Support Center

Na Jumpseller pode configurar facilmente o MB WAY & Ref. Multibanco

Aprenda de que forma pode integrar o MB WAY e referência Multibanco com a sua loja Jumpseller através do sistema SIBS. A SIBS é uma plataforma internacional de processamento de pagamentos de empresas, que revolucionou as Caixas Automáticas e criou o MB WAY, abrangendo mais de 300 milhões de utilizadores.

Nota: A plataforma Jumpseller ainda não tem integração para cartões de crédito com a SIBS.


Abertura de Conta

Para poder configurar o MBWay e Referência Multibanco é necessário que possua uma conta com a SIBS. Poderá abrir esta conta através das seguintes entidades: Millennium, CGD, REDUNIQ ou SIBS Forward.

Com a REDUNIQ e SIBS Forward poderá receber os fundos em qualquer banco.

Nota: Normalmente, é necessário esperar até 10 dias úteis para receber as credenciais da sua conta.


Configuração

Após ter recebido os dados de acesso à sua conta SIBS, pode fazer a configuração do método de pagamento na sua loja Jumpseller:

  1. No seu Painel de Administração, clique em Definições > Pagamentos.

    definições
  2. Escolha o método de pagamento que pretende adicionar: MB WAY (SIBS) ou Multibanco (SIBS) e clique em “Adicionar Método”.

    adicionar método
  3. Aceda ao website de gestão da sua conta SIBS com os dados de acesso que recebeu no seu email.

    aceder website
  4. Caso não saiba o número do seu Terminal SIBS, clique em SIBS Payment Gateway 2.0 > vTerminal, copie o valor da coluna de TPA e cole no campo Terminal SIBS na página de configuração do método de pagamento SIBS na Jumpseller.

    tpa
  5. Na barra de navegação clique em SIBS Payment Gateway 2.0 > Credenciais, digite um nome para identificar esta credencial (o nome da sua loja por exemplo), seelcione como Perfil: “Gerente (SPG)” e selecione o número do seu terminal de pagamento que colou na página da Jumpseller. Finalmente, clique em Confirmar, “Copiar token”, e cole o token no campo “Token de autorização” na página da Jumpseller.

    adicionar credenciais copiar token
  6. Na página de configuração da SIBS da Jumpseller, copie o URL que encontra no parágrafo em baixo do campo “Segredo para webhook”, com o formato https://loja.exemplo.com/checkout/sibsv2/ipn

    segredo para webhook jumpseller
  7. Na barra de navegação da SIBS clique em SIBS Payment Gateway 2.0 > Webhooks > Adicionar webhook.

    add webhook
  8. Será redirecionado para uma página, onde poderá começar por colar o URL que copiou da sua página de configuração. De seguida, ative o Tipo de notificação para “Referência MB” e “MB WAY”. Por fim, copie o segredo apresentado, digite o seu email (de forma a poder receber avisos caso o webhook não esteja a funcionar corretamente) e clique em Criar webhook.

    Nota: É possivel configurar o MB WAY e Multibanco (SIBS v2) utilizando dois webhooks diferentes, pode ler mais aqui.

    Webhook ready
  9. De seguida, volte à sua página de configuração do método SIBS desejado e cole o segredo obtido no passo anterior no campo “Segredo para webhook”

  10. Uma vez preenchidos os restantes campos (Entidade multibanco para onde pretende que os pagamentos sejam recebidos, e o client id que terá sido enviado para o seu email em conjunto com as credenciais de acesso website de gestão da SIBS), clique no botão Gravar, no canto superior direito.

    Last page

Para configurar o outro método de pagamento da SIBS, basta adicioná-lo na página de métodos de pagamento da Jumpseller, e colocar as mesmas informações que colou no primeiro método. No caso do método de pagmento Multibanco, pode ainda escolher o número de dias até que a referência de pagamento expire.

Note que para o MB WAY funcionar corretamente, é necessário efeturar a recolha de informação de telefone. Para isso, no seu Painel de Administração, aceda a Definições > Checkout. Descendo na página até à secção Campos do Sistema, na coluna Mostrar Campos e Campos Obrigatórios, deve ativar a opção Telefone.

activate phone

Testar webhook

Após ter configurado um métedo de pagamento SIBS v2, pode testar os webhooks definidos.

  1. Na barra de navegação da SIBS, clique em SIBS Payment Gateway 2.0 > Webhooks.

    Go_to_configuration
  2. Uma vez na secção de webhooks, clique em Ações > Teste.

    Test webhook button
  3. Finalmente, clique em Testar.

    Test webhook
  4. Se tudo estiver corretamente configurado os campos “Notificação Enviada” e “Resposta” serão preenchidos. Caso exista algum problema um pop-up surgirá com uma mensagem de erro.

Corretamente configurado Inválido
Webhook working Webhook invalid

Configurar diferentes webhooks

É possível configurar o MB WAY e Multibanco (SIBS v2) utilizando dois webhooks diferentes, e consequentemente, diferentes credenciais. Para isso precisa de configurar os webhooks da seguinte maneira:

  1. Ao adicionar um webhook no website de gestão da sua conta SIBS (passo 8 da configuração), deverá escolher apenas o método que deseja adicionar.

  2. Para além disso, ao colar o URL que encontra no parágrafo em baixo do campo “Segredo para webhook” na página de método de pagamento com o formato https://loja.exemplo.com/checkout/sibsv2/ipn (rever passo 6 da configuração), deverá adicionar o seguinte texto dependendo do tipo de método de pagamento:
    • Mbway: ?pm=mbway
    • Multibanco: ?pm=mb
    Test webhook
  3. Desta maneira internamente saberemos qual o método que está a ser usado e por consequente a credencial adequada. No final deverá ter algo como o apresentado na imagem a seguir: Test webhook

Se necessitar de mais ajuda, contacte a SIBS: onboarding@sibs.pt ou contacte-nos em qualquer altura.

Comece a vender connosco!

Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.