Como obter um relatório de pesquisa no Google Analytics ao usar o Jumpseller
Já alguma vez se perguntou que tipo de produtos seus clientes procuram quando visitam sua loja? Neste artigo, mostraremos como obter um relatório d...
Esta documentação fornece um guia abrangente sobre os relatórios avançados disponíveis para os comerciantes da Jumpseller no plano Advanced. Estes relatórios permitem que aprofunde o desempenho da sua loja, analise o comportamento do cliente e obtenha insights valiosos para otimizar suas estratégias de negócios.
Quase todos os relatórios têm este menu no topo, onde pode selecionar um intervalo de datas para ver os dados. Oferecemos duas opções:
Intervalos padrão (últimos 7 dias, últimos 30 dias, últimos 90 dias, trimestre até a data, Black Friday até Cyber Monday, e mais).
Datas personalizadas, onde pode clicar numa data no calendário para ser o ponto inicial e, novamente, para selecionar o ponto de término.
Aqui pode ver a progressão no tempo de uma determinada métrica durante o período selecionado, comparado com o período anterior.
Para detalhar mais ou menos este gráfico, o que poderá ajudar a identificar picos ou quedas nas vendas, pode selecionar o intervalo dos dados em dias, semanas ou meses:
Para ajudar a analisar as nossas tabelas, pode clicar em qualquer um dos títulos das colunas para ordenar por ele na seguinte ordem:
Há também um indicador visual que informa por qual coluna a tabela está atualmente ordenada, bem como o tipo de ordem (decrescente - seta para baixo, crescente - seta para cima, sem seta - ordem padrão).
Por definição, a tabela será ordenada pelo mês mais recente / maior volume de vendas (dependendo do relatório que está a visualizar).
No canto superior direito do relatório, verá um botão “Exportar”.
Ao clicar, enviaremos para o seu e-mail um link para transferir um ficheiro CSV com os dados do relatório da tabela, com base no período que selecionou para o relatório. Esteja ciente de que o link de download expira após 7 dias.
O objetivo principal deste relatório é fornecer uma visão focada e organizada dos dados de vendas dos seus produtos, permitindo que entenda rapidamente quais produtos estão a ser vendidos, gerir o reabastecimento de stock e tomar decisões informadas para otimizar as suas operações comerciais e aumentar a satisfação do cliente.
Nota: Apenas produtos vendidos durante o período selecionado são exibidos nesta tabela.
Nome da coluna | Descrição |
Produto | Nomes dos produtos vendidos durante este período. |
Estado | Estado dos produtos vendidos (disponível, não disponível, desativado) |
Nº de Encomendas | Número de encomendas pagas durante este período. |
Itens vendidos | Número de produtos vendidos durante este período. |
Total | Valor total dos produtos vendidos durante este período. |
Importante: Antes de começar a usar este relatório, deve definir um custo para os seus produtos, caso contrário, não conseguirá ver os insights. Apenas vendas realizadas após definir o custo do produto serão exibidas.
O objetivo principal deste relatório é fornecer uma análise abrangente e orientada por dados do desempenho dos produtos da loja, rentabilidade e tendências de vendas. Ao consolidar métricas essenciais e visualizações num único relatório, ele visa capacitar os gerentes de loja e tomadores de decisão com insights acionáveis para otimizar as suas operações e impulsionar o crescimento dos negócios.
O relatório começa com uma visão geral das 3 principais métricas que pode levar em consideração rapidamente:
Aqui pode ver a progressão no tempo do seu lucro para o período selecionado, comparado com o período anterior.
Dependendo do intervalo de datas escolhido, terá certos pontos com um “*” neles, indicando que estão incompletos (exemplo: exibir um valor semanal, apesar de o intervalo ter começado numa quarta-feira).
A tabela de Lucro por produto exibe o seu lucro bruto por produto para o intervalo de datas selecionados. Pode facilmente pesquisar por produto, categoria e intervalo de % de lucro. Bem como ordenar por cada coluna clicando nelas.
Nota: Este relatório rastreia os seus dados de vendas com base nos detalhes do produto no momento da compra. Se modificar estes detalhes posteriormente, como renomear um produto ou alterar sua categoria, tanto os detalhes originais quanto os atualizados podem aparecer na tabela, dependendo do intervalo de datas escolhido.
Lembrete: Apenas produtos que tiveram o seu custo registado no momento em que foram vendidos aparecerão aqui. Por essa razão, pode notar uma discrepância entre os números de vendas líquidas exibidos no seu relatório de vendas e no relatório de lucro. Para obter insights dos seus relatórios de lucro, deve adicionar um custo por item aos seus produtos e aguardar novas vendas.
Para cada produto que teve custo registado no momento em que foi vendido, verá as seguintes informações:
Nome da coluna | Descrição |
Produto | Nome do produto e um link para editá-lo |
Custo | O valor definido no campo de custo dentro de cada página de produto |
Lucro | Preço de venda do produto - custo do produto - descontos |
Margem de lucro | A margem de lucro em cada produto durante este período. |
Itens vendidos | O número de vezes que o produto foi vendido durante o período selecionado. |
Total de Vendas | O valor total do produto vendido em encomendas pagas durante este período. |
Lucro bruto | O lucro total obtido com o produto durante este período. É calculado como (valor total de vendas - custo do produto * número de produtos vendidos) |
Comece por verificar a coluna de margem de lucro, onde encontrará 2 ocorrências comuns:
Produtos que têm uma margem de lucro alta, mas não são vendidos muitas vezes
Estes produtos têm muito potencial, mas não estão a ser vendidos tanto quanto gostaria. Considere reduzir o preço/criar uma promoção, pois tem uma grande margem para ajustar.
Produtos que têm uma margem de lucro baixa e são vendidos muitas vezes
Estes produtos são os seus best-sellers. Se puder reduzir os custos, mesmo que um pouco, isso terá um grande impacto no seu lucro final.
Filtre por intervalos de margem de lucro para ajudá-lo a focar nos produtos com maior/menor margem de lucro e compará-los para encontrar insights.
O objetivo principal deste relatório é obter uma compreensão abrangente da composição da sua base de clientes e das contribuições relativas dos clientes novos (primeira vez que compram) e recorrentes para o desempenho geral das suas vendas.
Este insight é crucial para desenvolver estratégias direcionadas para otimizar a aquisição, retenção e crescimento a longo prazo de clientes.
Termos importantes:
Clientes novos - Clientes que realizaram a sua primeira encomenda paga na sua loja. Em casos raros, visitantes podem usar diferentes endereços de e-mail ou números de telefone para duas compras diferentes, sendo assim, serão contados como dois clientes novos.
Clientes recorrentes - Clientes que fizeram mais de uma encomenda paga no seu site.
O relatório começa com uma visão geral das 4 principais métricas que deve levar em consideração rapidamente:
Número total de clientes novos - Quantos clientes novos teve durante este período.
Vendas totais de clientes novos - Valor total das encomendas pagas por clientes novos durante este período.
Número total de clientes recorrentes - Quantos clientes recorrentes teve durante este período.
Vendas totais de clientes recorrentes - Valor total das encomendas pagas por clientes recorrentes durante este período.
Aqui pode ver a progressão no tempo das suas vendas vindas de clientes novos vs. recorrentes para o período selecionado.
Dependendo do intervalo de datas escolhido, terá certos dados com um “*” neles, indicando que estão incompletos (por exemplo ao exibir um valor semanal, e o intervalo começou numa quarta-feira).
A tabela de Clientes novos vs Recorrentes mostra quantas vendas cada tipo de cliente fez durante o intervalo de datas selecionado.
Para cada mês que teve encomendas pagas, verá as seguintes informações:
Nome da coluna | Descrição |
Período | Intervalo de tempo escolhido dividido em intervalos menores. |
Tipo de cliente | Distinção entre o tipo de cliente que os valores mostrados representam |
Número de clientes | Número de visitantes que pagaram por um pedido durante este período. |
Número de encomendas | Número de encomendas pagas durante este período. |
Média de vendas por cliente | Valor médio das encomendas pagas por cliente |
Total de vendas | O valor total das encomendas pagas durante este período. |
Para ajudá-lo a focar-se num tipo específico de cliente, também pode filtrar por cada tipo. Clique no campo “Todos os clientes” e selecione “clientes recorrentes” ou “novos clientes ”.
Depois de selecioná-lo, apenas esse tipo de cliente aparecerá na tabela. Selecione “Todos os clientes” para voltar à tabela original.
Aqui estão algumas sugestões que podemos dar:
Comece por verificar o número de clientes por tipo a cada mês para entender se são os recorrentes ou os novos que estão a trazer mais vendas para sua loja.
Compare os valores de “Média de vendas por Cliente” entre clientes novos e recorrentes para avaliar se os clientes recorrentes tendem a gastar mais ou menos, em média.
Procure por tendências ou padrões nos dados ao longo de vários períodos para entender mudanças no comportamento dos clientes e no desempenho das vendas.
Combine insights desta tabela com outras fontes de dados ou relatórios para obter uma compreensão mais abrangente do comportamento dos clientes e da dinâmica das vendas.
Veja as colunas “Nº de Clientes” e “Nº de Encomendas” para avaliar o volume de clientes e pedidos para cada tipo de cliente durante o período definido.
O principal objetivo deste relatório é obter uma compreensão abrangente dos canais de onde provém a sua base de clientes para o ajudar a decidir onde deve investir mais ou reduzir o orçamento.
Este conhecimento é importante para o desenvolvimento de estratégias direcionadas para otimizar a aquisição, retenção e crescimento a longo prazo dos clientes.
Terminologias importantes:
Origem do Referenciador - Representa a categoria geral ou a origem do tráfego, como motores de busca, redes sociais ou visitas diretas. Dá-lhe uma visão de alto nível dos canais que estão a gerar mais tráfego para a sua loja.
Nome do Referenciador - Trata-se de uma análise mais detalhada dentro de cada fonte, identificando a plataforma ou o site exato (por exemplo, Google, Facebook, Instagram) que referenciou o cliente. Este pormenor permite obter informações detalhadas sobre quais as plataformas específicas mais eficazes.
O relatório começa com uma visão geral das 3 principais métricas que deve ter em conta num relance:
Número Total de Encomendas - Número de encomendas que foram criadas durante este período. A comparação percentual na parte superior baseia-se no período de tempo anterior.
Origem do Principal Referenciador: Número de encomendas provenientes do principal referenciador.
Nome do Principal Referenciador - Número de encomendas provenientes do nome do principal referenciador.
Aqui pode ver a progressão no tempo das suas vendas provenientes de diferentes fontes de tráfego para o período selecionado.
O número de etiquetas/linhas apresentadas depende do número de fontes de tráfego com encomendas criadas para o período selecionado.
Dependendo do intervalo de datas escolhido, alguns pontos de dados terão um “*”, indicando que estão incompletos (exibindo um valor semanal, apesar de o intervalo ter começado numa quarta-feira por exemplo).
Antes de apresentar a tabela, há um resumo com uma visão geral das métricas críticas que deve ter em conta num relance:
Taxa de conversão do carrinho - Apresenta a taxa de conversão global do carrinho: (Número total de encomendas pagas/Número total de encomendas criadas). Isto indica-lhe a percentagem média de encomendas criadas que são pagas.
Média de vendas por Nome do Referenciador - Indica a média geral de vendas para cada nome de referenciador: (Valor total de vendas / Número total de clientes).
AOV por nome de referenciador - Indica quanto os clientes estão a gastar em média por encomenda em geral: (Valor total das vendas / Número total de encomendas pagas).
A tabela de Aquisição de clientes mostra quantas vendas cada tipo de canal de tráfego gerou durante o intervalo de datas selecionado e uma alteração percentual em comparação com um período anterior.
Para cada canal que tenha registado encomendas pagas, são apresentadas as seguintes informações:
Nome da coluna | Descrição |
Fonte da referência | Plataforma ou site específico que referenciou os clientes. |
Tipo de Referência | Nome da categoria geral ou origem do tráfego (ex.: motores de busca, redes sociais, visitas diretas). |
Número de encomendas | Número de encomendas criadas durante o período selecionado. |
Adicionado ao carrinho | Número de encomendas na fase de carrinho durante este período. |
Pendente | Número de encomendas que estão pendentes de pagamento durante este período. |
Encomendas Abandonadas | Número de encomendas abandonadas (não foram pagas antes de expirarem) durante este período. |
Encomendas Pagas | Número de encomendas pagas durante este período. |
Taxa de Conversão do Carrinho | Percentagem do total de encomendas que foram pagas: (Número de encomendas pagas / Número de encomendas criadas). |
Total de Vendas | O valor total das encomendas pagas. |
AOV (Valor médio das encomenda) | Quanto é que os clientes gastam em média por encomenda: (Valor total das vendas / Número total de encomendas pagas). |
Para o ajudar a concentrar-se num tipo específico de cliente, também pode filtrar por ele. Clique no campo “Todos os tipos de referenciadores” e selecione um deles para obter uma visão mais clara de tipos específicos de referenciação de tráfego.
Depois de o ter selecionado, apenas esse tipo de referência de tráfego será apresentado na tabela. Selecione “Todos os tipos de referenciadores” para voltar à tabela original.
Aqui estão algumas sugestões que podemos dar:
Comece por verificar a origem de referência com mais encomendas pagas, esse canal deve ser priorizado na gestão do orçamento de marketing.
Analisar a taxa de conversão do carrinho de compras para identificar se existem potenciais dificuldades no processo de compra. Uma queda significativa pode indicar a necessidade de reduzir o número de campos exigidos no checkout ou um ajuste na segmentação.
Tente aperfeiçoar a seleção de público-alvo e o conteúdo das mensagens para as fontes de tráfego com baixa taxas de conversão de carrinhos. Os clientes provenientes dessas fontes podem não estar muito inclinados a efetuar uma compra de imediato.
Considere aumentar o orçamento das fontes de tráfego com maior AOV e diminuí-lo (ou, pelo menos, reduzir o custo por aquisição) para as fontes com menor AOV.
Procurar tendências ou padrões nos dados ao longo de períodos de tempo superiores para compreender as alterações no desempenho das diferentes fontes de tráfego.
Combine as informações desta tabela com outras fontes de dados ou relatórios para obter uma compreensão mais abrangente do comportamento do cliente e da dinâmica de vendas.
Dependendo do número de vendas da sua loja, o relatório demorará mais para carregar. No entanto, após carregar pela primeira vez em cada sessão, será muito mais rápido, então não se preocupe se demorar mais do que o esperado na primeira vez.
Também nos pode contactar a respeito dos relatórios que tem, para que possamos dar algumas orientações sobre como interpretar melhor seus dados.
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