Sua loja online é o centro de tudo. Se ela estiver bem desenhada e tem bons produtos, tudo deve correr bem. As redes sociais são canais de comunicação e vendas que se utilizados de forma eficiente, vão alavancar o valor que você oferece em sua loja online. Se a loja não agrega valor a qualquer tipo de usuário, as redes sociais não vão salvá-la, mas por outro lado, se há um nicho de clientes que amam sua loja, as redes sociais lhe ajudarão a se conectar com mais clientes exponencialmente.

Ignorar as redes sociais não é mais uma opção. O Facebook tem cerca de 1,65 bilhões de usuários ativos por mês, 20% de todos os usuários da Internet estão em Instagram, e existem muitos mais casos, especialmente na América Latina, onde a penetração da Internet e dispositivos móveis cresce rapidamente. O potencial das redes sociais para ajudá-lo a crescer o seu negócio é enorme.

Neste artigo, vamos apresentar 7 ferramentas que ajudarão a gerenciar sua loja online, comunicar e usar eficientemente tanto quanto possível as mídias sociais para a sua vantagem.

Buffer: Programe suas mensagens em redes sociais com antecedência

Como um empreendedor, você tem tarefas suficientes a cumprir. O problema é que você provavelmente não tem tempo para publicar diariamente nas redes sociais de sua empresa, mantendo sua atenção em outras tarefas.

Você precisa atualizar constantemente suas redes sociais para se manter conectado com seu público e para que seu produto permaneça nas mentes de seus clientes potenciais. Para isso, você precisa compartilhar conteúdo, uma tarefa que pode levar bastante tempo. Felizmente, com Buffer, você pode programar seus posts no Facebook, Twitter e LinkedIn, permitindo-lhe otimizar o seu tempo.

Buffer não só irá poupar tempo, permitindo que você programe suas publicações; além disso, com um extensão para site de busca, você poderá compartilhar conteúdo com um clique.

Zapier: Todos os seus aplicativos coordenados trabalhando juntos

Zapier é uma plataforma de automação que reúne todos os seus aplicativos em um único lugar, o que lhe permite criar fluxos de trabalho automatizados que ocorrem diariamente, reunindo atividades que de outra forma seriam consumiriam muito tempo. Com mais de 500 aplicativos disponíveis para a integração, você tem à mão as redes sociais mais importantes que o ajudarão a automatizar suas mensagens, entre outras funcionalidades.

IFTTT: Tudo pode ser automatizado.

IFTTT é uma ferramenta para automatizar tarefas entre aplicativos, sites e gadgets. Com uma gama de combinações, IFTTT é incrivelmente versátil e tem o potencial para fazer cada parte de sua estratégia de marketing muito mais eficiente. IFTTT tem integração com mais de 400 aplicativos, incluindo as principais redes sociais.

IFTTT permite automatizar todo o seu dia a dia: fazer publicações de fotos automaticamente de uma pasta do Dropbox, ou enviar lembretes para o seu computador nunca foi tão fácil. Vale a pena tentar

Canva: um belo design ao alcance de todos

Você não tem nem mesmo um pouco de designer em você? Não se preocupe. Canva é uma aplicação simples, completa e inteligente que permite criar excelentes projetos para uso em suas redes sociais nos tamanhos corretos, com modelos já definidos que irão tornar sua vida muito mais fácil. Se você já tem experiência com Photoshop, por exemplo, você vai achar que Canva é muito mais fácil de usar e mais intuitivo, porque ele é projetado especificamente para uso em redes sociais e trabalhos simples de design.

Canva também inclui uma interface simples que permite rapidamente construir, editar e modificar suas imagens exatamente como desejado.

Schedugram: compartilhe suas fotos do Instagram de forma planejada.

Com Schedugram você pode programar suas fotos no Instagram e parar de se preocupar sobre quando e como publicá-las. Schedugram também permite que você faça o upload e edite suas fotos através de um navegador web, dando-lhe a oportunidade de encontrar a frase perfeita, a hashtag ideal e o melhor filtro para o seu público. Você tem várias contas do Instagram? Isso não é um problema para este ótimo aplicativo. Ele deve estar no seu kit de marketing digital.

Discoverly: informações de redes sociais, enquanto você navega

Se você está à procura de contatos ou colaboradores, esta ferramenta é para você. Discoverly é uma extensão do Chrome que analisa o perfil da sua conta em uma rede social específica, permitindo-lhe saber quais as ligações que tem com outra pessoa no Facebook, Twitter e LinkedIn, tudo em um só lugar. Simples assim.

Buzzsumo: Analise quais conteúdos tem o melhor desempenho.

Buzzsumo é uma poderosa plataforma que fornece todos os dados por trás do desempenho do seu conteúdo em redes sociais, e não apenas o seu conteúdo, o da sua concorrência também.

A partir de conteúdo compartilhado por você, com Buzzsumo você terá a capacidade de visualizar os dados, o que lhe permite fazer uma análise detalhada do seu conteúdo, em comparação com conteúdos similares. Tendo essa base, você pode decidir qual o conteúdo está funcionando melhor, qual não está funcionando, e ter idéias para seus próximos artigos. Uma ferramenta que tem que estar no seu kit de operações diárias de Marketing.

Agora você está pronto para começar a automatizar, gerar artigos segundo uma programação, saber quais os artigos estão funcionando para você e os que não, entre outras coisas. As ferramentas apresentadas são apenas complementos para a sua loja online e a estratégia de marketing online em geral que você tem. Lembre-se, o mais importante é que o valor com produtos e serviços de qualidade, então, usando essas ferramentas, o sucesso será garantido.