Segundo a Statista, em 2019, 155,5 milhões de pessoas na América Latina irão comprar bens e serviços online, um aumento dramático de 126,8 milhões em relação a 2016. Estes números são suportados em parte pelo aumento impressionante de conectividade, acesso a smartphones e crescente investimento em infraestrutura. Esta foi uma das descobertas de um estudo da IDC patrocinado pelo Paypal sobre comércio eletrónico na América Latina;

"A América Latina está-se a tornar um mercado cada vez mais importante em relação ao comércio eletrónico, pois seus consumidores desfrutam dos benefícios das compras on-line, juntamente com fatores como maior conectividade e aumento da confiança nos métodos de pagamento".

E-commerce in Latin America


Maior conectividade é a chave

Em 2012, cerca de 42% da população dos seis países pesquisados tinha acesso à internet. Estima-se que até ao final de 2018, mais de 60% o tenham. O Chile é o país com maior penetração (71%), seguido pela Argentina (68%) e pela Colômbia (66%). Hoje em dia, os utilizadores da Internet nesses países gastam cerca de 25 horas por mês na Internet, cerca de sete horas a menos que a média mundial. No entanto, esse número supera as 300 horas mensais dos segmentos de maior renda, um fator a ter em conta.


O que compram os latino-americanos?

Os produtos de maior procura variam de acordo com o país, mas algumas tendências podem ser observadas: vestuário, eletrodomésticos e produtos eletrónicos sempre tiveram penetração no mercado latino e têm uma tendência ascendente. Os colombianos preferem os itens de vestuário (69%), os brasileiros compram muitos eletrodomésticos (68%), produtos eletrónicos (67%) e cosméticos (54%), semelhantes aos chilenos que preferem eletrodomésticos e produtos eletrónicos (55%).

Se falamos sobre a compra ou o recrutamento de serviços na Internet, as reservas turísticas, bem como as vendas de bilhetes de transportes, reservas de hotéis, aluguer de automóveis, etc, são muito populares em todos os países, mas os colombianos estão à frente. Enquanto isso, os brasileiros preferem bilhetes de entretenimento; Os mexicanos são os principais consumidores de conteúdos online na região.


Que desafios existem no futuro do comércio eletrónico?

Embora os números pareçam encorajadores em geral para o comércio eletrónico, existem elementos que impedem o desenvolvimento mais rápido do setor. Os problemas no topo da lista são:

  • Segurança e privacidade: os colombianos temem a privacidade das informações tratadas, mas os números mostram que, pouco a pouco, estão a adaptar-se às novas tecnologias e a aumentar os padrões de segurança.

  • Métodos de pagamento: O Paypal continua a ser o serviço mais utilizado, mas soluções locais em cada país estão a ganhar terreno. No Chile, por exemplo, soluções como a Khipu surgiram como uma alternativa viável e confiável à Webpay, a empresa líder. Métodos de pagamento populares no Brasil, Mexico, Chile, e Colombia.

  • Serviços de logística: Os serviços de logística nos países pesquisados ainda não estão no nível desenvolvido dos EUA ou da Europa, o que ainda se reflete em serviços com alto custo e baixa confiabilidade. No entanto, novas entidades que melhorarão a qualidade do serviço estão a surgir rapidamente. Como funcionam o envio e o atendimento?