Suporte

Faça a conexão da sua loja e-commerce ao canal de vendas do Google Shopping

Torne os seus produtos visíveis nas Pesquisas do Google e aumente as suas vendas! Agora pode criar listagens gratuitas de produtos na aba do Google Shopping.

Criar uma loja de e-commerce no Jumpseller é o primeiro passo para tornar os seus produtos disponíveis na Internet.

O próximo passo é adicionar os seus produtos ou serviços a mais canais de mercado, tais como: marketplaces, redes sociais, lojas online, etc.

Neste artigo, falamos sobre como enviar os produtos da sua loja Jumpseller para o Google Shopping, um canal de vendas muito difundido.

Google Shopping


Conteúdos

  1. Introdução ao Google Shopping
  2. Configurar o Google Shopping como um canal de vendas
  3. Aprovação de produtos e conta
  4. Os erros mais comuns do Google Merchant Center e como corrigi-los

Introdução ao Google Shopping

O Google Shopping é um serviço do Google que permite aos utilizadores pesquisar produtos em sites de compras on-line e comparar preços entre diferentes fornecedores.

Google Shopping Results

Os clientes podem aceder à página inicial do Google para fazer uma pesquisa e depois selecionar o separador Compras por baixo da barra de navegação ou ir diretamente à página inicial do Google Shopping, onde os produtos podem ser pesquisados ​​e comparados entre diferentes fornecedores.

Google Shopping Site

Google Merchant Center e Google Ads

O Google Merchant Center é onde cria o seu feed de produtos para ser usado no Google Shopping, a nossa integração irá enviar os seus produtos no formato correto para uma conta do Google Merchant.

Em comparação com os anúncios de texto, os anúncios do Google Shopping são um pouco diferentes.

As palavras-chave são mais importantes para os anúncios de texto, quando cria campanhas e anúncios, tudo se concentra nas palavras-chave que selecionou.

No entanto, com o Google Shopping, é o Google que determina quando um anúncio da lista de produtos é exibido.

Semelhante ao SEO, o Google aqui considera o seu site, feed e bids para determinar quais as consultas de pesquisa que devem acionar os seus anúncios.


Configurar o Google Shopping como um Canal de Vendas

Para que o Google Shopping funcione corretamente, a primeira coisa que deve saber é que quando faz a instalação, será criada uma nova conta no Google Merchant Center e deverá reivindicar a propriedade do seu site.

Nota: Precisa de ter um domínio personalizado antes de se integrar no Google Shopping.

  1. Instale o Google Shopping a partir dos canais de vendas.

  2. Entre na sua Conta do Google.

  3. Para estar em conformidade com as Políticas do Google e para que a sua loja seja aprovada no Google Merchant Center, vai necessitar de ter uma página de Termos e Condições e uma Política de Devoluções e Reembolsos. Pode fazer isso utilizando as nossas páginas exemplo de Termos e Condições e Devoluções e Reembolsos.

    Prerequisites Google Shopping App

  4. Em seguida, vai ter de criar a sua conta do Merchant Center clicando no botão "Criar Conta".

  5. Terá de adicionar as informações de contato sobre a sua empresa, definir as configurações de impostos se pretende vender nos EUA e configurar a sua marca adicionando o seu logotipo e as cores correspondentes.

    Prerequisites Google Shopping

  6. Por fim, precisa verificar e reivindicar o seu site clicando no botão "Verificar e Reivindicar".

Se estiver tudo correto com a sua loja, deverá ter a sua loja verificada entre 24 - 48 horas. Se a sua loja não estiver de acordo com alguma condição, irá receber um e-mail do Google com a indicação de que a sua loja não foi aprovada. Nesse caso, vai precisar de verificar a sua loja de acordo com os requisitos estabelecidos no e-mail.

Nota: se uma loja não for verificada, os seus produtos não serão aceites no Feed de Produtos, mesmo que satisfaçam todos os requisitos.

Enviar os seus produtos para o Google Merchant Center

  1. O canal de vendas listará todos os seus produtos da loja. Para que eles sejam publicados e prontos para a publicidade, é necessário que o indicador de status fique verde.

  2. Para enviar, pode simplesmente clicar no botão "ativar" do produto que deseja enviar. Em seguida, ele será enviado ao Google Shopping para revisão. Também pode "Ativar Todos" os produtos clicando no botão na parte superior.

    verify products Google Shopping

  3. Assim que os produtos forem revistos pelo Google, pode clicar em "Verificar Tudo" e atualizar as cores do estado de todos os seus produtos. Se quiser ver detalhes de um produto específico, clique no botão "Verificar Novamente" e serão mostrados os detalhes dos avisos e erros do Google.

  4. A qualquer altura pode entrar na sua conta do Google Merchant Center através do botão correspondente na parte superior.

Selecione os produtos que deseja enviar para o feed clicando no botão.

A ativação ou desativação do produto irá inserir ou remover automaticamente o produto do feed.

Nota: Todos os produtos carregam desativados por padrão.

Product Listing Google Shopping App


Aprovação de Produtos e Conta

Depois de submeter os seus produtos no Merchant Center, o Google vai começar um processo de revisão que inclui:

Se clicar no botão “verificar” ao lado do seu produto, irá consultar no Google Merchant Center o estado do seu produto. Um produto pode ter estes estados:

  • Ativado e verde: A configuração do produto está correta e o produto aparece no feed do seu Google Shopping.

  • Ativado e vermelho: A configuração do produto não está correta mas o produto aparece no feed do seu Google Shopping.

  • Desativado e vermelho: O produto não aparece no feed do seu Google Shopping.

  • Amarelo: O produto ainda está em avaliação pelo Google.


Solicitar revisão: Se você deseja solicitar uma revisão, pode fazê-lo em Produtos > Diagnóstico > Problemas da conta.

Request Review


Os Erros Mais Comuns do Google Merchant Center e Como Corrigi-los

Para que lhe possamos ajudar com estas práticas recomendadas e, melhorar a qualidade dos seus produtos, elaboramos um ranking com os erros mais comuns do Google Merchant Center e como corrigi-los.

Falta de informações de envio

Siga as instrucciones de Google para definir os custos de envio.

Valor de GTIN inválido ou em falta

O GTIN é uma identificação do produto única e reconhecida internacionalmente.

Para encontrar o seu, consulte o código de barras na embalagem do seu produto.

Se não conseguir encontrar o GTIN, pode sempre contactar o seu fornecedor ou o fabricante dos produtos para perguntar por ele. Nem todos os produtos exigem um GTIN, por exemplo, produtos personalizados, como camisas personalizadas ou arte, não precisam de um.

Contudo, se o seu produto tiver um e não o enviar, o desempenho do produto nas pesquisas poderá ser limitado.

Leia mais informações no Guia do Google sobre GTIN.

Categoria Google Product em Falta

Nas definições de produto da sua loja Jumpseller adicione a categoria Google Product ao seu produto.

Conta suspensa devido à violação da política: política de devolução e reembolso

Verifique se a política de devolução e reembolso está claramente disponível no seu site, deve ser facilmente detectável e não deve estar em falta.

Crie uma política no Painel do administrador: Páginas e depois adicione-as a um dos menus de navegação no Painel do administrador: Navegação.

Conta suspensa devido a violação da política: Compra restrita

Verifique se os produtos enviados ao feed do seu Google Shopping são permitidos pelo Google e se os produtos restritos, como bebidas alcoólicas, orientação para adultos, tratamento de saúde, jogos e conteúdo político, seguem as políticas de anúncios de compras.

Outras Recomendações

Tenha a certeza que tem um endereço comercial que apareça e seja assinalado no Google Maps e um número de telefone comercial disponível durante o horário normal de funcionamento da loja.

Assegure que a sua página de internet mostra informação idêntica para todos os utilizadores, em todas as localizações, independentemente de qualquer detalhe específico do utilizador como o endereço do IP, navegador, extensão do user-agent, etc.

E vai de encontro aos requerimentos da idioma do país em questão.

Caso tenha mais alguma questão, pode sempre contactar-nos