, crie um quiz online para ajudar na seleção do melhor presente para cada tipo de mãe. Os quizzes permitem ao utilizador experimentar o seu site, encontrando uma solução mais à medida.

E depois da ajuda prestada, a sua marca vai cair nas boas graças do visitante, o que o ajudará no seu objetivo de vender online em 2023.

Como aproveitar esta data?

Aumentar as vendas na sua loja online através de descontos numa seleção de produtos específicos, com recurso a um quiz para ajudar a escolher o melhor presente.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Partilhe o quiz com os seus clientes, via email e anúncios online
  • Anuncie o quiz na página inicial da sua loja online
  • Crie uma sequência de email diária, com a contagem decrescente e com um desconto adicional exclusivo para aquele dia, num um produto específico
  • Partilhe nas suas redes sociais os diferentes tipos de mães e quais os presentes perfeitos para oferecer

No dia:

  • Deseje um feliz Dia da Mãe, nas redes sociais da sua loja online
Dia-da-mãe

Dia Mundial da Internet - 17 de Maio

Nesta data assinala-se o Dia Mundial da Internet e a forma como mudou o mundo. A internet nasceu nos anos 60, com o objetivo de criar um canal de troca de informação militar.

Esta aceleração nos meios de comunicação democratizou-se durante a década de 90, do século XX, e revolucionou a forma como as pessoas se ligam entre si.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, em 2006, e pretende salientar as mais valias da Internet. Com base nesta premissa, explore o potencial da internet para vender online em 2023.

Como aproveitar esta data?

Aumentar a fidelização dos atuais clientes com a oferta de um voucher de desconto por referenciar amigos, para a sua loja online.

E oferecer descontos adicionais com base na escolha de métodos de pagamento digitais, como PayPal ou MBWay.

Como o fazer?

No dia:

  • Anuncie o desconto nas suas redes sociais
  • Partilhe a história da internet e como tomou contacto com esta realidade pela primeira vez
  • Convide os seus clientes a partilhar a sua loja online com os seus amigos e ofereça um voucher recompensa personalizado para obter descontos em próximas compras

Junho

Finalmente, chega o Verão. O mês de Junho marca o final da primeira metade de 2023 e o arranque do verão.

Nesta altura, o foco é o convívio ao ar livre, os arraiais e as festas de Verão. Para os mais novos, é o tempo de assinalar as brincadeiras. E é mesmo por aqui que começa o mês.

Dia Mundial da Criança - 01 de Junho

Junho arranca com o Dia Mundial da Criança. Convide a sua audiência a partilhar memórias positivas da sua infância. Desta forma, incentiva a interação com a sua marca o que aumenta a sua notoriedade e proximidade.

Como aproveitar esta data?

Giveaway vouchers de desconto para as memórias de infância mais divertidas. Pode não garantir a venda naquela data, mas fideliza leads para continuar a vender online em 2023.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Anuncie a iniciativa através de email, à sua lista de contactos

No dia:

  • Convide a sua audiência a comentar na sua publicação as melhores memórias de infância
Dia-mundial-da-criança

Santos Populares - 13, 24 e 29 de Junho

Os Santos Populares são dias de festa de Norte a Sul de Portugal, marcando o início dos arraiais e churrascos com os amigos.

Os dias de Santo António e São Pedro serão terça-feira e quinta-feira, respetivamente. O que vai permitir aos seus clientes aproveitarem para fazer ponte. Aproveite também, e agarre as 3 datas.

Como aproveitar esta data?

Aumentar as vendas, com entregas grátis para as localidades onde é celebrado o respetivo Santo Popular.

Como o fazer?

Os preparativos para a celebração de cada um dos Santos Populares são muito variados. Nuns casos podem envolver a preparação da casa para receber os amigos para uma sardinhada, noutros pode ser para ir para o arraial.

No caso do Santo António, que é precedido de uma ponte, pode aproveitar os dias anteriores para promover, nas redes sociais, uma lista dos melhores locais de Lisboa onde celebrar o padroeiro da cidade, juntamente com a indicação de que terá entregas grátis naquele local.

No caso do São Pedro, em que a ponte acontece logo a seguir ao dia 29 de Junho, pode fazer uma lista dos locais onde passar o fim de semana prolongado, também com a indicação que fará entregas grátis.


Julho

Começa agora a segunda metade do ano.

Com mais pessoas em convívios e ao ar livre, este é o momento em que começam 2 novos desafios para a sua loja online.

De acordo com o relatório de e-Commerce 2023, dos CTT, o hábito de fazer compras online em mobilidade, reduziu cerca de 1%, face a 2021, enquanto que o volume de compras feitas através de smartphone aumentou em 3.2%.

Garanta que o seu e-commerce está apto a vender online em 2023 seja em que dispositivo for. Uma experiência de compra responsiva e suave ajuda a fidelizar o cliente e conseguir que recomende e retorne ao seu site.

Tire partido da época de convívios com promoções que incentivam a bons momentos com amigos. Neste caso, tem duas datas perfeitas para aproveitar.

Dia Mundial da Pizza - 10 de Julho

Quem nunca partilhou uma pizza?

Pizzas com legumes, carne ou peixe, vegetarianas e sem glúten. A variedade é tal que apenas há uma certeza: há pizzas para todos os gostos.

Mesmo que a sua loja online não venda produtos alimentares, aproveite a oportunidade para aumentar as suas vendas.

Como aproveitar esta data?

Aumente as vendas com a oferta de um voucher para uma pizza.

Como o fazer?

Antes da data

  • Partilhe a iniciativa com os seus clientes através de email

No dia

  • Assinale a data nas suas redes sociais, e anuncie a sua inciativa de oferecer um voucher para uma pizza, neste dia
Dia-mundial-da-pizza

Dia do Amigo - 20 de Julho

A 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong pisou a Lua pela primeira vez.

Por isso, o Dia do Amigo é, simbolicamente, celebrado nesta data que demonstra a união dos homens para alcançar objetivos.

Como aproveitar esta data?

Ofereça um artigo grátis, em produtos selecionados, para que os seus clientes possam partilhar com os amigos.

Como o fazer?

Antes da data

  • Partilhe a iniciativa com os seus clientes através de email
  • Crie anúncios segmentados para uma audiência constituída por utilizadores que abandonaram o carrinho nos últimos dias

No dia

  • Assinale a data nas suas redes sociais
  • Anuncie a sua iniciativa “Leve 2, pague 1” (descubra como configurar promoções na sua loja Jumpseller)

Agosto

O mês das férias de Verão. Depois de 8 meses de trabalho, Agosto é o mês em que os seus clientes vão de férias e, em muitos casos, reveem familiares que estão noutros países.

Por esta altura, muitos dos preparativos para as férias já estão feitos, mas ainda há datas que pode explorar para trazer atenção para a sua loja online.

Dia Mundial da Fotografia - 19 de Agosto

O Dia Mundial da Fotografia é assinalado, precisamente, no mês do descanso. Aproveite a oportunidade e incentive a sua audiência a partilhar as melhores fotos das suas férias consigo.

Deste modo, continua a construir uma relação de cada vez mais proximidade com a sua audiência.

Como aproveitar esta data?

Ofereça um vale de desconto para a melhor foto de férias partilhada durante o mês de Agosto.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Partilhe a iniciativa com a sua lista de contactos, via email e redes sociais

No dia

  • Anuncie o vencedor da melhor fotografia

Após a data:

  • Partilhe com a sua audiência a entrega do vale de desconto ao vencedor
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Dia do Cão - 26 de Agosto

Um mês depois do Dia do Amigo, chega o dia do melhor amigo do homem.

Durante o Verão, o número de animais de estimação abandonados aumenta e a data serve como forma de chamar atenção para esta realidade.

Celebre o fiel “cãopanheiro” dos seus clientes, nesta data especial.

Como aproveitar esta data?

Ofereça entregas grátis, a partir de determinado valor de compras, à semelhança de quando é trazido algo pelo seu animal de estimação.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Envie a promoção por email para a sua lista de contactos
  • Crie anúncios segmentados para utilizadores que abandonaram o carrinho nos últimos dias

No dia:

  • Assinale a data nas redes sociais
  • Publique um countdown, sempre visível, na sua loja online

Setembro

Depois da merecida pausa, é chegado o momento de regressar ao trabalho.

Com o regresso da rotina, Setembro traz o fim do terceiro trimestre do ano, com algumas datas que pode aproveitar para continuar a vender online em 2023.

Início das aulas - entre 4 e 8 de setembro (previsto)

O início do novo ano letivo é um momento de grande esforço financeiro. A compra dos manuais e do restante material escolar é muito importante para garantir o regresso às aulas.

Se a sua marca estiver alinhada com este momento, pode apostar em conteúdos de organização de papelaria. Este tipo de dicas, sobretudo em vídeo, são bastante populares e podem trazer um boost no seu esforço de vender online em 2023.

No entanto, se o seu negócio estiver mais distante deste nicho, não é motivo para desperdiçar este momento.

Como aproveitar esta data?

Tenha em mente o esforço financeiro das famílias e ofereça descontos numa seleção de produtos ou em todos os seus artigos.

Como o fazer?

A data de início das aulas não é uniforme.

Varia em função do ciclo e da própria escola em si.

Por isso, anuncie uma campanha de descontos alargada a todo o período, acompanhado de anúncios segmentados para a sua audiência.

Início-das-aulas

Dia Europeu Sem Carros - 22 de Setembro

O Dia Europeu sem Carros é assinalado todos os anos, no dia 22 de Setembro.

Algumas cidades por toda a Europa encerram o trânsito a veículos particulares, de modo a incentivar o uso de transportes públicos e outros equipamentos de mobilidade suave, como bicicletas e trotinetes eléctricas.

Como aproveitar esta data?

Esta data pode ser muito bem aproveitada para vender online em 2023, sobretudo, por negócios que funcionam a par com uma loja física.

Durante o Dia Europeu sem Carros e a Semana Europeia da Mobilidade (entre 16 e 22 de Setembro) ofereça descontos em produtos cuja entrega seja feita através de levantamento na sua loja. Apesar de estar a vender online em 2023, não precisa de desperdiçar a oportunidade de dar a conhecer a sua loja física.

Caso não tenha um estabelecimento físico, crie parcerias com lojas para as quais envia as encomendas dos seus clientes. Esses parceiros podem garantir o custo da entrega, na vez do cliente, e/ou partilhar consigo uma parte da receita gerada com a visita do cliente à loja.

Como o fazer?

Antes da data

  • Comunique a promoção à sua lista de contactos através de email e redes sociais
  • Faça uma lista de anúncios segmentados, com esta iniciativa
  • Interaja com a sua audiência com uma sondagem nas redes sociais sobre os meios de transporte usados nas suas deslocações

No dia

  • Assinale a data nas suas redes sociais
  • Publique os resultados da sondagem realizada

Outubro

Para além de arrancar o último trimestre do ano, Outubro é o mês da poupança. Depois das despesas com o regresso às aulas, é preciso ajudar os seus clientes a encontrar as melhores oportunidades aos melhores preços.

Aproveite as datas que incentivam esta prática e continue a vender online em 2023. Pode evitar conteúdo relativo ao Halloween, para se diferenciar face à concorrência.

Conheça as datas de outubro que pode aproveitar para incentivar a poupança:

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - 17 de Outubro

Com a entrada de novas gerações de consumidores, assistimos a um movimento de lojas online guiadas pelo propósito.

Aliás, estudos mostram que 43% dos clientes no Reino Unido estão dispostos a pagar mais por artigos de marcas com um propósito claro. Por isso, nesta data, aproveite para vender online em 2023 e partilhe com a comunidade.

Como aproveitar esta data?

Faça com que cada venda conte. Por cada venda que consiga nesta data, faça uma doação a uma instituição de solidariedade social que atue no combate à pobreza.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Dê a conhecer os dados sobre a realidade da pobreza em Portugal, via email e blog da sua loja online
  • Antecipe a data e ofereça um desconto exclusivo aos clientes que já adquiriram os seus produtos e serviços
  • Faça uma sondagem nas redes sociais sobre qual a instituição a quem doar o montante

No dia:

  • Anuncie a instituição vencedora, nas suas redes sociais

Após a data:

  • Anuncie a entrega do montante doado
Dia-mundial-da-Erradicação-da-Pobreza

Dia Mundial da Poupança - 31 de Outubro

O Dia Mundial da Poupança foi assinalado pela primeira vez em 1925, em Itália.

Em Portugal, os dados provisórios da Pordata, indicam que apenas 9.70€ em cada 100€ são poupados pelas famílias portuguesas, em 2021. Em 2020, eram 11.80€ em cada 100€.

Isto significa que a taxa de poupança reduziu 2.1%, em 2021.

Com isto em mente, aproveite a oportunidade para arrancar com promoções Pré-Black Friday.

Como aproveitar esta data?

Dê início à sua campanha de Black Friday, com descontos na sua loja online. Pode optar por aplicar uma percentagem menor de descontos ou selecionar apenas alguns produtos para este efeito.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Crie uma lista de subscrição para os descontos exclusivos deste dia
  • Partilhe dicas de poupança, via email e redes sociais

No dia

  • Assinale a data nas suas redes sociais

Após a data

  • Continue com as iniciativas de descontos, pelo menos até à Cyber Monday, direcionadas para a lista de contactos que subscreveram a newsletter antes do Dia Mundial da Poupança

Novembro

O mês de novembro é um dos mais importantes no calendário de e-commerce em Portugal, sobretudo, em 2023.

É o mês da preparação para o Natal e o palco dos grandes players no mercado de vendas online.

Em 2023, durante a Cyber Week (a semana da Black Friday e da Cyber Monday, entre 23 e 29 de Novembro), foi atingido o valor histórico de 270 mil milhões de euros em vendas. Isto representa um aumento de 2% em vendas, face a 2021.

Assim, a Black Friday e a Cyber Monday são datas obrigatórias no calendário de campanhas se está a vender online em 2023.

Black Friday - 24 de Novembro

Esta data é o culminar de todas as iniciativas de 2023. A Black Friday teve início nos anos 90, do século XX, e inaugura a época de compras de Natal.

Esta é a data em que são aplicados os maiores descontos do ano, sendo comum encontrar descontos até mais de 70%.

Como aproveitar esta data?

Dê continuidade à iniciativa do Dia Mundial da Poupança.

Nenhuma data deve ter uma ação isolada das anteriores e isso torna-se especialmente importante nesta, uma vez que o investimento publicitário tende a aumentar.

Ofereça descontos nunca vistos durante todo o ano e concentre-os nas 24 horas da Black Friday.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Crie anúncios segmentados em função das ações dos visitantes na sua loja online
  • Aproveite as dicas de poupança e iniciativas de descontos para manter a interação com a sua lista de contactos, por email
  • Faça publicações regulares sobre os produtos e artigos em promoção
  • Publique um countdown para a Black Friday, visível em todas as páginas do seu site

No dia:

  • Atualize os valores dos descontos à meia-noite do dia 24 de Novembro
  • Alerte a sua lista de contactos que a Black Friday começou
  • Atualize a contagem decrescente do seu site, desta vez, para o fim da Black Friday

Após a data:

  • Continue com as promoções durante o fim de semana, com um desconto menor do que na Black Friday
Black-friday

Cyber Monday - 27 de Novembro

Outra data importante do seu calendário de e-commerce em 2023. Mais uma vez, esta data é uma oportunidade para continuar as iniciativas em vigor desde o dia 31 de Outubro.

A Cyber Monday teve início em 2005, nos Estados Unidos da América, e serviu para concentrar as promoções nas lojas online de várias cadeias norte-americanas. O objetivo era incentivar as compras online.

Como aproveitar esta data?

Continue a oferecer descontos na sua loja online. Pode optar por manter os mesmos do fim de semana anterior, mas com entregas grátis, ou volte a oferecer descontos adicionais.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Pergunte à sua audiência como prefere aproveitar esta data e faça uma sondagem, através da sua lista de contactos, via email. Assim, vai dar à sua audiência mais argumentos para voltar e terminar a compra na sua loja online

No dia:

  • Anuncie o resultado da promoção vencedora e anuncie via email
  • Publique a campanha escolhida nas suas redes sociais

Dezembro

Finalmente chegamos ao último mês do ano. Esperamos que em 2023 possa ter conseguido melhorar os resultados da sua loja online.

Mas o ano ainda não acabou e este é o mês para o sprint final do ano.

Vamos descobrir as datas perfeitas que o seu e-commerce ainda pode aproveitar para alavancar resultados, em Dezembro de 2023.

Dia da Carta ao Pai Natal - 04 de Dezembro

A carta ao Pai Natal é um dos ingredientes que não pode faltar nesta época. Afinal de contas, quem nunca escreveu a sua lista de presentes, para enviar ao Pai Natal?

Muitas são as iniciativas em torno deste ritual e os serviços postais aproveitam esta oportunidade para interagir com a sua audiência.

Não fique para trás e tire proveito da lista de desejos da sua audiência.

Como aproveitar esta data?

Ofereça um vale de desconto à melhor carta ao Pai Natal.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Alerte a sua lista de contactos para esta iniciativa, via email, e peça para partilharem as suas cartas ao Pai Natal
  • Publique, também, nas redes sociais

No dia:

  • Anuncie o vencedor do vale de desconto

Após a data:

  • Depois da compra, ofereça também um dos produtos mencionados na carta vencedora ou algum artigo que seja o complemento perfeito
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Natal - 24 e 25 de Dezembro

Com o aproximar do dia de Natal, aumentam as compras de última hora.

Seja porque os presentes foram sucessivamente adiados ou porque não encontramos aquela prenda para aquela pessoa, é muito habitual deixar uma prenda para a última da hora.

Como aproveitar esta data?

A preocupação dos seus clientes é garantir que aquele último presente chega a tempo.

Por isso, para além de preços reduzidos, ofereça entregas rápidas ou garantidas, antes do Natal, em todas as compras feitas até determinado dia, por um valor adicional.

Como o fazer?

Antes da data:

  • Estabeleça, claramente, uma data limite
  • Anuncie o serviço de entregas garantidas, via email para toda a sua lista de contactos e redes sociais
  • Use um countdown em todas as páginas da sua loja online

No dia:

  • Reforce que as entregas garantidas terminam nesse dia, para toda as encomendas feitas até às 23.59h

Após essa data:

  • Partilhe com a sua audiência uma mensagem de Feliz Natal, tanto no seu site, como também nas suas redes sociais e e-mail

Como pode ver, nenhuma data depende de uma ação isolada.

Todas implicam um conjunto de iniciativas antes, durante e após a data, através de diversos meios, como email, redes sociais e anúncios online.

Estratégia e planeamento são as palavras de ordem para aproveitar as melhores datas para vender online em 2023.

Escolha-as criteriosamente, melhore de campanha para campanha e assegure-se que todas as datas estão alinhadas com o posicionamento da sua marca.

Se estas datas não forem suficientes, descarregue o nosso calendário com mais de 700 datas importantes para vender online em 2023.

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