Tendências de design para a sua loja de e-commerce em 2023

Se está a iniciar o seu negócio de e-commerce, ou à procura de formas de renovar o seu site, este artigo cobre as principais tendências de design para 2023.

Tendências de design para a sua loja de e-commerce em 2023

Desde experiências de compras automatizadas até interfaces de utilizador melhoradas, as preferências dos consumidores em e-commerce estão sempre a mudar. À medida que procura outras montras e concorrentes, pode ver lojas online com um aspeto drasticamente diferente da sua.

Através da utilização da imagem de marca e comunicação visual, os melhores sites de e-commerce destacam-se. O investimento no design gráfico para os respetivos sites pode ajudar a reter clientes por períodos de tempo mais prolongados.

1. Motion Graphics para produtos

Existem várias opções para uma marca apresentar o seu produto online. A menos que tenha uma montra física, o seu site e páginas de produtos podem ser o primeiro ponto de contacto dos seus clientes com os seus artigos.

No passado, simples fotos ou renders eram suficientes para dar asas à imaginação de um comprador e suscitar interesse no produto. No entanto, a falta de alinhamento frequente entre o que era anunciado online e o que era enviado aos clientes afetou a indústria do e-commerce ao longo dos anos.

Os motion graphics ajudam a resolver o problema da indústria do e-commerce ao fornecer uma experiência de compras elevada. Com os motion graphics, as empresas podem apresentar produtos de forma mais fluida. Especialmente nas indústrias do vestuário e lazer desportivo, nunca é impossível sublinhar suficientemente estes benefícios.

Os efeitos visuais, como motion graphics, podem ajudar os compradores a compreender as respetivas compras e fornecer aos mesmos informações detalhadas para o aumento das conversões e a diminuição das devoluções.

product-design

2. Novos estilos de disposição

As disposições de grelha quadradas têm sido a disposição mais popular para sites de e-commerce e, embora as linhas e colunas forneçam uma disposição estruturada do conteúdo e, na maioria dos casos, uma experiência de pesquisa mais fácil, há mérito na mudança das coisas para que se destaquem.

Adicionalmente, quando dispõe produtos com diferentes tamanhos, pode dar foco a artigos que pretende destacar. Isto permite-lhe dar destaque aos produtos mais vendidos, sem ter de criar avisos explícitos para estes artigos.

Ao renunciar da disposição em grelha, pode tornar a sua marca mais moderna. Se pretende posicionar-se entre um público mais jovem ou dar passos na indústria da moda, pode fazer sentido explorar esta tendência.

No entanto, o abandono da disposição em grelha é melhor para marcas com uma gama limitada de produtos. Quando os clientes não conseguem encontrar os produtos que encontram, é o pior pesadelo para especialistas em e-commerce.


3. Landing pages de produtos

Os antigos sites de e-commerce operavam com a suposição de que vários utilizadores Web queriam aceder à página inicial e depois navegavam para os produtos que procuravam. Alguns utilizadores continuam a valorizar a página inicial, mas as tendências de design estão a favorecer várias landing pages de produtos em vez de uma página inicial dedicada.

Uma vez que grande parte das vendas de e-commerce são agora, em grande parte, incentivadas pela publicidade e redes sociais, vários visitantes nunca chegam a ver a página inicial. Estas novas landing pages são lojas por si só, encaminhando o cliente para a compra do produto em destaque na landing page.

Essencialmente, estas páginas de produto funcionam como páginas mais pequenas em categorias de produtos específicas. No design do seu site, crie ligações para estas categorias para que os utilizadores possam ver produtos semelhantes ou sugeridos.

Quando feito corretamente, estas landing pages devem fornecer não só todas as informações do produto a ser apresentado a potenciais clientes, mas também a missão e visão da sua empresa.

landing-page

4. Design de menu vertical

Uma vez que o e-commerce foi originalmente concebido para computadores de secretária ou portáteis, os menus horizontais têm sido a norma do e-commerce. No entanto, 68% dos utilizadores visita sites através de dispositivos móveis e as plataformas de e-commerce têm de ser compatíveis com dispositivos móveis.

Inicialmente, as empresas começaram a criar sites responsivos para diferentes tamanhos de ecrã. Depois de anos de dados de utilizadores, tornou-se evidente que os menus horizontais não funcionam bem em ecrãs de telemóveis estreitos. Agora, pode ter reparado num número crescente de sites de e-commerce com menus alinhados verticalmente.

Os menus verticais podem ser adicionados a qualquer lado da página e não ocupam espaço. Para vários utilizadores, os menus alinhados verticalmente são intuitivos. À medida que esta tendência cresce, estamos a ver sites de comércio importantes a utilizar menus horizontais para a navegação principal e menus verticais para a navegação secundária. É uma excelente forma de deixar uma boa impressão aos seus utilizadores e maximizar o espaço valioso que tem.


5. Comércio ecológico

Embora este conceito não esteja diretamente relacionado com o design gráfico, vale a pena mencionar. Ao processar encomendas, é recomendado que preste mais atenção às embalagens. Os clientes estão 60% mais dispostos a fazer compras a uma marca que apoia “práticas ecológicas”, como a produção de embalagens com materiais reciclados.

À medida que cria as suas embalagens, considere trabalhar com materiais que reduzem o impacto no ambiente. Algumas ideias são: bioplásticos, embalagens reutilizáveis e materiais não tóxicos. Pode ter de oferecer descontos aos seus clientes se estes agruparem os seus produtos com outras encomendas que possam ter realizado, havendo uma redução global de embalagens.

No entanto, o Comércio ecológico tem impacto nas escolhas que faz no seu site. Ao fornecer descrições completas dos produtos, fotos detalhadas dos produtos e até secções de comentários e críticas, estará a ajudar os clientes a compreender o produto que estão a comprar e, deste modo, evitar devoluções. Como o processamento, as devoluções também podem ter um efeito dramático no ambiente.

Ao integrar práticas de Comércio ecológico no seu site, pode ganhar mais dinheiro ao reduzir as devoluções e fazer com que os clientes valorizem os pontos de vista éticos da sua marca.


6. Compras nas redes sociais

As plataformas de redes sociais facilitaram imenso as compras online. Permitir que os clientes concluam as transações sem sair das redes sociais é um método seguro de aumentar as vendas. Na verdade, as publicações com compras nas redes sociais incentivam os seguidores a comprar e os compradores a seguir.

Devido à sua natureza visual, as vendas diretas no Instagram e Facebook são excelentes para compras online. Os canais das redes sociais aperceberam-se disto e estão a oferecer novas funcionalidades para lojas de e-commerce.

Adicionalmente, pode promover estas publicações no seu site de e-commerce. Ao incluir estas publicações no seu site, estará a incentivar compradores fiéis a segui-lo nas redes sociais.

social-media

7. Adote dicas de Fast Food

Desde o nascimento de serviços de entrega de refeições, as compras de fast food como a McDonalds e a Burger King têm tirado proveito do design gráfico que apela aos sentidos para vender produtos online. Quase todos os sentidos são estimulados ao encomendar um produto através destas plataformas e faria sentido adotar algumas dicas destes serviços para reforçar o design da experiência de utilizador do seu site.

Inicialmente, pode adicionar efeitos sonoros quando os clientes realizam compras ou adicionam artigos ao carrinho. Os efeitos animados ao passar o rato, esquemas de cores diversificados e fotografias de alta qualidade incutem uma sensação maravilhada aos seus compradores.

Independentemente de como optar por amplificar o produto para o seu público, certifique-se de que está relacionado com a marca. Por exemplo, se estiver a vender produtos de cuidado de pele, pode querer concentrar-se na textura das loções e produtos que vende. Imagens aproximadas e de alta qualidade juntamente com tipos de letra elegantes e cores calmantes são combinados para criar uma experiência sensorial que pode apelar a um cliente da mesma forma que uma loja física.


8. Efeitos de produtos interativos

A popularidade das tecnologias interativas com a RV e a RA tem explodido nos últimos anos. Com o aumento da popularidade, veio também o aumento da acessibilidade para negócios de pequenas e médias dimensões. Os sites com RV e RA podem ajudar os clientes a compreender os produtos antes da aquisição dos mesmos. Melhores experiências de compras conduzem a mais clientes, menos devoluções e compradores fiéis.

Indústrias como a moda, mobiliário e decoração de casas podem beneficiar significativamente da AR, RV e imagens a 3D. Nos próximos anos, a visão interativa será a nova normal para várias empresas. É melhor implementá-la agora, para que os seus clientes acreditem que a sua empresa é moderna e que pensa no futuro.

Em e-commerce, o fortalecimento do conjunto tecnológico é tão importante como atualizar o design gráfico.

Embora possa ser difícil determinar de que tendência deve tirar proveito, a solução mais fácil consiste em questionar o público de potenciais compradores, clientes e compradores fiéis para compreender o que podem querer ver. Ao ter em conta estas informações e aproveitar dados reais, poderá compreender que tendência ou conjunto de tendências será mais benéfico para a sua loja de e-commerce.

Comece a vender connosco!

Experimente grátis durante 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.