6 dicas de gestão de projetos para criar um site de e-commerce

6 dicas de gestão de projetos para criar um site de e-commerce

Quer esteja a construir um novo site de e-commerce ou a remodelar a sua loja online, pode aplicar princípios de gestão de projectos para atingir o sucesso. Neste artigo, cobrimos as 6 dicas que pode utilizar para ajudar o seu negócio online.

A gestão de projetos permite-lhe ser estratégico na expansão do seu negócio de e-commerce. Concede-lhe uma visão geral sobre a expansão do seu negócio online. Também o prepara para circunstâncias inéditas.

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Seguem-se 6 dicas de gestão de projetos que pode utilizar para a sua loja online:

1. Crie um plano orçamental

Para criar um plano orçamental eficaz para o seu negócio de e-commerce, seguem-se alguns aspetos que deve considerar:

  • Plataforma de e-commerce

  • Anfitrião do site

  • Desenvolvimento e design

  • Fornecedores e matérias-primas

  • Fabrico e embalamento

  • Processamento de e-commerce

Além disso, Brad Shorr tem uma publicação sucinta na Forbes sobre como criar um plano orçamental de e-commerce. Preste atenção: um mau plano orçamental pode ser prejudicial para a sua loja online.

Por outro lado, um plano orçamental eficaz permite-lhe dedicar dinheiro às áreas de negócios com mais impacto.

Tornar o seu negócio rentável é uma forma de expansão. Como tal, precisa de ter em atenção a gestão do valor ganho. Isto permite-lhe medir o custo e monitorizar o marco do seu negócio.

2. Defina o seu plano de desenvolvimento Web

A questão é esta: a criação de um site de e-commerce pode ser morosa. O mesmo se aplica à renovação de um site existente.

Como tal, é essencial definir o plano de desenvolvimento do seu site.

O seu plano de desenvolvimento deve incluir as várias partes da sua loja online, o aspeto e o conteúdo que irá incluir.

Também seria útil indicar quem será responsável por essas partes do seu site. Ao fazê-lo, fará com que alguém seja responsabilizado por realizar as tarefas.

3. Crie a sua equipa de e-commerce

À medida que expande, irá precisar de alguém que supervisione todas as operações do negócio. Também precisará de alguém para gerir o site, promover os produtos online, controlar as finanças e muito mais.

Também terá de criar uma equipa de apoio ao cliente, para garantir que está a fornecer o melhor serviço possível.

Quando os seus clientes estão satisfeitos, há maior probabilidade de voltarem a fazer compras na sua loja. Também podem divulgar o seu negócio, o que pode expandir o alcance no mercado.

4. Escolha a plataforma de e-commerce certa

Pode ter a sua loja online pronta, mas isso não quer dizer que deva permanecer na sua plataforma de e-commerce. Até o pode limitar no dimensionamento.

Ao “dimensionar”, queremos dizer a possibilidade de personalizar o aspeto da sua loja online. Também é essencial escolher uma plataforma que permita atualizar facilmente o seu plano. Isto também é imperativo se pretender vender mais produtos no futuro.

Quer já tenha uma loja online ou ainda esteja à procura da plataforma de e-commerce certa, é essencial ter em mente a escalabilidade.

5. Realize pesquisas de palavras-chave

Uma forma de fazer com que o seu negócio online se expanda consiste em compreender a procura no mercado. A melhor forma de fazê-lo é através da pesquisa de palavras-chave.

Pode consultar o painel de análise do seu site. Consulte as palavras-chave dos últimos 6 a 12 meses. Dessa forma, terá informações sobre o que os visitantes do site procuram.

Se já tem uma loja de vestuário online, a pesquisa de palavras-chaves permite-lhe determinar qual é o produto com mais procura. Isto permite-lhe tomar uma decisão informada relativamente à produção de outro lote desse produto específico.

Como resultado, pode responder à procura dos seus clientes.

6. Realizar análises da concorrência

Em relação à pesquisa de palavras-chave, a análise da concorrência também permite antecipar-se à concorrência.

Não é o único que tem uma loja de vestuário online, mas isso não significa que não possa aprender alguma coisa com a concorrência.

Seguem alguns aspetos a que deve prestar atenção:

  • Produtos mais vendidos:

Os produtos mais vendidos da concorrência são um bom indicador da procura no mercado. No entanto, não quer dizer que deve tentar copiar. Em vez de copiar o que a concorrência está a fazer, seria melhor compreender como pode melhorar.

  • Palavras-chave:

Conforme mencionado acima, as palavras-chave são um bom indicador do que procura o mercado-alvo. Pode passar o site da concorrência nas ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave e ver respetivas as palavras-chave. Recomendamos o Google Keyword Planner e o Ubersuggest.

  • Estratégia de Marketing Digital:

Para se antecipar à concorrência, é essencial saber onde a concorrência obtém as respetivas vendas. Isto significa que terá de consultar os respetivos canais online, além do respetivo site. Ao fazê-lo, poderá monitorizar como promovem o negócio e produtos. Isto inclui os influenciadores com quem fazem parcerias, com que frequência publicam no Facebook ou Instagram e as mensagens de e-mail que enviam.

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