Porquê criar conteúdo em vídeo? Interação e envolvimento são a chave para o sucesso! Os pequenos vídeos dinâmicos já são largamente visualizados nas redes sociais. O conteúdo de vídeo pode ser visualizado sem esforço para os visitantes; é atraente mesmo se não estiver com disposição; divertido e absorvível! Sem mais conteúdo DL;NL (demasiado longo; não li), é hora de abrir um canal no YouTube para o seu negócio.

youtube


Criar um canal no YouTube

Para criar o seu canal no YouTube vai precisar de uma conta do Google associada. Não é necessário ter um e-mail do Gmail, pode usar um outro qualquer. E pode trabalhar tanto no computador como no telemóvel.

  1. Crie uma conta do Google. Ao criar perfis de empresa, evite usar e-mails pessoais.

    configuracao1

    configuracao2

  2. Clique em O meu canal clicando no avatar no canto superior direito da página. Percorra as opções suspensas até encontrá-lo.

  3. Escolha o nome para a sua conta. A menos que tenha um negócio pessoal, o nosso conselho é que clique em Utilizar o nome de uma empresa ou outro nome e digite o nome da sua empresa.

    configuracao3

Aperaltá-lo

Tornar a sua página no YouTube esteticamente agradável é tão importante quanto o conteúdo que lá coloca. Certifique-se de que está a fornecer todas as informações relevantes sobre a sua marca aos seus espetadores.

  1. Atualizou o ícone e o banner? Clique no avatar no canto superior esquerdo da página (dentro do menu "O meu canal") e carregue o logotipo da sua empresa para o perfil do canal. De seguida, escolha uma imagem para a foto de capa do canal que combine com ele - pode ser a sua assinatura de marca, declaração ou qualquer frase de chamariz ocasional. Seja criativo, mas seja simples!

    • Perfil do canal: recomendado 800 x 800 pixeis; apresentada como 98 x 98 pixeis; tipos de imagens PNG, JPG, GIF ou BMP;
    • Foto da capa do canal: recomendado 2560 x 1440 pixeis; apresentada no tablet como 1855 x 423, no telemóvel como 1546 x 423, no computador como 2560 x 423 pelo menos.
  2. Contar a história do seu canal no YouTube será importante para envolver os seus espetadores. E esse é o nosso objetivo, certo? Aproveite este espaço, descreva sua missão, a sua oferta de valor e os valores da marca. Diga-lhes porque está lá. Simplifique também aqui: resuma os pontos principais a um ou dois parágrafos.

    configuracao4

Adicione um contato de e-mail para que os seus espetadores possam contatá-lo facilmente. Complete o seu perfil adicionando todos os links relevantes, perfis de redes sociais, website e outros lugares onde deseje gerar tráfego. Pode até definir um trailer do canal: um vídeo de 30 segundos resumindo sobre o que é o canal pode manter o seu público interessado e a desejar por mais. Uma boa opção para o seu primeiro vídeo - lembre-se: faça com que o seu público fique interessado e mostre a relevância do seu conteúdo.


Criar o conteúdo

Entrar no funil do marketing

Em vez de promover os seus produtos pelo que são, aproveite ao máximo cada etapa do funil do marketing e tente adaptar-lhe o seu conteúdo.

  • Seduza - Experimente vídeos de demonstração.

  • Mantenha-os interessados - forneça-lhes vídeos de ofertas especiais.

  • Seja informativo - de tempos em tempos, faça vídeos falando do seu produto/serviço em geral.

  • Vídeos de conversa - Use depoimentos, mostre variantes de produtos e informações de envio.

  • Desenvolva um vínculo - talvez exibir a cultura da sua empresa, fornecer mais informações sobre si ou preparar conteúdo exclusivo para clientes, seja uma opção.

Dominar a arte do conteúdo de vídeo

Carregar vídeos aleatórios não aumentará sua marca por si só. Crie uma estratégia de conteúdo, para isso, a primeira coisa que precisa é conhecer o seu público-alvo. Com quem está a falar? Quais são as aspirações e necessidades do seu público-alvo? Deve fazer um vídeo de demonstração ou usar um depoimento? O produto é muito complexo e precisará de fazer um tutorial? Por outro lado, você quer trabalhar a conscientização da sua marca? Crie um vídeo cultural com uma narrativa forte por trás ou até arranje mesmo um influenciador digital para fazer parte de sua campanha.

Por exemplo - Se o seu produto não tem confiança: por que não entrevistar um especialista explicando o seu valor acrescentado? Ou precisa que a sua marca se aproxime do seu público? Escolha uma história suficientemente forte de um consumidor de forma que as pessoas se relacionem com ela. A personalidade da sua marca também será trabalhada dependendo da estética que escolher: mantenha um estilo coerente para criar uma personalidade da marca.

Otimização de Conteúdo

Assim como nas pesquisas do Google, também é preciso otimizar o conteúdo para o Youtube! Sem otimização, é extremamente improvável que sua presença no YouTube cresça. Existem princípios a seguir para tornar o seu conteúdo compatível com o YouTube SEO e ajudá-lo a tornar-ma mais visível ao público-alvo. Os passos mais importantes a seguir são:

  1. Escreva descrições longas e detalhadas As hashtags nas descrições são uma maneira fácil de encontrar vídeos sobre tópicos em alta. Existem duas maneiras de encontrar vídeos usando hashtags:

    • Pesquisar por uma hashtag.
    • Clicar numa hashtag no título ou na descrição de um vídeo. Verá uma página de resultados que mostra os principais vídeos em ascensão para a hashtag e o conteúdo carregado mais recentemente.
  2. Pesquise e selecione cuidadosamente as palavras-chave certas Ao fazer uma pesquisa de palavras-chave no YouTube, vai quer tentar encontrar palavras-chave que gerem tráfego para o seu vídeo. O melhor lugar para procurar palavras-chave é no YouTube, mas também deve usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave mais tradicionais (como o Google Search Console, o SEMrush, o SEOProfiler, o Moz ou outros). O YouTube permite que você inclua "tags" para ajudar a categorizar o seu vídeo por palavra-chave, mas isso limita o número de tags que pode incluir. Você deve procurar tags de várias palavras (i.e., palavras-chave de cauda longa) relacionadas especificamente com o tópico do seu vídeo. Você também deve usar tags de palavra única e de conceito vasto relacionadas com o tópico mais amplo de seu vídeo.

  3. Otimizar vídeos para a duração correta O número de visualizações pode variar de acordo com a duração do vídeo. A maioria das pessoas não gosta de vídeos mais longos. Os vídeos favoritos em termos de duração também variam de acordo com os dispositivos usados, por exemplo, é mais difícil assistir a vídeos mais longos em telemóveis do que em computadores.

  4. Incorporar e compartilhar vídeos sempre que possível Use os seus vídeos do YouTube noutros canais de redes sociais que possa ter. Ganhe algum impulso, também, sempre que possível, use os vídeos para melhorar o conteúdo do seu site ou blog. Este é também um aspeto do marketing cruzado.

  5. Be exaustivo Um erro de novato! Nunca se esqueça de preencher todos os campos. Nunca notou que quando compra um produto ele vem com muitos guias e outros materiais? É semelhante ao que deve fazer no YouTube, colocar informações, mas devem ser relevantes e de fácil leitura.

Anotações do YouTube

Uma ferramenta poderosa para o marketing, use-a para aumentar o envolvimento, as visualizações e os subscritores do seu canal no YouTube. Use anotações no vídeo para direcionar o tráfego, fornecer informações gerais e ajudar os usuários a navegar até ao local para onde deseja que vão. Você pode dizer-lhes para fazer coisas como:

  • Assine a nossa newsletter

  • Contate-nos

  • Registe-se para uma avaliação gratuita

  • Veja as histórias de sucesso.

Analise e melhore

Acompanhe os seus resultados para aumentar o retorno do investimento (ROI)! Agora você pode saber exatamente quando o seu consumidor para de assistir ao seu vídeo e quantas visualizações completas e parciais você está a ter para permitir que adapte o seu conteúdo ao que os seus espetadores mais apreciam.