O básico da forma certa. 5 dicas para realizar a primeira venda.

Vai começar a utilizar uma loja online? Utilize esta estratégica eficaz para realizar a sua primeira venda e criar a base de um negócio próspero.

O básico da forma certa. 5 dicas para realizar a primeira venda.

Com novas lojas de e-commerce a aparecer todos os dias, conseguir as primeiras vendas pode ser desafiante. Claro, em casos raros, pode acontecer e o trajeto desde a configuração do site até à primeira venda é tranquilo, mas na maioria dos casos não é isso que acontece.

Muitas vezes, os proprietários de negócios de e-commerce ficam desapontados e desmotivados. Na Jumpseller, sabemos que a maioria das pessoas que não realiza uma venda nos primeiros 30 dias depois de configurar a loja online acaba por a deixar.

Pelo contrário, as coisas começam a ficar mais fáceis quando vir a primeira venda de e-commerce. Sente-se mais confiante relativamente à oferta de produto, o que pode fazer com que tenha mais seriedade relativamente à gestão de negócios online de e-commerce.

Existe uma receita perfeita para conseguir o seu primeiro cliente? Bem, temos uma que chega lá perto! Este artigo discute cinco boas práticas para ajudar a realizar a primeira venda. Vamos a isso!


5 dicas para realizar a sua primeira venda de e-commerce

1. Otimize a sua página de produtos

Gastou muito tempo a configurar o seu site e a preparar a imagem de marca? Questione-se sobre a qualidade das suas páginas de produtos. No que diz respeito à realização de uma venda, esta é a página mais importante.

Estas são as páginas para as quais os anúncios de produtos das redes sociais e do Google irão redirecionar. Muitas vezes, os clientes chegam diretamente as estas páginas enquanto navegam online ou estão nas redes sociais.

Criar uma boa página de produtos com as descrições de produto certas exigem atenção ao detalhe. Para facilitar, segue uma lista de verificação para si:

  • Crie uma descrição que destaque as funcionalidades e benefícios dos produtos.
  • Utilize fotos de alta qualidade e pense em contratar um fotógrafo.
  • As fotos devem ser otimizadas para que a velocidade da página não seja comprometida.
  • Adicione um vídeo quando possível.
  • Torne o anúncio de produto fácil de partilhar.
  • A página de produtos deve ser adaptável a dispositivos móveis.
  • Crie confiança ao declarar claramente a sua política de reembolso.
  • Esteja em contacto com os seus clientes existentes através do marketing por e-mail.
  • Considere adicionar uma secção de Perguntas Frequentes para responder a pedidos de pesquisa relacionadas com o produto.
example product page

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2. Desenvolva uma estratégia de Otimizações do motor de pesquisa (Search Engine Optimizations - SEO)

Mesmo com todas as apps de redes sociais e um grande público-alvo, precisa de ajuda a obter visitas de pessoas. E quando não tem um público, conseguir o primeiro cliente é um desafio. Além disso, nem sempre precisa de publicidade paga para que aconteça. Experimente as seguintes dicas de forma consistente e veja onde o levam:

  • Crie contas profissionais no Instagram e Facebook
  • Crie uma estratégia de marketing de conteúdo que o ajude na classificação de motores de pesquisa e aumentar o tráfego para o seu site
  • Seja consistente, crie diretrizes de marca e siga-as ao criar conteúdo
  • Crie um blogue, exponha o seu trajeto e seja transparente
  • Utilize o TikTok para apresentar casos de utilização do produto
  • Crie um calendário de conteúdo e cumpra o mesmo
  • Associe produtos ao Google Shopping (certifique-se de que segue as diretrizes de elegibilidade)
  • Aproveite o poder de ferramentas de IA para converter ativos existentes prontos para anúncios
  • Crie testes A/B com diferentes tipos de anúncios
  • Peça aos seus amigos e familiares que ajudem a promover o site
  • Integre marketing de influência e aborde influenciadores com um público que inclua os seus potenciais clientes
  • Adira a grupos do Facebook, mas não faça publicidade descarada; seja acessível e movido por uma história
social traffic

Saiba mais sobre marketing de redes sociais.

3. Utilize promoções

A criação de promoções pode ser essencial para a aquisição de clientes. Como novo negócio, cada vez mais marcas estão em contacto com consumidores todos os dias, seja nos feeds das respetivas redes sociais ou noutros pontos de contacto digitais. Isto também significa que a concorrência é feroz!

Para captar a atenção, experimente criar promoções. Pode testar diferentes tipos de promoções, como oferecer descontos, utilizar uma promoção “compre X, leve Y” e oferecer envio gratuito, entre outros.

Pode associar promoções a banners e dar-lhes um limite de tempo para criar uma sensação de urgência. Para utilizar promoções corretamente, certifique-se de que:

  • Testa diferentes tipos de promoções para saber o que funciona melhor para o seu público-alvo
  • Utilize um preço de referência como âncora para apresentar preços antes e depois
  • Comunique promoções através de canais de redes socias
  • Utilize hashtags relevantes nas suas redes sociais para alcançar o público ideal
  • Adicione um banner à página inicial para anunciar as promoções
  • Crie uma sensação de urgência ao realizar promoções de tempo limitado
sale

4. Utilize notificações de prova social

Com uma app de prova social, pode apresentar interações com clientes em tempo real, como compras, cliques e registos. Uma plataforma como o Fomo pode tirar proveito do poder da prova social para aumentar conversões ao apresentar atividades de clientes recentes, deste modo aumentando a credibilidade e a confiança entre potenciais clientes.

Como pode aplicar isto no seu site? É simples, siga esta lista de verificação:

  • Instale o Fomo na sua loja online
  • Subscreva um plano no Fomo
  • Associe as suas contas de redes sociais para partilhar a automatização de prova social
  • Crie uma mensagem personalizada
  • Visualize as interações dos clientes, como cliques, comentários, passagens com o rato, testemunhos de clientes e outras ações com o pop-up de prova social.
social proof

5. Simplifique o seu processo de finalização de pagamento

A satisfação do cliente deve ser a prioridade para criar uma experiência de compras online fantástica.

O que compõe uma boa finalização de pagamento? Criar confiança e conveniência para os compradores é fundamental. Seja transparente nos seus preços e políticas. Tenha uma navegação clara para orientar os utilizadores.

O foco consiste em fornecer um trajeto tranquilo sem obstáculos desnecessários. Esta abordagem visa fomentar um ambiente convidativo e apelativo aos utilizadores, garantindo que os clientes sentem confiança e conforto antes de clicar no botão Pagar.

Eis como fazê-lo:

  • Ofereça aos clientes uma opção de finalização de pagamento como convidado
  • Seja flexível ao fornecer várias opções de pagamento
  • Apresente de forma clara a sua política de cancelamento e devoluções
  • Adicione apelos à ação claros para garantir que o cliente nunca se perde
  • Evite pedir preenchimentos extensos de formulários e campos desnecessários
  • Não adicione elementos de design que possam causar distrações
  • Não tenha custos ocultos, mesmo adicionar portes de envio na finalização de pagamento pode fazer com que o cliente deixe o carrinho a meio.
checkout

Conseguir a sua primeira venda de e-commerce é apenas um ponto de partida

As vendas online podem ser competitivas, mas certamente não são complicadas. Se está a começar, seja paciente e faça o básico da forma correta. Mesmo que não tenha muito dinheiro para gastar em publicidade, a consistência e a estratégia certa podem ser o seu trunfo. Neste artigo, resumimos alguns fatores importantes a ter em consideração quando tenta realizar a sua primeira venda. Se tiver alguma questão, não hesite em entrar em contacto connosco.


Perguntas frequentes (FAQs)

  • Como posso vender o meu primeiro produto?

    Para vender o seu primeiro produto, tem de obter os cinco aspetos certos de vendas online que também servirão de base para a sua estratégia de aquisição e retenção de clientes. Utilize as seguintes técnicas de venda online:

  1. Otimize os seus anúncios de produtos
  2. Desenvolva uma estratégia de tráfego
  3. Utilize promoções
  4. Implemente uma app de prova social
  5. Simplifique o seu processo de finalização de pagamento.
  • Como posso aumentar as minhas vendas?

    Fazer uma venda exige gastar dinheiro em anúncios. No entanto, pode experimentar algumas coisas para criar uma presença melhor nas redes sociais, utilizar SEO no seu conteúdo de blogue e utilizar uma app de prova social como o FOMO.

  • Como posso atrair clientes?

    A forma mais fácil de atrair clientes é através de promoções e descontos. Experimente publicitar os seus produtos nas redes sociais com várias promoções e veja os resultados.

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