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Como vender através das redes sociais

Dicas de marketing

Ao abrir uma loja online, cuidou do seu design, do carrinho de compras e gerou conteúdo interessante para potenciais clientes. Agora, deve preocupar-se em ter uma base sólida de clientes que lhe permitirá manter e crescer o seu negócio de forma constante. O desafio é manter essa base, criar compradores frequentes e fidelizar os clientes. Para alcançar isso, deve começar a surpreender o seu público para evitar que eles considerem outras lojas. É aí que entram as redes sociais como uma forma de gerar vendas para a sua loja online. Pode parecer simples, mas há uma linha tênue que separa um trabalho bem feito e um desastre de rede social que pode prejudicar muito o seu negócio.

vendendo online


Não pressione o cliente para uma venda nas redes sociais, essa intenção deve vir do cliente

Isto acontece todos os dias. Nós seguimos uma nova loja online no Facebook porque gostamos dos seus produtos, da marca que eles estão a exibir e do seu estilo. Mas, dois dias depois, deixamos de segui-los porque tudo o que estávamos a ver no nosso feed de notícias eram descontos, promoções, preços e notícias sobre novos produtos. Muitas lojas e marcas online cometem esse grave erro e acabam a perguntar-se todos os dias porque é que os nossos seguidores não interagem com as publicações?.

Pessoas que seguem uma marca nas redes sociais não fazem isso para receber descontos e promoções (o e-mail é o melhor canal para enviar esse tipo de informação). Eles fazem isso porque querem se relacionar com a marca, com a sua imagem, o que significa e o que ela comunica. Vamos explorar o caso de Bevel, uma empresa americana que fabrica produtos de barbear especialmente concebidos para pessoas afro-americanas. A sua estratégia de rede social foi sempre muito clara: proporcionar uma experiência de "barbearia das antigas". Design funcional, estilo vintage, tudo personalizado em torno do que o cliente precisa.

Eles nunca mostraram produtos, descontos, preços ou coisas parecidas no seu Instagram ou noutras contas de redes sociais. Eles mostraram sempre os seus produtos focados no seu ótimo design. Eles mostram barbearias onde o seu produto está a ser usado com uma estética muito especial. Eles usam as redes sociais para comunicarem e mostrarem o que a marca precisa, não para vender. As vendas virão quando for criada a confiança necessária entre a marca e o cliente. Há uma regra geral que deve seguir ao implementar uma estratégia de rede social: 40/60

  • 40% do seu conteúdo deve ser o seu, original, melhor e distinto do que já existe. Se acha que os seus seguidores responderiam bem às publicações sobre novos produtos ou promoções, use apenas 10% para isso e deixe os restantes 30% para conteúdo original.
  • 60% podem ser trabalho derivado de uma coleção de conteúdo cuidadosamente selecionada, fazendo referências a outros artigos ou tópicos relacionados.

Quais as redes sociais que os seus potenciais clientes usam?

Ao usar o perfil do cliente que já possui (algumas pessoas chamam-no de "Persona do comprador"), pode fazer uma lista de potenciais redes sociais onde o segmento está presente e mais ativo. Selecione as 2 ou 3 maiores e concentre-se apenas nelas.

Como referência, se os seus produtos estão relacionados a roupas, estilo ou design, deve usar redes sociais nas quais as imagens chamarão a atenção do utilizador. Bevel e Instagram são bons exemplos. Para produtos mais técnicos, quando as qualidades funcionais são mais valiosas, plataformas como o Youtube podem ser de grande importância para encorajar potenciais clientes a comprar os seus produtos por meio de vídeos ou podcasts.


Existem personalidades influentes relacionadas ao seu produto?

Pode haver um grupo de pessoas consideradas relevantes ou influentes no seu nicho de mercado. A opinião dessas pessoas pode ter um efeito considerável na tomada de decisão do grupo-alvo. Isto pode ser porque eles se concentraram em alcançar uma grande quantidade de seguidores num tópico específico ou podem ser artistas conhecidos a aproveitar a oportunidade de oferecer-se às marcas como um método de comunicação (embaixadores).

Se houver algum, identifique-os e siga-os imediatamente nas redes sociais. Entre em contato com eles e mostre-lhes o que está fazendo, pois pode haver um benefício mútuo a ser rapidamente explorado.