G Suite, anteriormente conhecido como Google Apps, é uma plataforma para hospedar e-mails customizados para sua empresa. A desvantagem do serviço G Suite em comparação à Zoho é que não há plano grátis. O processo de configuração do e-mail e domínio é bem objetivo e nesse artigo, mostraremos todas as etapas.

  1. O assistente de configuração de G Suite é muito fácil de seguir e quando você começa o processo, você deve fornecer algumas informações sobre sua empresa, como Nome, Endereço, Número de funcionários e e-mail.

  2. Uma vez que você preencheu todas as informações básicas, ele pede seu domínio; nesse momento você pode comprar um domínio ou usar um que você já possui, como por exemplo meudominio.com

  3. Depois, você vai para a seção onde você pode adicionar as pessoas à sua conta G Suite, como visto abaixo. GS-STEP-3

  4. Este é o passo crucial para verificar seu domínio. Isso pode ser feito adicionando uma tag de metadados, realizando o upload de um arquivo HTML, ou adicionando um CNAME ou TXT às suas configurações de domínio DNS. Mas a maneira mais simples é adicionando uma tag de metadados. Tudo que você tem que fazer é copiar os metadados para sua página principal.

    Nesse exemplo, o domínio foi criado em Jumpseller e é paulolanger.com :

    GS-Step-4a

    Agora vá para a seção de administração de seu site jumpseller, que deve ser o seguinte:

    GS-Step-4b

    Vá para a barra lateral, em Temas e clique em “Editor de código”, e cole os metadados na parte "Layout", conforme mostrado abaixo:

    GS-Step-4c

    Agora volte ao assistente G Suite e clique em “Eu adicionei a tag de metadados à minha página principal”.

  5. O próximo passo consiste em editar as configurações de DNS do seu domínio. Para essa etapa você precisa ir à Seção de Domínios no backedn da sua loja: GS-Step-5

    Tendo feito isso, volte para o assistente do G Suite wizard e clique em “Eu abri o painel de controle para o meu domínio”.

  6. Agora o assistente deve lhe dar informações sobre registros MX. Deve haver uma tabela como a seguinte: GS-Step-6

    Agora volte à página GERENCIAR DNS no seu painel de controle e clique em “CRIAR RECORD SET” no topo.

  7. Selecione MX-Mail Exchange da seção “Tipo” como a seguir:

    GS-Step-7

  8. Agora volte ao assistente de configuração do G Suite e a partir da tabela, copie os dados nas linhas “Prioridade" e “Valor | Destino” e cole-os na seção “Valor” na página GERENCIAR DNS, como mostrado abaixo: GS-Step-8

  9. Volte ao assistente e copie o seguinte: GS-Step-9a

    E cole aqui: GS-Step-9b

    Feito isso, clique em “Criar” para terminar.

  10. Agora volte ao assisten G Suite e clique em “Eu criei os novos registros MX”. Pode levar cerca de 72 horas para as configurações atualizarem. Tendo salvo os registros MX, clique em VERIFICAR DOMÍNIO E CONFIGURAR E-MAIL; isso vai levar um tempo e uma vez terminado, seu processo estará completado.