Embora tenhamos falado anteriormente sobre o quão importante é criar campaanhas com base em conteúdo de qualidade (Marketing Inbound, aqui e aqui pode ver alguns artigos relacionados), este tipo de atividades de marketing podem levar um tempo considerável para gerar os resultados esperados. Se você tem uma loja online e quer gerar "momentum" o mais rápido possível, além de ter um orçamento para realizar outras iniciativas para atrair clientes, o próximo passo óbvio é a realização de campanhas Google Adwords. Neste artigo, Como aparecem em primeiro lugar no Google: SEM e como pagar para posicionar-se no topo, você vai aprender como o Adwords funciona e como você pode criar suas primeiras campanhas para testar se ele realmente é a ferramenta que você precisa.

Como aparecer primero no Google

Google AdWords é conhecido hoje como um dos principais sistemas para clientes online, independentemente da indústria que você está envolvido, e ao contrário das atividades tradicionais de marketing anteriormente mencionadas, você pode ter uma campanha que gere resultados em apenas alguns minutos.

Geralmente, é assim que funciona Adwords.

Seu funcionamento é muito intuitivo, você só precisa criar anúncios no AdWords que os usuários que estão à procura de seus produtos ou outros que você define são exibidos. Quando mostrar anúncios dependerá das "palavras-chave" que você escolher e você só paga quando alguém clica em um dos seus anúncios. Este sistema de cobrança é chamado PPC ou pagamento por clique (pay per click)

O preço que você paga define o interesse nas palavras ou frases que você escolher.

O sistema de PPC é baseado em um sistema de leilão, de modo que o custo por clique é calculado com base no número de pessoas que estão interessadas no que está sendo anunciado usando as mesmas palavras ou frases que você selecionou, o que significa que o preço que você pagou por clique irá variar dependendo deste fator e de outros. Por exemplo, você pode ver aqui como os preços em determinadas indústrias nos Estados Unidos podem chegar a mais de $400 por um clique, especialmente palavras relacionadas a questões legais. Por outro lado, na Colômbia, por exemplo, um custo por clique de um anúncio para Calças femininas pode custar cerca de $0,27, interessante, não? Se você pensar sobre isso, faz sentido, o máximo retorno esperado para calças será em média cerca de $15, mas o processo legal pode custar milhões.

Preparação antes de iniciar sua campanha.

Como em campanhas de Marketing Inbound ou naquelas que você pretende gerar conteúdo, você precisa fazer uma investigação preliminar das palavras-chave que são potencialmente importantes para atrair clientes para sua loja online. Além disso, como qualquer projeto em que você embarca, é preciso definir claramente os objetivos e como será o processo para alcançá-los. Portanto, antes de começar com o Adwords, é importante que você responda às seguintes perguntas:

Qual é o objetivo de criar uma campanha de Adwords: aumentar as vendas, receber e-mails, desenvolver a marca, um teste para ver como o AdWords funciona, etc. É muito importante ter claro este ponto, por isso vai ser possível medir os resultados do exercício depois.

  • Eu tenho um orçamento em mente para o projeto? Defina esse orçamento claramente, então você não terá problemas durante o desenvolvimento da campanha.

  • Custo máximo por clique:? Defina um custo razoável de aquisição de clientes através desta plataforma. Se você vender calças, não há sentido em um custo máximo de $500 (presumindo que pe uma calça normal).

  • Quem vai ser alvo da campanha? Esteja ciente de quem são os alvos da sua campanha, a ideia é que cada clique que você gera é um cliente potencial e não alguém que está fazendo isso por uma razão para comprar (se esse é o objetivo)

Na próxima parte deste artigo iremos discutir como começar a sua campanha, avaliar os resultados para refinar os resultados de suas campanhas. Não perca!