A criação de raiz da sua própria loja online é difícil. Ou precisa de muito dinheiro ou de muito tempo para ter êxito a longo prazo.
Além disso, atualmente, é extremamente competitivo. É por isso que se tiver algum orçamento, pode ser uma boa ideia comprar um negócio de e-commerce existente.
A vantagem é que alguns negócios de e-commerce existentes já estão de certa forma consolidados e pode expandi-los com mais facilidade do que criar um novo negócio de raiz.
No entanto, se não souber o que está a fazer, também fracassará e apenas perderá dinheiro em vez de criar um negócio.
Existem algumas regras fundamentais a considerar ao comprar um negócio de e-commerce. Se pretende saber quais são estas regras básicas, veio ao sítio certo.
Nesta publicação, verá os 8 aspetos mais importantes a considerar ao comprar um negócio de e-commerce.
Foque-se no lucro líquido e não no lucro total
Se analisar negócios online, a margem de lucro difere um pouco da de negócios SaaS (Software como um serviço).
Enquanto os negócios SaaS normalmente têm uma margem de lucro de cerca de 70% a 95%, não acontece o mesmo com negócios de e-commerce.
Se pretender comprar um negócio de e-commerce, não compre um negócio com receitas elevadas e uma margem de lucro baixa.
Afinal de contas, o que importa é o lucro líquido e não quanto vende.
Além disso, um negócio com uma margem de lucro baixa traz várias desvantagens.
Uma margem de lucro baixa também significa custos elevados de administração, muitas taxas e por aí fora.
Por fim, certifique-se de que se foca no lucro líquido e não no total das receitas.
Consulte a origem do tráfego
Antes de comprar um negócio de e-commerce, tem de compreender de onde vem o tráfego dessa loja.
É importante saber se o tráfego tem origem nas redes sociais, pesquisas pagas ou pesquisas orgânicas.
O negócio tem uma presença elevada nas redes sociais?
Além disso, tenha cuidado com lojas online que obtêm a maioria do tráfego de fontes de tráfego pagas.
Se for o caso, tem de compreender como publicar anúncios pagos. Caso contrário, não poderá manter os números de tráfego depois de comprar o negócio.
É sempre melhor e mais seguro se a maioria do tráfego vier de fontes orgânicas.
De acordo com o relatório de impacto económico, da Google, o tráfego de pesquisas orgânicas é 5 vezes mais importante do que o Google Ads.
Veja se o tráfego é sustentável
Este ponto vai de mão dada com a verificação das fontes de tráfego.
Para ter êxito a longo prazo, tem de verificar se o tráfego para a sua loja online é sustentável.
De modo geral, o tráfego orgânico é muito mais sustentável do que o tráfego pago.
Por exemplo, o tráfego orgânico pelo Pinterest é muito melhor do que tráfego pago através de Anúncios do Facebook.
Pense que a fonte de tráfego mais sustentável é a Pesquisa Google. Se a sua loja online tiver boas classificações no Google e a maioria do tráfego tiver origem na pesquisa do Google, não há problema.
Ver se as compras são sustentáveis
Como resultado de ver se o tráfego é sustentável, também tem de ver se as suas compras são sustentáveis.
Todos os anos, existe uma ou duas tendências que são um êxito durante alguns meses.
O que acontece depois?
Depois de alguns meses, já ninguém compra o produto.
Um bom exemplo é o Fidget Spinner, que foi um êxito durante 2 meses e do qual já ninguém fala hoje.
Quando compra um negócio de e-commerce, tem de ver se o produto se vai vender a longo prazo. Caso contrário, não faz sentido comprar o negócio.
Verifique fornecedores de serviços e outros parceiros
Se houver algum problema, por exemplo, com fornecedores ou outros parceiros, isto pode afetar o desempenho do seu negócio e, no final, irá custar muito dinheiro.
Por este motivo, certifique-se de que não há problemas de logística, como fornecedores, empresas de envio ou outros programas de parceiros como programas de afiliação.
Descubra o motivo pelo qual o negócio está à venda
Isto é um dos aspetos mais importantes a considerar ao comprar um negócio de e-commerce.
Na maioria dos casos, os negócios de e-commerce são vendidos porque os vendedores pretendem focar-se noutros projetos ou deixar o negócio porque pretendem desfrutar da sua vida.
No entanto, normalmente, um negócio de e-commerce está à venda porque o vendedor sabe que não tem muito valor.
Neste caso, o vendedor apenas pretende enganá-lo.
Tenha sempre cuidado e descubra o motivo pelo qual um negócio de e-commerce está à venda.
Encontre um método de avaliação do negócio
Para avaliar o negócio, precisará de um método de avaliação do negócio.
A forma mais fácil de determinar se vale a pena comprar o negócio consiste em calcular quanto tempo demorará a recuperar todo o investimento com o lucro líquido mensal existente.
Por exemplo, vamos supor que uma empresa ganha 20 000 € por ano e acaba por comprá-la por 40 000 €.
Neste caso, demoraria 2 anos a recuperar o seu investimento inicial.
De modo geral, não recomendo comprar uma empresa na qual este multiplicador é superior a 2,5.
Caso contrário, demorará muito tempo a lucrar, o que não é uma vantagem, uma vez que o mercado de e-commerce pode mudar com rapidez.
Além disso, tenha em atenção que pode aumentar as vendas e o lucro depois de comprar o negócio. Como tal, pode atingir o equilíbrio com mais rapidez.
Determine se consegue melhorar o desempenho do negócio
Na maioria dos casos, quando compra um negócio, pretende melhorar o desempenho do mesmo.
Assim, primeiro tem de ver se é possível.
Será fácil aumentar o lucro líquido ou existem obstáculos?
De modo geral, se pretende aumentar o lucro líquido, tem 2 opções:
-
Pode aumentar o total da faturação
-
Pode reduzir os seus custos
Por isso, antes de comprar um negócio de e-commerce, verifique estes aspetos:
Reduzir os seus custos: Veja se é possível obter um desconto dos fornecedores. Por exemplo, pode obter um desconto em encomendas grandes.
Marketing melhor: Veja se é possível melhorar o marketing de um negócio de e-commerce existente. Por exemplo, pode haver técnicas de marketing pouco utilizadas ou poderá apenas melhorar o design da loja online.
Aumentar o número de canais de vendas: Pode ver se todos os canais de vendas disponíveis são utilizados. Caso não estejam a ser utilizados, verifique outros canais de distribuição que pode utilizar para aumentar as vendas.
Reduzir o custo de outras despesas: Veja se é possível reduzir outras despesas como custos de subscrição de software.