No Facebook, você tem acesso a mais de 1300 opções de segmentação do cliente, 15 tipos de empresas diferentes que você pode criar e mais de 2 bilhões de usuários. Sem dúvida, o Facebook é uma plataforma que traz enorme potencial para empresas de qualquer tipo, especialmente as pequenas que desejam conquistar vendas a um menor custo de aquisição do cliente.

Usar completamente a plataforma de anúncios do Facebook pode ser complicado para alguns, mas nesse artigo falaremos sobre os recursos principais que podem ser importantes para pequenas startups relacionadas ao comércio eletrônico.

Trabalhando com o celular

Anúncios para a geração de potenciais clientes.

Anúncios para a geração de potenciais clientes tornam o processo de coleta de e-mails e construção de listas de clientes fácil de implementar. Com este tipo de anúncio, seus potenciais compradores podem entrar para sua base de emails (juntamente com outros dados) e receber atualizações e promoções do seu site.

Uma grande vantagem de crescer a sua base de emails com o Facebook é que ao fazê-lo dentro da rede social a maioria das informações será preenchida automaticamente. Isto é muito mais eficiente do que uma campanha comum de coleta de e-mail.

Anúncios dinâmicos de produtos.

Este tipo de anúncio conecta o catálogo de produtos da sua loja com a conta de anúncios do Facebook e o 'pixel' correspondente (código de rastreio para conversões de usuários que chegam ao seu site através do Facebook). Quando alguém visita seu site e em seguida entra no Facebook, eles verão um anúncio incluindo o mesmo produto que os interessou em sua loja. Simples, não?

Este é um sistema customizável. Você pode ter campanhas rodando indefinidamente com múltiplos alvos. Ele se tornará facilmente seu anúncio preferido.

Anúncios para carrinhos de compras abandonados.

Mais de 68% dos compradores abandonam seus carrinhos de compras. Os números podem ser ainda piores para algumas categorias de produtos como roupas, eletrônicos e outros com maior concorrência. O que você pode fazer para que esses usuários indecisos concluam sua compra?

Felizmente, com uma estratégia de redirecionamento, você pode ter uma campanha de anúncios do Facebook personalizada. Estes anúncios quase sempre oferecem um incentivo, como frete grátis ou desconto de 10% se o cliente voltar e finalmente converter com uma venda. Assim, você dá o empurrão final para este cliente indeciso concluir sua compra.

Anúncios de agradecimento.

Tem sido provado que é até 7 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um atual. Muitas lojas online tentam gerar uma venda e criar um relacionamento que termina com a primeira compra. A verdade é que o trabalho é apenas o início após a primeira.

É por isso que a criação de campanhas de agradecimento por sua loja pode ajudá-lo a criar clientes leais a um custo muito baixo. Com estes anúncios você agradece seus clientes usando vídeos e outras mídias, gerando um relacionamento mais próximo com eles.

Anúncios de novos produtos para clientes existentes.

Proprietários de lojas on-line quase sempre gastam seu orçamento em campanhas de marketing para os clientes existentes. Isso é uma coisa boa, considerando que provavelmente entre 5% a 20% dos novos clientes compra alguma coisa. Isto pode ser decepcionante quando comparado com os 60% ou 70% dos clientes existentes.

O que é mais impressionante é o fato de que clientes existentes gastam, em média, 33% mais do que os novos e 80% de seus ganhos futuros vêm de apenas 20% dos seus clientes atuais. É por isso que criar campanhas, especialmente focadas neles é altamente recomendado.

Gerando anúncios para tráfego novo.

É sempre uma boa ideia ter uma campanha de anúncios do Facebook que procura por potenciais clientes e os traz para sua loja, talvez para um primeiro contato. Na maioria das vezes eles nem sabem sobre o que é a sua loja, então, mesmo que estas campanhas gerem muito tráfego, parte dela é de pessoas que não vão realmente comprar.

Este tipo de anúncio tem um baixo CTR (Taxa de cliques) e alto CPC (Custo por clique), ao contrário de outras campanhas. Faz sentido, já que este anúncio foi projetado para chamar a atenção e gerar visitantes. Nós não sabemos quem são estes visitantes e queremos conhecê-los.

Estas são algumas das ferramentas que Facebook dá para empresas e lojas de comércio eletrônico para usar sua plataforma de gerar vendas. Pode parecer um pouco complicado, mas se você entender estes anúncios básicos desde o início e você começar a experimentar, você terá uma poderosa ferramenta a apenas alguns cliques de distância. Aqui está um resumo das melhores práticas para desenhar um bom processo de checkout: