Mesmo para uma pequena empresa, existem muitos motivos para adotar métricas, relatórios e análises. Na verdade, os dados podem ajudá-lo a entender onde certos esforços de marketing funcionam, onde melhorar as vendas e como simplificar os pontos fracos do cliente. Ao investir na sua infraestrutura de dados, verá uma grande mudança - tudo com a ajuda de algumas das seguintes ferramentas.
Nota: existem milhares de serviços, plataformas e produtos disponíveis como proprietário de uma empresa e inúmeras formas de otimizar as suas ofertas, portanto, este artigo não pretende ser abrangente. Em vez disso, destina-se a capacitar o proprietário de uma empresa que poderá fazer alguns investimentos na sua estratégia de dados para descobrir padrões que levem a mais vendas e poupanças.
Google Analytics
Quer análises e revisões detalhadas do seu site? Use o Google Analytics para descobrir dados que de outra forma não seriam visíveis. Aqui, poderá segmentar o seu público, ver como eles chegaram ao seu site e quais os dispositivos utilizados. Esses insights irão ajudá-lo a entender onde investir o seu orçamento de marketing e onde otimizar o seu site.
Google Search Console
O Search Console é uma ótima forma de ser descoberto nas SERPs (Página de Resultados do Motor de Busca). Se quiser que a sua loja apareça para um determinado termo - quando alguém pesquisa, “puzzles infantis de animais”, por exemplo - o Search Console é o seu novo melhor amigo! O Search Console ajuda-o a determinar o desempenho das suas palavras-chave e como melhorar as suas classificações. Existem outras ferramentas pagas, como SEMrush, que pode fazer parceria com o Search Console para encontrar oportunidades de palavras-chave ainda melhores e ver onde a sua concorrência está.
GoogleMyBusiness
O Google My Business é uma forma rápida e fácil de obter insights de dados de negócios e presença extra nas SERPs. Uma ferramenta importante para proprietários de empresas locais e distribuidoras, o Google My Business demonstra imediatamente estes pontos-chave: visualizações da listagem de empresas, fonte de descoberta, ações do cliente e interações dos clientes com a sua ficha do GMB. Os clientes podem até ligar, enviar mensagens e visitar o seu site através da sua listagem.
MailChimp
Embora existam outras opções de e-mail voltado para o cliente, o MailChimp é uma interface intuitiva, fácil de usar e divertida que ajuda a interagir com os seus clientes em cada etapa. Assim que começa a enviar e-mails, pode obter insights dedicados para cada cliente no seu funil de marketing. Poderá ver a atividade do subscritor num alto nível: taxas de abertura, taxas de clique e taxas de cancelamento de subscrição. Pode interagir com os clientes aqui e enviar e-mails personalizados e automáticos para garantir que o seu público ou clientes recebem a mensagem certa, dependendo do seu perfil.
Métricas do Painel do Jumpseller
Se pensa abrir uma loja online, mas não sabe como usar os seus dados, não se preocupe! O nosso painel demonstra os principais momentos e estatísticas de compra, como tendências de vendas. Com o Jumpseller, pode identificar tendências de vendas e perceber os períodos importantes que os visitantes converteram em compradores. Também pode verificar o histórico de pedidos, o motivo por detrás desse resultado, para que possa repetir o processo novamente.
Google PageSpeed Insights
Se deseja usar dados para sugerir otimizações que podem ser feitas no seu site, verifique o Google PageSpeed Insights. O serviço gratuito analisa o desempenho da sua loja online - tanto em computadores quanto em dispositivos móveis - e faz sugestões para a otimização do site.
Por que usar o PageSpeed Insights? Bem, se a sua loja ou site tem um carregamento lento, os seus clientes vão desaparecer!
Então, após implementar todas essas ferramentas, como é que elas podem lhe ajudar?
4 Formas de Integrar Dados Com a Sua Pequena Empresa
Aqui estão quatro formas de aproveitar as suas descobertas de dados para tomar melhores decisões na sua empresa. Alguns dos benefícios que verá quando começar a aproveitar os seus próprios dados de negócios.
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Melhor análise do comprador
Os seus dados irão ajudar a construir as suas buyer personas ou perfis de comprador. Procure descobrir as preferências dos seus clientes, como os seus produtos preferidos ou horários de compras. Esses insights certamente terão um impacto positivo nas suas operações.
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Melhor apoio ao cliente
O apoio ao cliente desempenha um papel importante no ecommerce. É mais fácil reter clientes do que adquirir novos. Os clientes fiéis até gastam mais do que os novos clientes. Para manter os seus clientes satisfeitos, use os seus insights de dados para rastrear os tempos de entrega ou os níveis de satisfação do cliente, para ajudar a sua organização a identificar problemas antes que o cliente se envolva.
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Experiência personalizada do cliente
A personalização é muito importante para o ecommerce. É o novo normal. Os seus dados podem fornecer insights sobre o comportamento e a demografia do cliente, o que cria experiências mais personalizadas. Use estratégias como o envio de e-mails com descontos personalizados e ofertas especiais, ou use recomendações de compras personalizadas.
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Melhor publicidade direcionada
Apresente anúncios direcionados ou campanhas de redirecionamento, pois diferentes clientes desejam mensagens diferentes/relevantes. Talvez já esteja a usar alguns, se usar anúncios direcionados em redes sociais.
Dicas e Truques de Dados
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Certifique-se de que pode recolher dados, conforme exigido pelo RGPD.
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Crie programas de dados que agreguem valor ao cliente, não apenas ao seu negócio.
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Mantenha os seus conjuntos de dados pequenos e dentro da sua área de especialização. Há muito o que analisar, então considere apenas os pontos que importam.
Esperamos que esta lista tenha sido útil! Veja mais ferramentas para a sua loja otimizada aqui. Há alguma ferramenta que julgue que devemos adicionar aqui? Diga-nos!