Dropshipping: Mercados Populares

Dropshipping

Vender itens online, trabalhar livremente com horários flexíveis, validar a ideia do seu negócio da maneira mais económica possível e com o menor risco possível. Parece ótimo não parece? Pode até estar a questionar-se “o que é que não estou a ver? Quero saber do que está a falar para poder fazê-lo imediatamente!”, pelo menos foi o que eu pensei quando aprendi sobre este assunto.

As três possibilidades que acabaram de ser mencionadas são possíveis graças a um tipo de comércio digital chamado Dropshipping, que possibilita a venda de produtos através da internet sem ter de ter um inventário ou uma loja. Fica encarregue de vender e fazer lucro a partir do o que os outros fazem. Nem precisa de ter contacto com o produto; só necessita de gerir a logística que liga o fornecedor, a transportadora e o cliente final.

dropship

Nesta publicação não vamos entrar em grandes detalhes sobre como funciona, mas, se quiser começar por aí, recomendamos este artigo.

Abaixo, vamos falar especificamente sobre os mercados onde pode encontrar fornecedores e/ou pode começar o seu negócio de dropshipping. Deixe-me explicar: há duas maneiras de o fazer. Uma delas é ir a um website como o AliExpress, onde vendem produtos e onde pode revendê-los na mesma plataforma mas a um preço maior; o outro é simplesmente comprar os produtos lá e revendê-los imediatamente em plataformas de redes sociais como Facebook e Instagram, ou eventualmente, através da sua loja online, parecidas com as que pode criar com a Jumpseller.


Encontrará

  1. Quais são, como funcionam e quais são as vantagens / desvantagens do AliExpress, Alibaba e Etsy
  2. As melhores práticas para vender nestas plataformas.
  3. Como começar o seu negócio.
  4. Referências de Dropshipping para E-commerce a nível mundial

AliExpress

aliexpress

A grande diferença entre o Alibaba e o AliExpress é que o Alibaba foi feito para vendas de grandes quantidades. E, pelo contrário, o AliExpress é uma plataforma para pequenas vendas. A desvantagem? No AliExpress, não está necessariamente a negociar com a pessoa que fez, mas sim com outro revendedor, o que significa que poderá encontrar preços mais altos. Qual é o melhor percurso a tomar? Tentar com produtos diferentes comprados no AliExpress e quando encontrar os produtos que vendem melhor no seu mercado em particular, pode começar a pensar em encomendas maiores do Alibaba.

Vantagens

  • Consegue encontrar varias categorias, o que ajuda a experimentar diferentes produtos e fornecedores.

  • Os custos são baixos, por isso consegue margens interessantes.

  • O cliente é protegido em todas as partes da compra.

  • No AliExpress, pode criar a sua conta gratuitamente.

  • É fácil de encomendar, só tem de comprar o produto e adicionar a morada para onde quer que seja enviada.

  • Para facilitar a criação de um negócio de dropshipping, a AliExpress lançou a AliDropship, um complemento personalizado.

Explicando como funciona:

AliDropship

Duas maneiras de beneficiar com isto:

  1. Contratar serviços de uma equipa para criar uma loja online personalizada por US299$ ou criar uma com a Jumpseller. Também o vão ajudar a encontrar um mercado rentável.

  2. Se está a utilizar WordPress, pode utilizar um plugin do AliDropship, que o ajuda a encurtar o tempo entre os produtos que compra e os fornecedores no AliExpress e a sua loja online.

Desvantagens

  • Tem bastante competição. Milhões de pessoas compram produtos Chineses para revender nas suas lojas.

  • A parte crítica de comprar no AliExpress é o transporte da China para a América Latina. Como é que isto foi resolvido em países diferentes? Com o ePacket. Um acordo entre os serviços de correio Chineses e Norte Americanos, no qual concordaram em encurtar os serviço de entrega de 60 dias para 12 a 15 dias, e baixar os custos para US 0$ a $2. O México é o único país desta região na lista de beneficiários.

  • O que é que o resto dos países fazem? Procuram soluções para terem boas tarifas.

  • Em adição ao desafio do tempo de entrega, que pode demorar até 60 dias, há um risco da parcela se perder.

  • Outra desvantagem é que se um cliente compra de três fornecedores diferentes, não há garantia de que cheguem ao mesmo tempo. Neste caso, o ponto fulcral é mencionar os seus termos.

  • Tenha também em mente que quando cria a sua conta, o seu cartão de crédito demora algum tempo a ser verificado.

  • Finalmente, o outro desafio é que o inglês do vendedor pode nem sempre ser o melhor, o que pode complicar as negociações.


Alibaba

O Alibaba.com é o lider mundial de vendas e compras em grosso, capaz de ligar milhões de compradores e vendedores. Na América Latina, o Brasil é o único país com fornecedores.

Como mencionado anteriormente, a maior diferença comparando com o Aliexpress é que o Alibaba tem como objectivo vendas em grosso. Pode adquirir produtos à unidade, mas normalmente é necessário comprar um mínimo entre 10 a 100 unidades.

Este mercado é ideal para aqueles que querem desenvolver produtos de marca branca. Por exemplo, se tem uma loja de cosmética, pode procurar um fornecedor com produtos sem marca e com preços convenientes para poder depois inserir a sua marca. Há também alguns vendedores que oferecem um serviço adicional de impressão de marca e design personalizados.

Vantagens

  • Criar uma conta no Alibaba é fácil e grátis. Tudo o que precisa é de um email e uma password.

  • O preço é negociável de acordo com o número de produtos que está a comprar.

  • Se já validou os produtos para o seu negócio de dropshipping, pode alcançar margens maiores se negociar um volume de produto maior através deste mercado. Pode ler as críticas e ver a classificação que o fornecedor tem. Cada companhia tem um perfil onde mostra há quantos anos estão activos, rendimento anual, mercados que comprar de lá mais, etc...

  • Têm um serviço chamado Trade Assurance - comércio seguro-, que cobre os compradores do Alibaba com 100% de proteção desde que os fornecedores façam parte do programa. Protegem o comprador no caso de o fornecedor não enviar os artigos estipulados no tempo adequado, ou se os produtos não atingirem o padrão de qualidade.

  • Têm outro serviço chamado Secure Payment, onde protegem tanto os compradores como os vendedores ao reterem o dinheiro das transações até ambas as partes confirmarem que a encomenda foi concluída.

  • Pode encontrar alguém que fornece serviços de dropshipping, transportando a mercadoria da China, ao escrever “dropshipper” pesquisando na barra de pesquisa do website Alibaba.com

  • Os produtos tem informação bastante extensa e compreensiva.

alibaba

Desvantagens

  • Pode encontrar fornecedores que não falam inglês.

  • A maior parte das encomendas são feitas directamente da China para os Estados Unidos por mar, o que pode fazer com que aumente os custos e o tempo de entrega para outros países.

  • Há outra complicação: tem de saber as leis de troca, e na maior parte dos casos, tem de ser capaz de lidar com as Alfândegas e problemas logísticos sozinho.

  • Este negócio é bastante atrativo se tem um mercado nos Estados Unidos ou no Canadá. Não é ideal se o seu negócio vende maioritariamente para a América Latina.

  • Para ter preços atrativos, é comum os fornecedores sacrificarem a qualidade e as condições dos seus trabalhadores.

  • Visto que é um lugar muito distante, é muito difícil de visitar presencialmente os fornecedores para verificar a qualidade e práticas laborais.

  • O Alibaba não requer que os fornecedores verifiquem se são fabricantes, vendedores, ou distribuidores, por isso muitos deles podem ser apenas negociantes e ter uma identidade qualquer.


Etsy

Etsy é um mercado especializado em vender produtos feitos à mão, vintage, personalizados ou itens únicos. Mundialmente 33 milhões de pessoas utilizam esta plataforma.

etsy

Como funciona para um negócio de dropshipping? Pode utilizar o Etsy como um canal de vendas ou apenas um lugar onde procura produtos para serem vendidos na sua loja.

No primeiro cenário, há pessoas que procuram produtos no Alibaba ou AliExpress e depois revendem nesta plataforma. Isto é um caso de ThreeBirdNest, uma loja que já fez milhares de dólares ao vender no Etsy, com lucros de 65%. Como é que eles fazem? Compram roupas em grandes unidades, modificam para adicionar valor e depois revendem-nas por maiores valores.

Se, pretende utilizar o Etsy para encontrar pequenos fornecedores, terá a vantagem sobre o Alibaba, visto que normalmente não têm encomendas com um número reduzido de itens, e por ser um mercado pequeno, têm mais empatia com outros empreendedores.

Vantagens

  • Abrir uma loja no Etsy é grátis. Paga tres tipos de tarifa: para publicar (US $0,2 por anúncio), por transacções (cobram 5% do preço de venda), e outra pelo método de pagamento (por exemplo, Esty Payments cobra 4%+ 0,3 quando o produto é vendido)

  • Não precisa de cartão de crédito para abrir uma loja.

  • Funciona da seguinte maneira: para montar a loja, precisa de a criar, escolher a localização e a moeda, gerar um anúncio, estabelecer uma forma de pagamento, e selecionar a forma de facturação.

  • Se está a utilizar a plataforma para encontrar fornecedores tem a possibilidade de destacar a sua loja ao oferecer produtos originais.

  • Normalmente, aqueles que vendem no Esty não têm muita experiência no que diz respeito ao marketing digital. Por isso se quer agarrar a oportunidade e sabe como preencher esse vazio para aumentar as vendas, poder fazer negociações interessantes.

  • Um dos pontos chave aqui é comunicar desde o início com o fornecedor e dizer-lhe que tem a intenção de revender os seus produtos. Assim poupa tempo e abre a possibilidade de ter melhores taxas.

Desvantagens

  • A filosofia do Etsy é dar visibilidade a produtos únicos que não são feitos massivamente. Se não se conseguir diferenciar destes designs únicos, este não é o local ideal para fazer dropshipping.

  • Já que é um lugar com produtos artesanais, os preços podem ser mais altos que no AliExpress e que no Alibaba o que pode significar que as margens também podem ser mais baixas.


Dicas para vender nestes mercados e ter sucesso com um negócio de dropshipping

  • Mantenha-se afastado do óbvio: não venda em mercados saturados como viagens, animais de estimação, e bebés.

  • Foque-se em sub-nichos: idealmente hobbies. Pessoas com paixão gastam facilmente grandes quantidades de dinheiro em coisas que adoram.

  • Aprenda inglês: A maior parte do comércio mundial acontece na língua inglesa.

  • Adicione um valor para além do produto: lembre-se que não é o ato de comprar que nos satisfaz, é a sensação que o ato de comprar produz. Tenha isso em consideração e crie uma marca que transmita valores e que represente um estilo de vida.

  • Crie uma comunidade: as pessoas adoram fazer parte de algo. Se encontrar e formar um grupo de pessoas com paixões semelhantes, será claramente mais fácil de vender.

  • Escolha mercadoria que o deixe com margens de lucro grandes: se vender produtos com uma grande procura a um preço demasiado baixo, será difícil ganhar dinheiro.

  • Aprenda sobre publicidade no Facebook e Instagram: Isto fará a diferença na sua loja online. Será especialmente útil aprender sobre copywriting, fotografia e edição de vídeo.

  • Experimente o produto: este poderá ser o conselho mais importante para começar um negócio de dropshipping, porque está na natureza não nos forçarmos a ter um grande risco em certos produtos. Pode começar por carregar fotografias de produtos nas redes sociais, isto é uma maneira de determinar o que o seu público alvo está à procura. A mesma coisa se aplica aos fornecedores. Antes de se decidir por um, experimente vários de maneira a poder compará-los.


Como começar

  1. Encontre um nicho: Como? Pode ser uma combinação de algo que goste de vender (para que o negócio seja fluente e divertido) com um mercado na moda onde as pessoas gastam muito dinheiro, e uma indústria que conheça. Esta é a parte mais complexa mas é também a melhor maneira de começar uma empresa.

  2. Identificar um problema: utilize as redes sociais para perguntar a comunidades sobre problemas que tenham. Depois, encontre produtos que possam preencher esse vazio.

  3. Procure fornecedores: Voltando aos mercados que mencionei anteriormente, pode procurar produtos no AliExpress e Etsy. Não recomendo que comece com o Alibaba se não tem a certeza do seu nicho e ainda não testou o produto.

  4. Após ter a combinação entre nicho, problema para resolver e fornecedor, comece a experimentar nas redes sociais e outras plataformas de marketing digital.

  5. Teste a qualidade dos fornecedores: faça encomendas pequenas, veja os materiais, procure o que for necessário até encontrar algo que inspire confiança aos seus clientes em relação ao que está a vender.

  6. Crie uma marca: não subestime a criação de uma marca com alma. Num mundo onde a cada dia fica mais fácil ser empreendedor e o comércio digital está a ter uma pegada tão grande, se quiser ter sucesso, necessita de algo para além de fotografias de produtos online.


Utilize Importify para começar o seu negócio de dropshipping com a Jumpseller

  1. Crie a sua loja online e tire partido dos 14 dias de teste gratuito. Não precisa de cartão de crédito.

  2. Depois de definir a sua loja e de estar familiarizado com a plataforma, deverá importar os produtos que deseja vender. Para fazer isto a Jumpseller tem uma integração com o Importify, o que permite trazer os produtos mais vendidos de vários mercados.

  3. Importify é uma app da Jumpseller que permite importar produtos dos mercados anteriormente mencionados para a sua loja Jumpseller. Tudo o que necessita é de instalar o Importify e criar uma conta com o seu serviço.