Como Vender Mais Usando Promoções

Se quiser incentivar os seus clientes a converter, considere uma promoção como uma possível opção. Aprenda sobre as estratégias, ferramentas e dicas, neste artigo. Verifique sempre se os seus objetivos são claros antes de começar.

Como Vender Mais Usando Promoções

Desde o início da era da internet, aplicações como Honey, Groupon, e WikiBuy dispararam em popularidade, oferecendo aos compradores ofertas que eles simplesmente não podiam aceder através de outros meios. Se existe um comportamento de compra que todos concordam, é que os clientes estão sempre à procura de descontos de última hora.

Agora, no entanto, os proprietários de negócios on-line descobriram que, ao oferecer promoções incríveis de produtos, eles podem obter negócios dos seus concorrentes e beneficiar de mais lucros a longo prazo. Vamos então ver como vender ainda mais produtos usando as promoções.


O que são promoções?

Promoções são descontos monetários ou ajustes de preço/quantidade feitos a produtos ou serviços específicos. Numa loja online, as promoções geralmente enquadram-se em três tipos de categoria: custos de envio, preço do produto e subtotal do pedido. Esses descontos são aplicados com códigos de promoção, geralmente inseridos ou aplicados na finalização da compra, imediatamente antes do pagamento.

As promoções são um tópico complexo por si só, e vale a pena saber como a sua loja on-line calcula, aplica e rastreia as promoções para garantir que você e os seus clientes estejam a beneficiar delas.


Como as promoções me podem ajudar?

A maioria das lojas on-line tem três públicos que tem de ter em conta ao fazer o brainstorming de uma promoção: novo, fiel e perdido. Por exemplo, pode criar promoções para: atrair novos clientes com incentivos de primeira compra; recompensa consistente, retornos aos clientes pela sua fidelidade; ou segmentar potenciais clientes que abandonaram o carrinho.

Vale ressaltar que uma única promoção não será capaz de atingir os três objetivos. Portanto, pense numa promoção para cada público. Na realidade, quanto mais específica for a sua promoção, maior a probabilidade de ela ter sucesso!


Quais são as estratégias que existem?

Não existe uma estratégia única para uma promoção de vendas, mas existem vários métodos diferentes para informar os seus clientes que está a oferecer descontos ou amostras. Alguns oferecem resultados comprovados – como e-mail marketing – e outros ainda estão em desenvolvimento – como vender nas redes sociais. Aqui estão algumas estratégias a serem consideradas ao promover as vendas do seu produto.

E-mail Marketing

No e-commerce, os consumidores têm sentimentos contraditórios sobre o marketing por e-mail. Para o fornecedor, é uma bênção, mas para o consumidor, pode ser uma maldição. A regra número um do e-mail marketing é sempre fornecer valor. Que maneira melhor de fornecer valor a um cliente do que oferecendo uma promoção!

Deseja começar com o e-mail marketing? Saiba mais aqui.

Programas de Fidelização

Tal como e-mail marketing, os programas de fidelização são uma das estratégias promocionais mais fortes do mercado. Pense bem: os clientes repetidos custam menos para adquirir e o comportamento de compra indica que eles gostam do seu produto. Não há melhor maneira de recompensar esses compradores específicos do que oferecer descontos, promoções e vendas.

Se ainda não tem uma estratégia de fidelização, não se preocupe. Faça primeiro uma pesquisa sobre os seus clientes mais frequentes e forneça-lhes promoções especiais. Depois de lançar o seu programa de fidelização, pode até começar a ver um aumento no valor médio do pedido.

Leia mais em dicas de vendas de e-commerce.

Públicos Personalizados do Facebook

Existem centenas, senão milhares, de campanhas publicitárias que falharam miseravelmente. Sabe porquê? Marketing para o público errado. Felizmente, o Facebook tem tipos e perfis de público-alvo altamente direcionados para aumentar significativamente o seu ROAS. Pode até criar públicos parecidos que imitam de perto as listas de discussão de marketing por e-mail. Use esses públicos-alvo personalizados.

Aprenda mais acerca de Facebook Shop.

As Stories do Instagram

À semelhança dos anúncios do Facebook, as stories do Instagram são um método eficaz para impulsionar a narração de histórias e conteúdo de vídeo de formato curto para gerar conversões. Pode até formar parcerias com influenciadores para aumentar o seu público nas redes sociais e promover os seus produtos.

Não está no Instagram? Leia o nosso guia para começar.


Que ferramentas existem?

Investir tempo e esforço em novas campanhas de e-mail marketing, pesquisa de mercado do Facebook e no desenvolvimento de um programa completo de fidelização pode ser exaustivo. Idealmente, quando configura a sua loja on-line pela primeira vez, é possível encontrar uma plataforma que se integra diretamente com esses serviços, permitindo fazer a gestão de tudo num só lugar.

O Jumpseller possui muitas integrações de apps, e trabalhamos sem parar para trazer novas aplicações aos nossos fornecedores. Confira, se quiser aqui algumas estratégias sobre como usar as nossas aplicações para promover os seus produtos.

Smart Bar

smartbar

O Smart Bar oferece a capacidade criativa de que precisa para criar ótimos banners promocionais para o seu site! Use esse espaço para destacar descontos, códigos promocionais ou vendas. Pode até adicionar um botão de call to action e usar o tracking de desempenho para entender quais as mensagens que estão a ser convertidas. Se desejar ser realmente específico, pode até segmentar geograficamente e de origem, certificando-se de que os seus potenciais clientes sejam otimizados por canal à medida que se movem pelo seu funil.

Aprenda mais acerca de Smart Bar.

MailChimp

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Se não usa e-mail marketing, pode estar desatualizado! O marketing por e-mail para os seus clientes é uma ótima forma de lembrá-los de descontos, promoções e mercadorias novas e futuras. O MailChimp é o padrão do setor para automatização de marketing e vale a pena integrar na sua loja. Por exemplo, pode usar os formulários incorporados do MailChimp para criar uma página de inscrição na newsletter, para capturar e-mails de potenciais clientes. Assim que os clientes se registam, automaticamente o novo assinante recebe um cupom de desconto. Na maioria dos casos, eles ativam o cupom e o seu novo assinante será convertido em um novo cliente!

Aprenda mais acerca de MailChimp.

Brainity

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O Brainity é o seu balcão único para aumentar o seu tráfego e vendas com viagens automatizadas de clientes. Com a nossa integração Brainity, é fácil lançar e gerir campanhas do Facebook e Instagram, ajudando-lhe a trazer o tráfego certo para a sua loja, orientar as experiências dos clientes e aproveitar a aprendizagem da máquina para otimizar os seus gastos com anúncios. Oferecer descontos nunca foi tão fácil.

Aprenda mais acerca de Brainity.


Depois de determinar o seu objetivo, será mais fácil escolher qual a estratégia e as ferramentas correspondentes a usar. A partir daí, pode criar um orçamento para a sua promoção e começar a trabalhar no criativo e nas mensagens para seu público.

Leia mais em Promoções do Jumpseller, e como começar a usar se ainda não o fez.

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