Com o seu negócio já online e pronto a receber tráfego, está na hora de converter visitantes em clientes. Mais importante que um esforço extra para vender a cada utilizador, é criar um fluxo estável de tráfego e conversões.
Depois de conseguir a sua primeira venda online, está na hora de tomar atenção ao comportamento dos seus utilizadores.
Se visitam a sua loja online e não fazem qualquer compra, nem são geradas leads que possa contactar mais tarde, pode ser motivo para estar atento.
Nas próximas linhas vamos conhecer os 7 principais motivos para a sua loja online não gerar vendas e como pode corrigir cada um.
1. Preço do produto
Um dos primeiros aspetos tidos em conta por e-buyers em Portugal, é o preço do produto.
A facilidade em comparar preços online é uma das maiores vantagens do e-commerce.
E este aspeto torna-se mais relevante se considerarmos que, de acordo com o e-Commerce Report de 2023 dos CTT, o preço mais baixo, como motivo de compra online, subiu face a 2021.
Uma forma de poder confirmar se este é realmente um dos motivos pelos quais a sua loja online não converte, esteja atento ao desempenho das páginas de produto.
Confirme se os visitantes interagem com a página e de que forma o fazem.
Para insights mais poderosos, use o Google Tag Manager.
Verifique, também, qual a percentagem de utilizadores novos e recorrentes.
Quanto maior o número de visitantes que voltam e não convertem, pode significar que esperam uma mudança naquela página de produto.
Para aferir se se trata de preço, compare o seu artigo com outras lojas online, portuguesas ou internacionais.
Confirme se o valor na sua loja online está em linha com a sua concorrência e faça os ajustes necessários.
2. Valor dos Portes de Entrega
Os portes de entrega podem ser um fator crucial para o desempenho da sua loja online.
E, na generalidade, os compradores online têm-se revelado cada vez menos satisfeitos com os portes de entrega.
Este é um passo fundamental da jornada de compra online.
Portes de entrega com valores excessivos podem impedir a conversão do utilizador, enquanto que uma política de portes equilibrada pode aumentar o valor médio de compra.
Um excelente indício que o seu negócio online não tem mais conversões devido aos portes de entrega, é a taxa de abandono do carrinho.
Nesta fase, o utilizador dá-se conta de qual o valor total que vai despender com aquele artigo e decide se avança ou não para a compra.
Para mitigar este efeito, promova entregas grátis ou entregas grátis a partir de determinado valor.
Sobretudo junto de utilizadores que abandonaram o carrinho, através de email marketing.
Desta forma, estimula o regresso destes utilizadores à fase final da compra, com um valor inferior ao que tinham visto anteriormente.
Se mesmo assim não avançarem com a compra, não se iniba de questionar o motivo.
3. Métodos de Pagamento Inadequados
Referência Multibanco e Paypal continuam a ocupar os primeiros lugares nos métodos de pagamento em compras online.
Contudo, antevemos que este cenário possa mudar nos meses que aí vêm.
Entre 2021 e 2023, o uso de MB Way, como meio de pagamento em e-commerce, teve um crescimento de mais de 23%.
Estaremos a entrar na era dos pagamentos baseados em telemóveis?
Talvez ainda seja cedo para o afirmar, porém, não há como negar a comodidade deste meio de pagamento.
Transferência bancária e pagamento na entrega são outros meios de pagamento cujo uso aumentou em 2023.
De modo a garantir mais conversões, garanta que tem diversos meios de pagamento disponíveis para os visitantes da sua loja online.
4. Entregas e devoluções pouco claras
Uma das medidas que mais mexe com a confiança do utilizador é a experiência da entrega do produto.
Como já foi referido, o aumento da insatisfação com o valor dos portes, pode causar entropia na conversão.
A par disto, se a experiência da entrega não for a melhor, vai estar a sobrecarregar a vertente de suporte ao cliente, com a gestão de vários processos de devolução.
A par disto, a política de devoluções pouco clara pode afetar negativamente o desempenho do seu negócio online.
Todos conhecemos uma história em que o processo foi tão moroso e complicado, com custos de envio imputados ao cliente.
De modo a poder contrariar estes cenários:
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scolha serviços de entregas conhecidos, nos quais a sua audiência já confie;
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garanta várias opções de entrega e vá reduzindo o leque até chegar às mais escolhidas pelo público (e que menos dores de cabeça lhe trazem);
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tenha uma política de devoluções clara, simples e fácil de encontrar pelo seu cliente.
Alguns profissionais defendem que, juntamente com o produto, deve enviar a sua política de devoluções.
Deste modo, facilita o processo e demonstra total transparência, reforçando a confiança do seu cliente.
5. O Produto
Quantas vezes encontrou um produto online que hesitou em comprar?
Seja por causa das suas dimensões ou pela forma como pode ser usado, já todos desistimos de comprar um produto online.
E isto porque a descrição do produto não responde às principais questões da sua audiência.
Uma das formas de poder mitigar este entrave à conversão é contar com um serviço de apoio ao cliente que responda às suas questões muito rapidamente.
Disponibilize uma ferramenta de live chat com o seu cliente, através do Facebook Messenger.
Desta forma, responde às questões colocadas em qualquer hora e em qualquer lugar.
Ao mesmo tempo:
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descreva como, de que forma e qual o problema do seu utilizador que o seu artigo resolve;
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inclua uma secção de perguntas frequentes na página de produto;
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inclua um guia de tamanhos, sobretudo nas áreas de moda online, ou uma sugestão de como conjugar artigos (por exemplo nas lojas de acessórios de moda ou decoração);
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garanta que a política de entrega e devoluções é simples e sempre visível;
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e que as fotografias são de qualidade e refletem os melhores atributos do produto.
6. A Experiência de Compra
Comprar online é mais do que suprir uma necessidade.
Atualmente, os fatores de satisfação do cliente vão muito para além da qualidade do produto. Com a transformação digital, os utilizadores passaram a valorizar cada vez mais a sua experiência de compra.
Quão fácil é encontrar a solução que procuram ou como executar ações online, são dois critérios vitais na experiência do utilizador.
Aliás, quanto mais ágil e fluída for esta experiência, maior será a probabilidade de aumentar as suas conversões.
Tenha em atenção:
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o design do seu negócio online;
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problemas técnicos com o seu site;
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e dificuldades no registo do utilizador.
Aliás, a necessidade de registo nos sites é a 3ª dificuldade mais reportada, nas compras online.
Garanta uma experiência suave e sem entropias à sua audiência.
Consulte várias opções e compare diferentes fornecedores de lojas online, independentemente de já ter iniciado ou não o seu negócio online.
7. Desconhecer a sua Marca
Vender online pode ser desafiador, quando a sua marca é recente ou não é reconhecida pelos utilizadores.
Deste modo, podem acontecer problemas de confiança.
Se os visitantes da sua loja online desconfiam da sua marca, podem estar relutantes em fornecer informações pessoais ou financeiras.
O que, por consequência, impede a venda.
A falta de reconhecimento da marca, pode ser combatida com uma presença forte e consistente em redes sociais.
Aliás, 47.9% dos utilizadores de internet em Portugal, entre os 16 e os 64 anos, usa as redes sociais para saber mais informações acerca de marcas e produtos.
Esta é a conclusão do relatório We Are Social 2023, que analisa as principais tendências online, em todo o mundo.
De acordo com o mesmo estudo, quase 84% da população portuguesa, na referida faixa etária, é utilizador de uma qualquer rede social, onde passa, em média, 2h28m por dia.
Para superar esta dificuldade de falta de reconhecimento da sua marca:
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posicione a sua empresa para o sucesso com uma estratégia de branding;
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aposte numa presença estável nas redes sociais, com conteúdo frequente e relevante para a sua audiência, alinhado com o posicionamento da sua marca;
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solicite avaliações a clientes anteriores e partilhe nas suas páginas de produto e redes sociais.
Conclusão
Vender online pode ser um grande desafio, especialmente para marcas novas ou desconhecidas.
A concorrência é cada vez maior e os utilizadores esperam experiências de compra verdadeiramente diferenciadas.
Para isso, é necessário acompanhar permanentemente o desempenho do seu e-commerce e fazer os ajustes necessários, ao longo do tempo. Se identificar entropias e bottlenecks deve atuar imediatamente para corrigir, de modo a criar condições para poder ter benefícios a longo prazo.
Ao estar atento a todos estes sinais, vai superar as dificuldades de vender online e ter sucesso no e-commerce em Portugal.