Hoje, está se tornando muito popular usar a internet como plataforma para negócios; mesmo as empresas com lojas físicas tentam ter uma presença online, porque os benefícios são enormes. Mas quando se trata de pessoas que querem começar um novo negócio on-line, pode ser confuso descobrir o que vender ou qual o mercado alvo. Aqui nós daremos algumas dicas que podem ajudá-lo a se decidir.

Escolha um produto

Vise um nicho

Pode ser melhor ser uma empresa dominante em um mercado pequeno do que um pequeno concorrente em um mercado altamente competitivo. Visar um nicho significa buscar um menor e mais refinado grupo de clientes com necessidades especializadas, pode dar-lhe a oportunidade de cobrar preços melhores e ter menos concorrência. Como o segmento de mercado é bem definido, fica mais fácil criar estratégias de vendas e tratar do marketing de forma eficaz. Então, se você pode encontrar um produto ou serviço para servir um nicho, essa pode ser uma área rentável. Um bom exemplo de um nicho pode ser Northtwine

Escolha um produto com um grande mercado potencial

Este é o oposto de visar um nicho. Você também pode tentar um produto ou serviço que pode atender a um mercado maior, mas aqui é muito importante a análise de mercado para ver quantos concorrentes você poderia ter, qual deles tem a maior parte de mercado, quais são suas principais competências e como você pode ser melhor. Depois de ter analisado o mercado e sentir que você pode ter sucesso, então você precisa bolar uma estratégia que irá definir o seu produto e serviço e mostrar seu proposição de venda exclusiva (USP). Diferenciação e a liderança de custo são exemplos de duas estratégias usadas por empresas para competir no mercado.

Escolher um produto de longo prazo

Às vezes as pessoas colocam dinheiro em um produto que é uma moda passageira, então ele só têm aspirações a curto prazo. É importante se você quer ter um negócio estável a longo prazo, que você escolha um produto ou serviço que tem uma vida longa e não tem uma vida útil curta. Isso também lhe dará a oportunidade de crescer no futuro e procurar por horizontes expandir a sua empresa. Se você vender produtos sazonais (por exemplo, roupas de Carnaval), isso limita seu rendimento porque há apenas uma estação ou evento em que as pessoas têm a necessidade de comprar o produto.

Vender produtos caseiros

A beleza do comércio eletrônico é que você pode até mesmo começar um negócio baseado em casa. Então, talvez você seja bom na cozinha, você tem a opção de abrir uma loja de comida on-line. Da mesma forma, busque produtos que você sente que pode fazer em casa e não exigem muitas despesas para botar a empresa para funcionar.

Limitar o número de produtos e variações

Se você optar por vender muitos produtos diferentes e muitas variações diferentes com baixas margens de lucro, seus custos de armazenamento e compras serão maiores. Então, uma forma seria manter as coisas simples e oferecer um tipo limitado de produto.

Tentar não optar por produtos frágeis

Um produto frágil tem a chance de quebrar durante o transporte, o que resultará em custos adicionais e tempo extra. Também, hoje em dia, as pessoas esperam ter frete grátis em seu pedido. Para limitar este custo extra, você não deve vender produtos grandes ou pesados.

Escolher algo por que os clientes podem se apaixonar ou algo que resolve seus problemas

Se você optar por um produto que irá deixar as pessoas apaixonadas, ou um produto que resolve um problema para as pessoas, eles são mais inclinados a gastar mais dinheiro no produto e comprá-lo novamente.

Um produto que precisa ser comprado novamente aumenta as oportunidades de receitas

Os clientes que repetem suas compras são o grupo-alvo mais fácil, porque eles já conhecem e confiam em você.

Produtos perecíveis reduzem as opções de transporte e os custos de armazenamento

Se seus produtos são perecíveis, seu grupo de clientes é muito limitado e já não é em todo o mundo. O armazenamento também pode custar mais, porque você precisa ter, por exemplo, um depósito com temperatura regulada.

Certifique-se que você sabe, todas as restrições e regulamentos que existem

Você quer evitar um processo, então é melhor saber todas as restrições e regulamentos sobre seu produto e sobre vendê-lo para um mercado mundial.