Há duas maneiras de trabalhar online: uma é de forma lenta, avançando com o que descobre por tentativa e erro na sua experiência e a segunda é mover-se rapidamente, procurando ferramentas e ensinamentos de outras pessoas que facilitam o seu trabalho e economizam tempo, erros e dinheiro.
Se é do segundo grupo, então esta publicação é definitivamente para si. Se é do primeiro, ainda bem que chegou! É hora de se atualizar e saber que o seu trabalho pode ser muito mais eficiente graças a várias invenções disponíveis na Internet. Nesta publicação vamos mostrar-lhe uma seleção das 9 ferramentas necessárias para impulsionar a sua loja online: o que são, quais são as suas funcionalidades e quanto custa adquiri-las.
Ferramentas de SEO: Se não o encontram, não lhe compram.
SEMrush
É um software de marketing digital completo que oferece ferramentas para posicionar o seu comércio eletrónico, aproveitando a comparação com o trabalho online da sua concorrência.
Possui quatro tipos de ferramentas: SEO (Search Engine Optimization), marketing de conteúdo, publicidade e redes sociais.
-
SEO: Se quer dar a conhecer a sua loja online, deve ser fácil para os mecanismos de pesquisa, como o Google, encontrá-la. Como? Através de um conjunto de ações que são conhecidas no mundo do marketing digital como SEO. O SEMrush permite diagnosticar como se encontra neste aspeto e saber o que fazer para melhorar: pode investigar quais as palavras-chave que a sua concorrência utiliza (aquelas para as quais está a “lutar” para que os mecanismos de pesquisa mostrem o seu site nos primeiros lugares) o que é melhor para si em termos de posicionamento, iniciar uma estratégia de link building (tática para outros sites incluírem links no seu conteúdo para a sua loja) e acompanhar o andamento da otimização do seu site.
-
Marketing de conteúdo: o kit de ferramentas permite saber qual o conteúdo que atrai o maior número de visitantes para a sua loja, o que precisa de ser melhorado ou removido; rastrear o comportamento do mesmo através do acompanhamento dos backlinks (links que foram colocados noutras páginas para a sua); saber como foi partilhado nas redes sociais e ajudá-lo a escrever novas entradas pensadas em SEO.
-
Publicidade: pode saber o que a sua concorrência faz e até mesmo receber sugestões com base nos seus anúncios. Por exemplo: mostram-lhe ideias de peças gráficas para o Google Display.
-
Redes Sociais: Pode programar as suas publicações, monitorizar o seu desempenho e comparar-se com a sua concorrência.
-
Funcionalidade: Conjunto de ferramentas de marketing digital.
-
Língua: Possui um site em vários idiomas: inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, português, russo e chinês.
-
Preço: Planos mensais: US $99 até US $399
-
Planos anuais: US $999 até US $3.999
-
O que lhe permite a versão gratuita: Uma consulta de domínio por dia, criar um projeto, consultar o tráfego do ebay.com, amazon.com e searchengineland.com, criar uma lista de palavras-chave, criar um modelo de SEO para criar conteúdo com recomendações pontuais para escrever.
Teste a Ferramenta Pro por 30 dias
Extensão gratuita do Chrome para suporte de SEO para criar conteúdo
MOZ
É um software, plataforma educacional e comunidade focado em simplificar a maneira de fazer SEO. Oferece: acesso às métricas mais importantes para as suas palavras-chave, recomendações para otimizar a sua loja aos olhos dos mecanismos de pesquisa, identificação de oportunidades para criar uma estratégia de link building, notificação de erros no seu site que prejudiquem o seu posicionamento e menções online da sua marca, entre outras.
-
Análise de links: identifique quem menciona a sua marca na Internet, mesmo que não incluam links para a sua loja.
-
Pesquisa de palavras-chave: permite determinar quais as palavras-chave que tem de escolher para focar a sua estratégia de posicionamento com base em quatro métricas: volume de pesquisa, dificuldade, oportunidade e potencial.
-
Open Site Explorer: é uma das ferramentas mais populares da Moz. No entanto, para a utilizar tem de pagar. O que pode fazer: ver quais os sites de SPAM estão associados à sua loja, estabelecer os seus sites de destino para fazer link building de acordo com o seu nível de autoridade e encontrar links corrompidos na sua plataforma.
-
Funcionalidade: Focada em SEO / Agora também tem uma ferramenta para ajudar as lojas a conectarem o seu posicionamento online com visitas à sua localização física.
-
Idioma: apenas em inglês
-
Preço: planos mensais: US $99 até US $999
-
Planos anuais: US $959 até US $9.590
-
O que lhe permite a versão gratuita: Explore as melhores palavras-chave para o seu negócio, descubra oportunidades de link building e reveja os principais aspetos de um site enquanto o visita.
Teste a Ferramenta Pro por 30 dias
Extensão gratuita do Chrome para examinar websites
Analytics: Se não mede, não sabe se realmente funciona
O Google Analytics e o Mixpanel são duas das melhores ferramentas para medir o comportamento da sua loja online. Qual o melhor? Depende do que precisa. Se tem um pequeno negócio, o Google Analytics é ideal, mas se precisar de uma plataforma para acompanhar os seus compradores e executar ações como e-mails automáticos em cada etapa do túnel, o Mixpanel será mais útil.
É importante destacar que o Google Analytics é a plataforma de análise mais conhecida em todo o mundo e possui cursos gratuitos que o certificam como um especialista na ferramenta.
Google Analytics
É a ferramenta principal do Google para medir o comportamento de um site. Não só permite monitorizar as suas vendas e outras conversões (como registos, por exemplo), mas também mostra como os visitantes usam a sua loja, como chegam e quais ações que devem ser tomadas para melhorar a sua experiência.
Graças a esta plataforma pode otimizar a sua estratégia digital e saber onde focar, o que parar de fazer e o que melhorar para que os seus compradores cheguem, fiquem e retornem.
Para começar, só precisa de uma conta no Gmail. Veja aqui os primeiros passos para começar a usar esta ferramenta.
-
Ferramentas de análise: a plataforma fornece relatórios diversos e detalhados sobre: visitas à sua loja online em tempo real, as características do seu público-alvo, fontes de aquisição de visitantes, comportamento e conversões no site.
-
Análise de conteúdo: descubra quais as páginas que têm melhor desempenho para otimizar a experiência do utilizador.
-
Análise de redes sociais: analise a interação dos seus visitantes com funções como a partilha do seu conteúdo em diferentes canais.
-
Análise de telemóveis: monitorize a experiência dos utilizadores em dispositivos móveis.
-
Análise de conversões: estabelece eventos de conversão como um registo, uma compra e analisa a forma como foram realizados.
-
Análise de publicidade: uma das maiores vantagens do Google Analytics é que permite medir o desempenho dos anúncios em redes sociais, redes de pesquisa e display.
Mixpanel
É uma ferramenta para entender toda a experiência do seu utilizador (user journey): aquisição, interação e retenção, através de análises sobre as quais pode tomar decisões.
As características desta ferramenta estão divididas em duas classes: análise profunda e ação inteligente.
-
Análise profunda do utilizador
-
Interação: o que fazem os seus utilizadores quando chegam à sua loja?
-
Retenção: estão de volta à sua loja?
-
Funis: como é que os utilizadores fazem o processo de compra?
-
Público-alvo: quem são os seus visitantes?
-
Ação inteligente
-
Machine Learning: a plataforma mostra os detalhes importantes que talvez passassem despercebidos. Não precisa de um especialista em análise, o Mixpanel ajuda-o a obter informações importantes a partir dos dados no seu site.
-
Teste A/B: encontre a melhor experiência do utilizador fazendo experiências num editor simples.
-
Mensagens: retenha os seus compradores ao enviar mensagens não apenas por quem são (características demográficas), mas pelo que fazem dentro da sua loja.
Google Search Console
É a versão atualizada da plataforma chamada anteriormente de “Google Webmaster Tools”, um serviço gratuito que o ajuda a monitorizar como o Google encontra a sua loja. Não é essencial e se não está registrado, não afeta o seu posicionamento nos motores de pesquisa, no entanto, é uma ferramenta útil para se colocar à vista do Google e entender como este vê o seu site.
É interessante que lhe enviem notificações quando detetam problemas na sua loja juntamente com instruções sobre como os solucionar.
As funcionalidades desta ferramenta estão divididas em duas classes: aquelas que permitem que tome medidas para garantir que o Google possa aceder ao seu conteúdo e aquelas que facilitam a descoberta de como o Google e o mundo o procuram.
-
Ações para garantir que o Google possa aceder ao seu conteúdo
-
Envia páginas de conteúdo para o Google rastrear com os seus bots de pesquisa.
-
Cria e monitoriza conteúdo visualmente atraente.
-
Remove o conteúdo que não deseja exibir nos resultados de pesquisa.
-
Limpa a sua loja online de erros que afetam o desempenho.
-
Descobrir como o Google e o mundo o procuram
-
Identifica quais os termos pesquisados pelos utilizadores nos mecanismos de pesquisa que fazem com que o seu site apareça nos resultados.
-
Compara quais os que direcionaram mais visitantes para a sua loja.
-
Verifica que os preços dos seus produtos, as informações de contato ou os eventos de sua empresa se destacam nos resultados da pesquisa.
-
Descobre quais os sites externos que apontam para o seu site.
-
Avalia o seu desempenho em dispositivos móveis.
Zoho CRM para G Suite
Como as suas siglas indicam, CRM (Customer Relationship Management) permite centralizar o histórico do relacionamento com os seus clientes, facilitando a colaboração, a comunicação e a partilha de informações num só lugar.
Se usar outras ferramentas do Google Suite, poderá sincronizá-las com o Zoho CRM.
-
Faça a gestão de todas as interações com os clientes num só lugar
-
Melhore a perspetiva das suas necessidades
-
Adicione arquivos do Google Drive
-
Agende os seus compromissos com clientes a partir da Zoho no Google Calendar
-
Importe contatos a partir do Gmail Contacts
-
Exporte tarefas a partir da Zoho para o Google Tasks
-
Importe as informações das suas campanhas no Google AdWords para saber quais as palavras-chave que se convertem em vendas offline
-
E vice-versa, exporte os seus dados para a Zoho a partir do Google AdWords para melhorar as suas campanhas.
-
Preço
-
Os planos estão entre US $12 e US $35 por mês
-
A faturação é anual
Google PageSpeed Insights
É uma ferramenta gratuita para saber como está o desempenho real da sua loja online, tanto em computadores como em dispositivos móveis, além de receber sugestões sobre como otimizá-lo. Funcionalidades
-
Pontuação da velocidade: descubra se o seu site é classificado como rápido, lento ou normal.
-
Pontuação de otimização: cumpre com as práticas ideais para que a sua página tenha um bom rendimento? São avaliados dois fatores: o tempo que demora a carregar metade da página principal, quando o cliente acede a uma página e o tempo de carregamento de toda a página.
-
Sugestões de otimização: obtenha uma lista de práticas recomendadas.
Canva
É uma ferramenta de design gráfico para não-designers. Ao ter uma loja online, precisará de criar uma quantidade significativa de material visual para exibir os seus produtos e promovê-los em vários canais. O Canva facilita este trabalho, oferecendo uma plataforma em que várias pessoas podem colaborar na criação de modelos, importando as suas próprias imagens ou usando os milhares de ilustrações que o software lhe oferece.
-
Procure fotos, ilustrações e ícones: Existem grátis e outras a US $1.
-
Edite fotografias: corte-as, modifique o seu ângulo, adicione filtros e corrija todos os elementos envolvidos numa imagem.
-
Apoie-se em tamanhos pré-determinados para cada canal ou tipo de formato: redes sociais, banners impressos, e-mail marketing, entre outros.
-
Inspire e crie com base em designs geniais: Se não sabe nada sobre design, não se preocupe, o Canva oferece modelos para diferentes tipos de mensagens.
-
Preço
-
A faturação é mensal ou anual
-
Três opções: grátis, US $12,95 e uma personalizada para equipas com mais de 30 colaboradores
Live chat
JivoChat
O bate-papo ao vivo pode impulsionar qualquer negócio on-line, especialmente nos dias de hoje em que o contato pessoal significa muito para os clientes.
Recomendamos o JivoChat, com isso, você pode conversar com visitantes novos e ativos do seu site com um bate-papo proativo no suporte ao aplicativo. Continue sua conversa no Facebook. Utilize recursos como bate-papo on-line gratuito, monitoramento de visitantes, gatilhos inteligentes e muito mais!
Receba todas as mensagens e até chamadas de clientes no Jivo Business Messenger - é super conveniente! Além disso, depois de adicionar sua conta do Facebook ao Jivo, as conversas iniciadas no site podem continuar no Facebook depois que o visitante sai do site.
Como instalar o código de bate-papo no Jumpseller
- Preço
Grátis
Readability Score
Como saber o quão legível e fácil de digerir é o conteúdo que escreve? Utilizado o Readability Score. Tendo em conta que tem 7 segundos para chamar a atenção de alguém, certifique-se que o consegue fazer, caso contrário mude o seu caminho. Esta ferramenta permite melhorar a legibilidade do seu conteúdo, aumentar o ROI (Return on Investment) e impulsionar as suas vendas.
-
Análise de texto
-
Identifica mensagens confusas
-
Elimina as palavras que sobram
-
Elimina o jargão que contamina o texto
-
Descobre se utiliza de forma correta a voz passiva
-
Corrige o uso de advérbios
-
Verificação de um website
-
Poupe tempo e deixe os robots de Readable fazerem o seu trabalho, encontrando no seu site os textos que devem ser corrigidos
-
Análise de URL
-
Monitorize URL separadamente e gradualmente
-
Avaliação de e-mails
-
Envie um teste da sua campanha para a Readable e eles avaliarão o seu email, devolvendo-o com sugestões para o otimizar
-
Preços
-
Há faturação anual e mensal
-
Três planos: US $5, US $27 e US $77
Popups
Poptin
Os pop-ups podem ser uma ótima maneira de atrair a atenção dos visitantes. Você pode usar aplicativos como o Poptin para criar pop-ups e formulários atraentes para o seu site em minutos. Nenhuma habilidade de codificação necessária. Capture mais leads e vendas! Abra uma conta gratuita e comece a converter mais visitantes em clientes.